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Redes globais crescem, mas com margens menores

Redes globais crescem, mas com margens menores

Deloitte mostra que as 250 gigantes do setor sacrificaram margem para conseguir aumentar receita

No ano fiscal de 2014 – que vai de junho de 2014 a junho de 2015 – não foi fácil para as gigantes do varejo. Estudo da Deloitte, divulgado hoje (03), mostra que a receita das 250 maiores varejistas globais aumentou 4,3% – um ritmo um pouco maior que o crescimento de 4,1% registrado no período anterior.

Ao todo, essas redes acumularam US$ 4,48 trilhões. Mas esse crescimento foi a base de esforço. O estudo mostra que essas redes registraram uma margem de lucro líquido de 2,8% em 2014, menor que os 3,4% de 2013.

“O crescimento econômico mais lento em vários mercados, a inflação mais baixa, a queda dos preços do petróleo e o fortalecimento do dólar dos Estados Unidos estão entre os fatores que geraram resultados distintos entre os varejistas de diferentes regiões”, explicou, em nota, Ira Kalish, economista-chefe global da Deloitte.

“Para as companhias norte-americanas, a força do dólar significou o aumento do poder aquisitivo dos consumidores nacionais, fator influenciado também pelo crescimento econômico e pela diminuição das taxas de desemprego do país. A economia chinesa, por outro lado, retraiu-se consideravelmente durante este período, principalmente devido à queda das exportações e ao enfraquecimento dos investimentos locais. No entanto, os gastos do consumidor cresceram bastante, embora o setor de luxo tenha vacilado”, explica.

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Apesar disso, para a Deloitte, o aumento na receita das gigantes é positivo, tendo em vista que chegou a cair em 2011. Esse resultado, contudo, é bem variável: varejistas na América do Norte e da África/Oriente Médio obtiveram incremento de receita em 2014, enquanto as da Ásia, da Europa e da América Latina registraram queda contínua dos números.

Assim como ocorreu no ano passado, duas varejistas brasileiras estão no ranking: Lojas Americanas e Magazine Luiza. A novidade desta edição do estudo é que a Magazine Luiza saltou 30 posições.

?Apesar do momento econômico desfavorável, as varejistas brasileiras conseguiram assegurar sua presença no levantamento global e ainda melhorar seu desempenho na avaliação em relação ao ano anterior. Isso nos deixa muito otimistas?, afirmou, em nota, Reynaldo Saad, líder da Deloitte para a indústria de varejo e bens de consumo.

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