/
/
A resposta da Sodexo ao aumento da busca por saudabilidade

A resposta da Sodexo ao aumento da busca por saudabilidade

Tomaz Peeters, da Sodexo On-site, conta sobre o modelo desenvolvido pela empresa para atender a esse público. Conheça o Gourmand

O comportamento da população mudou muito na última década, em diversos aspectos. Desde a forma como nos comunicamos até os alimentos que consumimos. Estamos mais preocupados do que nunca com o conteúdo nutricional das refeições e dos efeitos que eles provocam na saúde.

Segundo a Euromonitor, nos últimos cinco anos, o segmento de alimentação saudável registrou um crescimento médio de 12,3% ao ano. A estimativa é de que esse setor continue crescendo cerca de 4% ao ano até 2021. Além disso, hoje, o Brasil é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo e, em 2016, o setor faturou mais de R$ 93 bilhões.

O BRASIL É O QUINTO MAIOR MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS SAUDÁVEIS DO MUNDO

Ao mesmo tempo, o número de vegetarianos no Brasil cresceu. De acordo com pesquisa Ibope, o Brasil possui hoje 14% de vegetarianos. Em 2012, apenas 8% se declararam parte desse público.

Um estudo da Euromonitor International mostra ainda que, entre 2016 e 2017, o Brasil ocupou o sexto lugar entre os países com maior aumento no número de vegetarianos. O mesmo estudo também aponta que o veganismo vem ganhando muitos adeptos, desde pessoas que desejam ser mais saudáveis até aquelas que se preocupam com o bem-estar animal e com o impacto que a produção industrial de carnes causa ao meio ambiente.

sodexo
Espaço interno do Gourmand, desenvolvido pela Sodexo On-site

Obviamente, essas mudanças impactam muito o mercado. E é essencial que as empresas estejam atentas a isso. A Sodexo On-site, por exemplo, desenvolveu o Gourmand, um modelo que segue princípios e práticas sustentáveis, focado em oferecer uma experiência gastronômica que une o cuidado ao meio ambiente e ao bem-estar animal, além do estímulo à produtores locais, além de soluções tecnológicas.

Atualmente, 17 empresas-clientes da Sodexo On-site optam por essa oferta. Em geral, essas organizações são indústrias e empresas que terceirizam serviços de facilities. Ou seja, oferecem alimentação para os colaboradores internamente e contratam a Sodexo para realizar essa oferta.

“O Gourmand tem sido endereçado cada vez mais para clientes que têm colaboradores que valorizam sustentabilidade e saudabilidade”, explica Tomaz Peeters, Diretor de Marketing e de Estratégia e Relacionamento com o cliente da Sodexo On-site.

Públicos e iniciativas

De acordo com o executivo, o Gourmand não tem como foco apenas os públicos que não consomem carne, mas também os que buscam uma variedade maior em sua alimentação. Por isso, a oferta é também leve e afetiva, inspirada nos conceitos de confort food – que desperta emoções e sensações através do paladar, com pratos que remetem a momentos especiais vividos com amigos e familiares.

Segundo Peeters, as iniciativas de sustentabilidade da Sodexo vão além do Gourmand. Entre elas, a empresa cuida da origem dos produtos que utiliza e também da destinação de sobras e descartes.

“Criamos hortas no ambiente de trabalho e usamos o próprio tempero criado ali”, diz. “Isso desperta hábitos e atitudes sustentáveis, mostrando que é possível levar essas atitudes para a vida”. Nesse processo, ele ressalta que o que há de mais importante é a conscientização.

LEIA TAMBÉM

Alimentação feita com dados: por que não?
Latinos buscam ingredientes mais saudáveis na hora de comprar produtos
O que é clean label? Especialista aponta conceito como tendência na alimentação
Nestlé investe R$400 milhões em inovação para produtos mais saudáveis

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]