Novos hábitos de consumo, iniciados durante a pandemia, se consolidaram no Brasil. Assim como a revolução dos pagamentos digitais e da vida financeira digitalizada. Prova disso é a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes.
A pesquisa, em sua segunda edição, foi realizada com mais de 35 mil pessoas em todo o mundo e, além das facilidades de uma gestão financeira digitalizada, o estudo mostra que as criptomoedas ganharam a atenção do brasileiro.
94% dos entrevistados provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano
Criptomoedas é desejo entre os consumidores, diz Mastercad
De acordo com o estudo, 86% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas disponibilizadas diretamente por sua instituição financeira atual.
Outro dado mostra que, 72% preferem fazer pagamentos com moedas digitais se forem apoiadas por uma organização considerada confiável.
Os resultados mostram que, para tornar as criptomoedas uma realidade na rotina financeira, a confiança nas instituições é fundamental.
Pagamentos digitais é guiado pela segurança, aponta Mastercard
Além disso, o estudo corrobora que as mudanças adotadas, ou impulsionadas pela pandemia, se mostram cada vez mais consolidadas como um hábito entre os consumidores brasileiros.
O estudo revela que no Brasil 86% usaram pelo menos um método de pagamento digital no ano passado. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.
Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança
Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Os Boomers são os que mais dão prioridade a isso (67%), seguidos da Geração X (53%), e Geração Y (50%).
Tecnologia: aliada inseparável da vida financeira dos brasileiros
A tecnologia também já se tornou uma aliada inseparável da vida financeira da maioria dos brasileiros, aponta a pesquisa da Mastercard.
89% usam ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira
Segundo o estudo, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira, com 63% acreditando que elas permitem ainda um melhor controle do seu dinheiro.
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Dados biométricos e a revolução digital para meios de pagamento
De acordo com o estudo, entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior: 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento.
Para 81% os entrevistados, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.
79% disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados
Como toda nova tecnologia, a segurança de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.
“O brasileiro é adepto às novas tecnologias. Temos visto este movimento desde a pandemia, quando houve uma aceleração do uso de pagamentos digitais, que permaneceram com a retomada após o isolamento social”, avalia Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil.
Para o executivo, o grande desafio do mercado é “se adequar às novas demandas”. “Cada vez mais devemos ofertar segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” conclui Bassols.
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