/
/
Brasil está entre os cinco países com mais ataques ransomware do mundo

Brasil está entre os cinco países com mais ataques ransomware do mundo

Relatório aponta que grandes empresas seguem sendo o alvo principal dos cibercriminosos. Ataques cibernéticos ao poder público chamam atenção no Brasil

O Brasil é o quarto país que mais sofre ataques de ransomware no mundo, segundo o relatório “Fast Facts” da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança. O ranking dos cinco países que mais sofrem esse tipo de ataque é encabeçado pelos Estados Unidos, seguido pelo Japão e o Taiwan. Depois do Brasil, na quinta posição, aparece a Turquia.

De acordo com o relatório, as grandes empresas continuam sendo o principal alvo desses cibercriminosos. Nos seis primeiros meses de 2022, foram registrados cerca de 8 milhões e 32 mil ataques ransomware em todo o mundo.

Isso mostra uma tendência de aumento no número de casos, já que em todo o ano de 2021, foram identificados 14 milhões de ataques. O último mês de março chamou a atenção dos especialistas com 2,5 milhões de ataques, quando, em média, são registrados cerca de um milhão por mês.

O “Fast Facts” apontou ainda que além de estar no top 5 do ranking em ataques ransomware, o Brasil continua liderando o ranking de ameaças de extorsão feitas por email, seguido pelos Estados Unidos e pela Índia. As ameaças levam em conta endereços de IP únicos.

Mas é importante reforçar que a quantidade desse tipo de ataque tem diminuído nos últimos meses em todo mundo, ao contrário dos ataques cibernéticos que vem em uma tendência de crescimento. Só no mês de junho, 11,4 bilhões de ameaças foram detectadas.

Apesar do Brasil não estar entre os países mais afetados nos casos de ataques cibernéticos, uma curiosidade é que no país o setor governamental é o que mais tem sofrido com esse tipo de crime. As áreas de Educação, Indústria, Seguros e Saúde também têm estado na mira dos “criminosos digitais”.

Conheça o Mundo do CX

Sobre o relatório Fast Facts

O relatório “Fast Facts” é divulgado pela equipe de pesquisa da Trend Micro mensalmente e dá um panorama sobre o cenário de ameaças no mundo digital.

Esse levantamento tem como base a solução Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que analisa a infraestrutura de segurança de dados. Esses dados coletados são analisados por pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).

No primeiro semestre de 2022, a Trend Micro, líder global em cibersegurança e com décadas de experiência em segurança da informação, bloqueou 63,7 bilhões de ataques cibernéticos. Em todo o ano passado, 94,2 bilhões de tentativas de ataques foram impedidos, o que demonstra uma tendência de crescimento desse tipo de crime.

Para saber mais. Ransomware é um tipo de software de extorsão que invade e bloqueia o computador para depois exigir um resgate para desbloqueá-lo.


+ Notícias

Agências Reguladores ainda discutem internamente nova Lei do SAC

Panini é notificada por demora na entrega de álbum da Copa 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]