Desde a pandemia, os serviços de delivery passaram a exercer um papel fundamental para manter o setor de alimentação aquecido. Na época, com muitos estabelecimentos impedidos de receber clientes, entregar em casa foi um caminho para “sobreviver”. Isso, junto a todo o processo de digitalização, que foi acelerado nos últimos anos, conduziu os serviços de alimentação para um processo de modernização e até mudou a dinâmica de alguns processos. Se antes você pedia em casa comida de restaurantes que já tinha ido pessoalmente, agora você vai conhecer restaurantes porque pediu em casa e teve uma boa experiência.
A Sodexo realizou uma pesquisa, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), e identificou que está ocorrendo uma verdadeira revolução digital em bares, restaurantes e lanchonetes em todo o Brasil. A pesquisa aponta, que essa grande transformação está sendo conduzida pelos serviços de delivery. Os dados do levantamento feito pelo Sodexo mostram que 60% dos comércios de alimentação oferecem opções de entrega atualmente e que 22% das visitas dos clientes em estabelecimentos físicos se devem a um contato inicial com um serviço de delivery..
“Podemos notar uma oportunidade de captação de mais clientes para os comércios que fornecem refeição, mas trata-se de uma ferramenta que ainda não é bem explorada pelos estabelecimentos”, explica Antonio Alberto Aguiar (Tombé), diretor-executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.
De acordo com Tombé, bares, padarias, restaurantes e lanchonetes precisam aderir mais fortemente a esses canais, oferecendo diversas opções para que o cliente escolha por aquela que for mais conveniente. Ainda segundo o diretor executivo, é importante estar atento à estrutura, aos custos, à gestão, à funcionalidade, ao alcance e às formas de pagamento disponíveis.
“São muitas as opções disponíveis no mercado, por isso para escolher os canais mais eficientes e adequados para trabalhar, vale conhecer as vantagens e características de cada um”, completa Tombé.
Os dispositivos digitais oferecem aos consumidores praticidade e agilidade na hora de fazer o pedido. As opções são muitas e vão desde marketplaces de delivery, até apps de estabelecimentos, sites, redes sociais e WhatsApp. As vantagens são a ausência do deslocamento, as várias possibilidades de formas de pagamento, o rastreamento do pedido e a garantia de um atendimento pós-venda. Ou seja, a conveniência, que é que os consumidores de hoje buscam.
A consultoria Kantar aponta que o hábito de pedir comida cresceu no Brasil: em 2020, o índice de consumidores que utilizaram o delivery uma vez na semana ou mais era de 15%, sendo que em 2021, cresceu para 18% e pulou para 28%, em 2022.
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