Um estudo da Kerry, instituição de pesquisa em nutrição e rótulos, apontou que latino-americanos buscam ingredientes mais saudáveis na hora de comprar produtos. Segundo levantamento, 90% dos entrevistados consideram importante os produtos serem fabricados com ingredientes de origem natural ou com substâncias orgânicas, além de frutas e legumes.
Na América Latina, o estudo indica que a categoria de carnes é a terceira mais consumida, depois de laticínios e produtos de panificação. A pesquisa revelou que 88% dos entrevistados consumiram itens cárneos, como calabresas, presuntos e outras carnes processadas, pelo menos uma vez por mês.
O Brasil está entre os maiores consumidores de carnes no mundo. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os Estados Unidos lideraram o consumo de carne em 2017 com 98,6 quilos per capita por ano. A Austrália ficou em segundo, e os argentinos em terceiro. O Brasil apareceu na sexta colocação com consumo de 78,6 quilos por pessoa e com preferência para a carne de aves.
Rótulo limpo
A pesquisa da Kerry indica ainda que 49% dos latino-americanos que leem o rotulo dos produtos revisam a quantidade de sódio e isso se torna fator decisivo no momento da compra.
“As pessoas estão se mostrando mais conscientes e a indústria está mudando a forma como oferece opções de consumo”, afirma Alejandra Rullan, Diretora de Nutrição da Kerry na América Latina.
Diante de tantas transformações no consumo, o conceito clean label ou “rótulo limpo” tem sido incorporado pelas empresas. O termo usado na indústria descreve o desejo do consumidor de saber sobre o que está presente em seu alimento, onde foi desenvolvido e como foi processado.
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