Pesquisa realizada pela WGSN, uma das principais autoridades globais em previsão de tendências, revelou perspectivas sobre o futuro do varejo físico para 2024. Entre as principais tendências destacadas, a importância de surpreender os consumidores com experiências inovadoras é central. A WGSN aponta para a necessidade de anúncios mais criativos, interativos e perfeitamente integrados ao ambiente das lojas, criando uma jornada de compra mais envolvente e memorável.
Essa previsão está alinhada com os esforços de redes como a OXXO, que buscam reimaginar o espaço físico do varejo. No início de dezembro de 2023, a rede OXXO de mercados de proximidade deu um passo ousado no segmento de varejo alimentar ao introduzir o conceito de “loja emblemática”. Aproveitando uma das principais datas do setor, o Natal, a OXXO transformou a fachada de suas lojas em um verdadeiro espetáculo visual, integrando o conceito de retail media para criar uma experiência única e imersiva para os consumidores.
Desde o lançamento das primeiras lojas emblemáticas, a rede OXXO abriu dez unidades em apenas seis meses, cada uma delas apresentando uma fachada única e tematizada. Essas lojas não apenas chamam a atenção de quem passa pelas ruas, mas também criam um novo padrão de interação e envolvimento dos consumidores com o espaço físico das lojas.
Retail media para impulsionar o varejo
A aposta da OXXO em retail media vai além da simples decoração de vitrines. As fachadas das lojas emblemáticas incorporam elementos interativos, como projeções de luz, displays digitais e instalações artísticas, proporcionando uma experiência sensorial completa. Essa abordagem não só atrai clientes para as lojas, como também fortalece a conexão emocional com a marca, promovendo um ambiente festivo e acolhedor.
Com a abertura das lojas emblemáticas, a OXXO demonstra sua capacidade de se adaptar e evoluir no dinâmico cenário do varejo, respondendo às demandas dos consumidores por experiências mais envolventes e memoráveis. Essa estratégia pode estabelecer um novo padrão para o varejo físico, incentivando outras redes a explorarem formas criativas de engajamento com os clientes.
“O OXXO possui uma conexão muito grande com seu público e nossa ideia era levar ainda mais a proximidade para os nossos consumidores”, explica Camila Assis, Head de Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós. “Por meio das parcerias com as indústrias inovamos e fizemos o lançamento desses projetos, que foram grandes sucessos surpreendendo o mercado e nossos clientes”.
O projeto das lojas emblemáticas consiste no envelopamento de lojas OXXO a partir dos conceitos, cores e elementos de cada marca parceira. Datas sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, lançamentos e promoção de produtos já foram temas de decorações de lojas, que, em média, têm a duração de dois meses.
Além disso, o projeto consiste em uma estratégia de incremento de receita por meio da ação cooperada. Todas as lojas que receberam o projeto de lojas emblemáticas tiveram crescimento na venda dos itens da indústria parceira na média de dois dígitos, aumento no ticket médio do produto na loja implementada e incremento de fluxo na loja na média de dois itens.
Visualizações das lojas emblemáticas
O projeto também contou com uma grande repercussão nas redes sociais do OXXO, que inclui posts collab com as indústrias e posts de sustentação para fomentar o engajamento do público. Ao todo, foram mais de 5 milhões de visualizações nos conteúdos sobre o tema. As colaborações com as marcas contribuíram significativamente para amplificar o alcance e a relevância das mensagens, gerando uma interação positiva e um aumento no reconhecimento das companhias.
“Entendemos que parcerias com a indústria fazem parte da atuação de OXXO no país e a jornada do consumidor no ponto físico é crucial para isso. Gosto de reforçar que é no ponto de venda que as relações e conexões acontecem. Por isso, acreditamos que esse conceito e parceria com as indústrias fazem parte do retail media com foco o físico que permite a aproximação com os nossos consumidores, levando ainda mais impacto, inovação e experimentação para as nossas lojas”, acrescenta Camila.
Lojas emblemáticas
No México, país originário da rede OXXO, a prática já é bastante comum e faz muito sucesso entre os consumidores. São conhecidas como ‘tiendas insignias’ (daí o nome ‘loja emblemática’, em português). Já foram realizados mais de 100 projetos de lojas, por todo o país, em parceria com diversas marcas.
Lojas emblemáticas no Brasil
- Bauducco (12/23), loja em formato de panetone na época do Natal;
- Ambev (02/24), lançamento de Beats sabor gin e frutas tropicais, durante o Carnaval;
- Nestlé e Mondelez (03/24), loja conceito para o período de Páscoa;
- Fanta (04/24), lançamento das latas de Fanta Pac-Man;
- Amstel (04/24), loja conceito para o evento “King’s Day”;
- Pepsi (05/24), loja com transmissão de jogos do principal campeonato interclubes da Europa;
- Yoki (05/24), loja conceito para o período de Festas Juninas;
- Amstel (06/24), loja conceito para as ações durante a Parada LGBT de São Paulo;
- Bimbo (06/24), loja para reforçar as características “intensas” do snack Takis;