Pesquisar
Close this search box.
/
/
Figure e OpenAI firmam parceria para criar robôs humanoides

Figure e OpenAI firmam parceria para criar robôs humanoides

Colaboração aplicará conhecimentos de IA generativa e robótica para lançamento de robôs, enquanto a Figure foi avaliada em US$ 2,6 bilhões.

A Figure é uma empresa de robótica que tem como objetivo criar um robô humanoide de uso generalizado. Fundada em 2022, a organização ainda não possui um produto comercializável. Mas isso não impediu a Figure de levantar US$ 675 milhões em uma rodada de investimentos Série B e um valor de mercado de US$ 2,6 bilhões com investimentos da Microsoft, OpenAI Startup Fund, NVIDIA, Bezos Expeditions, Parway Venture Capital, Intel Capital, Align Ventures, e ARK Invest.

A aplicação tem como objetivo acelerar o lançamento de robôs humanoides comercialmente. Além disso, a Figure e a OpenAI anunciaram uma colaboração para desenvolver a próxima geração de modelos de Inteligência Artificial (IA) para robôs humanoides. A parceria prevê a combinação da pesquisa da OpenAI sobre a tecnologia com o conhecimento da Figure sobre o hardware e software robótico. As duas empresas não divulgaram valores do acordo.

“Sempre planejamos retornar à robótica e vemos um caminho com a Figure para explorar o que os robôs humanoides podem alcançar quando alimentados por modelos multimodais altamente capazes”, explica Peter Welinder, VP de produto e parcerias da OpenAI. “Estamos impressionados com o progresso da Figure até agora e esperamos trabalhar juntos para abrir novas possibilidades de como os robôs podem ajudar na vida cotidiana”.

Robô humanoide

O time da Figure é formado por experts de grandes empresas de tecnologia, como a Boston Dynamics, Tesla, Google DeepMind e Archer Aviation. Por mais que a organização ainda não tenha um produto viável comercialmente, já demonstrou avanços com seu principal robô humanoide, o Figure 01. A Figure prevê que o robô poderá ser utilizado na produção fabril, em áreas de logística, armazenamento e no varejo.

Ainda esse ano, em janeiro, a Figure anunciou uma parceria com a BMW Manufacturing para lançar seus robôs em ambientes de produção automotiva. Segundo o comunicado, as empresas irão inicialmente utilizar casos de uso para aplicar os robôs da Figure na produção de automóveis e, em seguida, iniciar o lançamento dos equipamentos na fábrica da BMW na Carolina do Sul, Estados Unidos.

Mas o objetivo principal é que o Figure 01 consiga executar tarefas rotineiras de forma autônoma, o que irá demandar o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial mais robustos. A parceria com a OpenAI – que antes de direcionar seu negócio para o desenvolvimento de grandes modelos de linguagem de IA, realizou pesquisas no campo da robótica – será essencial para construir modelos de IA específicos para os robôs da Figure.

“Nossa visão na Figure é trazer robôs humanoides para operações comerciais o mais rápido possível”, afirma Brett Adcock, fundador e CEO da Figure. “Este investimento, combinado com nossa parceria com a OpenAI e a Microsoft, garante que estejamos bem-preparados para trazer a IA incorporada ao mundo para causar um impacto transformador na humanidade. IA e robótica são o futuro, e sou grato por ter o apoio de investidores e parceiros que acreditam em estar na vanguarda”.

Mercado em crescimento

Segundo análise da Goldman Sachs Research, o mercado mundial de robôs humanoides poderá alcançar US$ 38 bilhões em 2035 – seis vezes mais do que a análise anterior, de US$ 6 bilhões. As entregas de robôs, por sua vez, poderão alcançar a marca de 1,4 milhão de unidades até o mesmo período, e 40% de redução de custos de materiais.

Isso porque os componentes necessários para a fabricação dos robôs humanoides também poderão ficar mais acessíveis. O custo de produção reduziu de US$ 50 mil e US$ 250 mil – entre modelos mais simples para exemplares state of the art, respectivamente – por unidade em 2023 para US$ 30 mil e US$ 150 mil.

A Figure não é a única empresa investindo no desenvolvimento de robôs humanoides de uso generalizado. A Agility Robotics, por exemplo, é investida pela Amazon e, em 2023, anunciou seus planos para abrir uma nova fábrica para produzir cerca de 10 mil robôs por ano. Já a startup norueguesa 1X Techonologies levantou US$ 100 milhões em investimentos para sua produção, com apoio da OpenAI.

*Foto: Poetra.RH / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]