Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que é clean label? Especialista aponta conceito como tendência na alimentação

O que é clean label? Especialista aponta conceito como tendência na alimentação

Segundo diretora de pesquisa de alimentação da Tate & Lyle, Beth Nieman Hacker, ideia resgata ingredientes conhecidos pelo consumidor e de origem natural

Não é novidade que as tendências de consumo vêm mudando no mundo atual. E nessa onda de fabricação orgânica e modificação na rotulagem dos produtos, os consumidores brasileiros procuram, cada vez mais, alimentos “clean label” e apontam o conceito como tendência na alimentação nos próximos anos.

De acordo com a diretora de pesquisa de alimentação de mercado da Tate & Lyle, Beth Nieman Hacker, a ideia, traduzida como “rótulo limpo”, envolve uso de ingredientes conhecidos do consumidor, com indicações claras e objetivas sobre insumos utilizados e a validade na rotulagem, por exemplo.

Para ela, o clean label desponta como inovação nas iniciativas e desejos de consumo na era da transformação digital.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais procurando produtos que contenham ingredientes mais simples e mais reconhecíveis, incluindo opções menos processadas, ou provenientes da natureza. Produtos que apoiam a vida saudável estão em alta demanda, incluindo opções com menos açúcar e menos calorias, ou com nutrientes adicionais, como fibras, que podem proporcionar uma série de benefícios para a saúde”, afirma Beth.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Valorização do que é natural

Há um interesse crescente dos consumidores em dietas baseadas em vegetais na América Latina, mas também em todo o mundo. De acordo com Beth, a escolha por produtos naturais está se tornando mais popular. Segundo o levantamento de tendências de alimentação saudável da agência mundial Mintel, 23% dos consumidores brasileiros não experimentaram uma dieta vegetariana ou vegana, mas têm interesse.

A especialista destaca que para criar produtos baseados em plantas, em muitos casos, as marcas investem em ingredientes desconhecidos e buscam novos aprendizados.

“Para marcas que tradicionalmente criaram um tipo de produto, como uma bebida de iogurte ou um molho cremoso, trabalhar com um novo conjunto de ingredientes à base de plantas para ter uma versão mais próxima do tão amado original é um desafio”, conta.

Como o mundo vai alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050?

Alternativas

Empresas de ingredientes responsáveis e marcas de alimentos e bebidas estão tomando medidas para definir, medir e promover a sustentabilidade. A Tate & Lyle, empresa fornecedora de insumos para a indústria, iniciou uma parceria com uma organização global da cadeia da estévia, adoçante de baixa caloria na natureza.

A empresa iniciou parceria de pesquisa com uma organização ambiental global no fornecimento do produto. Segundo a diretora de mercado, as pessoas estão interessadas em ter mais controle sobre sua saúde e consideram a comida uma das ferramentas para isso.

“Os compradores no Brasil estão muito interessados em usar as informações fornecidas na embalagem, incluindo a tabela nutricional e a lista de ingredientes, que ajudam na decisão de compra. A esmagadora maioria, 88% dos consumidores no Brasil, lê os rótulos dos ingredientes pelo menos em parte do tempo, e 83% se atêm às tabelas nutricionais”, finaliza a especialista.

Principais tendências de alimentação e consumo em 2019 

  • Produtos com rastreabilidade e garantia de origem
  • Processos seguros de produção e distribuição
  • Certificados e selos de qualidade e segurança
  • Rotulagem informativa
  • Produtos com credibilidade de marca e garantia de insumos naturais
  • Processos com tecnologia de ponta com biotecnologia e radiofrequência
  • Embalagens inteligentes e sustentáveis
  • Boas práticas de fabricação

 

CONFIRA TAMBÉM: Saiba quais são as tendências para o mercado de consumo em 2020

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]