/
/
Por que os robôs humanoides voltaram às tendências?

Por que os robôs humanoides voltaram às tendências?

Robôs que replicam movimentos humanos com precisão e autonomia são uma das grandes apostas para a nova era da Inteligência Artificial (IA).

Robôs que replicam movimentos humanos com precisão e autonomia são uma das grandes apostas para a nova era da Inteligência Artificial (IA). Inspirados na complexidade do corpo humano, esses humanoides prometem mudar definidamente a relação dos seres humanos com a IA.

Em 2023, a Samsung adquiriu 14,7% da Rainbow Robotics, investindo 86,8 bilhões de wones. Agora, a empresa planeja exercer sua opção de compra para aumentar sua participação para 35%, consolidando-se como a maior acionista da companhia.

Parceria tecnológica para humanoides avançados

Combinando Inteligência Artificial e software da Samsung Electronics com a tecnologia de robótica da Rainbow Robotics, a empresa planeja integrar robôs colaborativos, manipuladores móveis de braço duplo e robôs autônomos da empresa sul-coreana em suas operações de automação de fabricação e logística.

De acordo com a Samsung, essas máquinas poderão aprender e adaptar-se a diferentes cenários utilizando algoritmos de IA, aumentando sua capacidade em tarefas complexas.

Para coordenar essas iniciativas, a Samsung criou o Future Robotics Office, diretamente subordinado ao CEO. O escritório será responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo robôs humanoides, assegurando a competitividade da empresa nesse mercado emergente.

O Dr. Jun-Ho Oh, fundador da Rainbow Robotics e professor honorário do Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), atuará como consultor da Samsung e líder do Future Robotics Office, fortalecendo a conexão entre as duas empresas. Além disso, a Samsung e a Rainbow Robotics formarão um conselho de sinergia para consolidar sua liderança no mercado global de robótica. O grupo terá como foco desenvolver novas tecnologias, criar estratégias de negócios e antecipar as demandas do mercado.

Um mercado em rápida expansão

A novidade não se restringe à Samsung. Em 2024, a OpenAI, empresa dona do ChatGPT, anunciou uma parceria com a Figure, empresa de robótica, para criar um robô humanoide de uso generalizado. Na época, a Figura era avaliada em US$ 2,6 bilhões com investimentos de diversas empresas, como MicrosoftOpenAI Startup FundNVIDIABezos ExpeditionsParway Venture CapitalIntel CapitalAlign Ventures, e ARK Invest.

A colaboração também tinha como objetivo desenvolver uma geração de modelos de IA generativa para robôs humanoides, incluindo a pesquisa da OpenAI sobre a tecnologia com o conhecimento da Figure sobre o hardware e o software robótico.

Durante a CES 2025, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, explorou em uma palestra como a IA está evoluindo para impactar o mundo físico, com capacidade de raciocinar planejar e agir. A empresa também anunciou a plataforma NVIDIA Cosmos, que combina modelos avançados de IA para replicar o mundo físico em aplicações como robótico, veículos autônomos e visão computacional.

De acordo com a análise da Goldman Sachs Research, o mercado global de robôs humanoides poderá alcançar US$ 38 bilhões até 2035, um crescimento significativo em relação à estimativa anterior de US$ 6 bilhões. A projeção indica a entrega de 1,4 milhão de unidades até o mesmo período, impulsionada por uma redução de 40% nos custos de materiais.

Contudo, os robôs ainda dependem da programação humana para operar. No futuro, espera-se que a IA deverá assumir esse papel, possibilitando robôs verdadeiramente autônomos. “Os robôs estão prontos para fazer qualquer coisa, mas sozinhos, eles não conseguem fazer nada”, disse o Dr. Jun-Ho Oh durante a Innovate Korea 2024. “Trazer movimento a eles requer toque humano como programação, mas no futuro, a IA será capaz de assumir esse papel”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]