/
/
Serviços de mensageria se fortalecem como meios de pagamento

Serviços de mensageria se fortalecem como meios de pagamento

Serviços de mensageria estão se tornando um meio de pagamento muito utilizado pelos consumidores, e com grande potencial de investimentos e de entrega de valor em CX para as marcas

Tornar a experiência de pagamento descomplicada, segura e mais ágil é um dos pilares do Customer Experience (CX) quando falamos sobre relações de consumo hoje.

O Pix, talvez seja o exemplo de maior sucesso de pagamentos dentro do conceito de CX. No entanto, novos modelos estão surgindo e trazendo uma evolução ainda maior para a experiência do consumidor com uma marca. O crescimento do PicPay Chat é um deles. O serviço de mensageria dentro do aplicativo do PicPay (Android, iOS) é uma plataforma que já conta com milhares de usuários realizando pagamentos entre sí.

De acordo com dados divulgados em veículos digitais, a companhia informou que entre dezembro de 2021 e março de 2022, a utilização do serviço triplicou.

Para o PicPay, o segredo está na sua “essência social”. Ou seja, é sobre tornar a experiência de pagamento entre pessoas mais prazerosa, facilitando sua vida financeira por meio de um simples aplicativo no smartphone.

Integração entre players é tendência

A exemplo do PicPay, é possível apontar que muitas marcas migraram para o modelo de pagamento por mensageria em breve. Duas tendências podem ser destacadas neste movimento: a facilidade de uso e o conceito de comunidade.

De olho nessa última, a PicPay já noticiou que se prepara para abrir o serviço para parceiros por meio de APIs. Com isso, as marcas terão um amplo cenário para se comunicarem diretamente com o consumidor e construir sua comunidade ao redor do serviço. Certamente o pequeno varejo se beneficiará deste movimento, já que um dos atrativos do PicPay, será a justamente a possibilidade da criação de grupos de usuários (que deve ser lançado em breve pela companhia).

Mas porque isso é importante para as marcas? É importante pelo fato de que os grupos de usuários permitirão ao varejista a criação de sua própria comunidade para envio de promoções, por exemplo.

Se bem arquitetado, uma marca poderá aumentar seu engajamento por dessas comunidades, juntamente como um serviço de pagamento ágil através de sua própria API. Será um passo importante na evolução das boas práticas em Customer Experience e uma porta para novos investimentos. Um dado que evidencia essa tendência vem da própria PicPay, que atualmente tem 15% dos usuários utilizando o chat do PicPay como alavanca de negócios.

Leia mais: Pix e cartão virtual atendem público cada vez mais consciente

A preferência dos consumidores por pagamentos descomplicados

Esse movimento reflete o aumento da preferência dos consumidores por pagamentos descomplicados. Uma tendência de quem se preocupa com a conveniência, agilidade e a segurança.

Vale lembrar um estudo realizado pela FIS, em parceria com a Ipsos, que observou a mudança de hábitos do consumidor sobre meios de pagamento no último ano. Um grupo de 52% dos entrevistados afirmou ter utilizado pagamentos online, 49% adquiriu sua mercadoria por meio de aplicativos e 40% optou por pagamentos sem contato em 2021.

A pesquisa ainda demonstra que  há uma aceitação crescente da população a outros meios de pagamentos como QR Codes (31%) e Buy Now Pay Later (13%). Uma mudança de hábitos que reflete não só a disponibilidade do consumidor como também o aumento de novas ferramentas e inovações tecnológicas para meios de pagamento.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Varejo disruptivo: como o Open Banking e o PIX devem transformar o setor no futuro 

Veja ferramentas que dificultam fraudes em pagamentos 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]