Inovação, transformação digital, experiências e personalidade são assuntos que estão sempre em pauta entre os consumidores. E é por isso que o espaço RCHLO+, localizado na loja conceito da Riachuelo, em São Paulo, está fazendo sucesso entre os clientes da varejista.
A área dedicada para a customização de peças, como t-shirts, jaquetas jeans e bodys infantis, está disponível deste a abertura da loja conceito no final de 2019. Contudo, agora o espaço conta com uma novidade: o cliente pode criar uma estampa personalizada de acordo com suas preferências e imprimir na hora – inclusive fotos diretamente de qualquer aparelho smartphone.
Antes era possível realizar o procedimento somente com as imagens exclusivas disponíveis pela própria Riachuelo. A varejista tem como um de seus objetivos atrair os consumidores do canal online para as lojas físicas e vice-versa e por isso tem investido em diversas novas experiências em sua loja conceito.
A ferramenta de customização foi desenvolvida pela equipe técnica da Riachuelo a partir de soluções da Microsoft e foi hospedada na plataforma de nuvem Azure. Através desde sistema, as operações acontecem rapidamente, o que faz que a peça de roupa fique pronta em questão de minutos.
Atualmente, a opção está disponível somente na Loja Conceito, mas a expectativa para 2020 é de que o RCHLO+ seja expandido para as outras unidades da varejista e comece a funcionar também online.
Segundo o gerente de sistemas omnichannel, Rodrigo Carvalho, “O RCHLO+ não é um projeto com começo, meio e fim. Enxergamos a ferramenta como um produto digital que possibilita uma melhor experiência de compra para os nossos consumidores, além de uma oportunidade para nós mesmos de inovar continuamente, apoiados por tecnologia que acabam por desenvolver o nosso próprio time”, finaliza.
Conheça o espaço
Omnichannel na Riachuelo
Buscando traduzir o conceito omnichannel para as suas lojas, a Riachuelo vem investindo em novas experiências, especialmente no e-commerce há alguns anos. Em entrevista, Rodrigo Carvalho, gerente de sistemas omnichannel da empresa explica como a interação de novas tecnologias favorece a varejista.
CONSUMIDOR MODERNO: Desde quando vocês estão investindo no conceito Omnichannel?
Rodrigo Carvalho: Desde o lançamento do nosso e-commerce, em 2017, a Riachuelo investe no conceito. O processo de se tornar uma empresa mais omnichannel é puxada por uma série de iniciativas que visam apoiar a sua transformação digital. A omnicanalidade é parte importante da mudança cultural que a empresa vem passando nos últimos anos buscando se tornar cada vez mais digital.
CONSUMIDOR MODERNO: Perceberam mudanças desde sua implantação?
RC: Desde a implantação do primeiro projeto temos notado uma grande oportunidade em trabalhar com as iniciativas que envolvem omnicanalidade tanto na satisfação do cliente, quanto na rentabilidade.
CONSUMIDOR MODERNO: O investimento na modalidade está ligado ao potencial de consumo do brasileiro?
RC: Sim, diretamente ligado. Contudo, o conceito não considera apenas o potencial crescente de consumo, mas também uma demanda crescente por experiência diferenciada para o cliente.
xArte Flávio Pavan
CONSUMIDOR MODERNO: O modelo facilita o armazenamento e rastreio de interações com os clientes? Pode ser uma grande vantagem na hora de oferecer um atendimento personalizado?
RC: Sem dúvidas. Mantendo uma base de informações unificada temos todos os pontos de interação mapeados e registrados independentemente do canal. Este é um componente importante na personalização do atendimento ao cliente. Quando um consumidor navega por um produto, em um aplicativo, ao visitar uma loja, o vendedor poderá ofertar produtos similares e mais relevantes, por exemplo.
CONSUMIDOR MODERNO: O omnichannel pode ajudar na sustentabilidade da empresa?
RC: Omnichannel é o hoje, ele já se tornou o essencial e não um diferencial nas empresas. O cliente quer ter a opção de comprar independente do canal (app, site, prateleira infinita, etc.) e receber como, quando e onde desejar. A abordagem omni permite: unificar e otimizar estoque, atendimento único “o2o”, entrega e principalmente a fidelização do cliente. Foco na experiência do cliente é uma necessidade do varejo brasileiro, quem não estiver focado no cliente com certeza estará perdendo oportunidades de fidelizar o cliente.
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