Pesquisar
Close this search box.
/
/
Procon-SP notifica Ticketmaster por dados hackeados

Procon-SP notifica Ticketmaster por dados hackeados

Grupo de hackers ShinyHunters assumiram ataque, responsável pelo vazamento de informações de 560 milhões de clientes.

No dia 31 de maio, o Procon-SP notificou a Ticketmaster, empresa subsidiária da Live Nation Entertainment, depois que a companhia confirmou um ataque hacker.

Em síntese, a investida teria ocorrido no dia 20 de maio. A consequência foi o vazamento de dados de 560 milhões de clientes da Ticketmaster.

Em um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a Live Nation Entertainment declarou que detectou uma atividade não autorizada em um banco de dados na nuvem de terceiros contendo, principalmente, informações da Ticketmaster.

O que o Procon-SP quer saber?

O Procon-SP demanda também esclarecimentos quanto à forma de coleta e armazenamento dos dados dos consumidores nos servidores da empresa, o total de cadastros de brasileiros potencialmente afetados, e quais medidas a Ticketmaster implementou relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira.

Além disso, o Procon-SP solicita informações sobre o compartilhamento de dados com parceiros comerciais, a existência de equipe dedicada a incidentes e as ações tomadas para mitigar prejuízos e informar os consumidores brasileiros afetados. O Procon-SP delimitou o prazo de 48 horas, a partir de 3 de junho, para receber todas as respostas.

A Ticketmaster informou à SEC que iniciou uma investigação, contando com especialistas forenses líderes do setor, para compreender o ataque.

Entenda o caso

Na semana passada, o grupo de hackers denominado ShinyHunters afirmou ter conseguido acesso aos dados de usuários da Ticketmaster. Entre as informações roubadas estariam nomes, endereços, números de telefone e parte dos dados de cartões de crédito dos usuários. Esse grupo solicitou US$ 500 milhões para não divulgar as informações. Portanto, trata-se de um ataque ransomware.

Um ataque ransomware é um tipo de ciberataque que envolve a criptografia dos arquivos da vítima, tornando-os inacessíveis. Os cibercriminosos exigem o pagamento de um resgate em troca da chave para descriptografar os dados. Em conclusão, os ataques ransomware são realizados por meio de e-mails de phishing, vulnerabilidades de segurança ou através de downloads maliciosos na internet.

O impacto do ataque no consumo

A Live Nation assegura que a violação não teve e é improvável que tenha um impacto relevante nos negócios ou finanças. “Continuamos avaliando os riscos, e nossos esforços de solução estão em curso”, afirmou a empresa.

O grupo ShinyHunters tornou-se conhecido entre 2020 e 2021 ao oferecer dados de clientes de mais de 60 empresas, conforme relatado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Ademais, em setembro de 2023, mais de 200 mil registros de consumidores da Pizza Hut na Austrália foram vazados.

O Procon-SP quer saber, com a notificação, em primeiro lugar, se os registros de brasileiros foram impactados.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]