A Privalia tem ampliado seus esforços no modelo full service para marcas. Assim, se consolida como um centro de conexão entre 19 milhões de consumidores registrados e mais de 600 marcas, tanto nacionais quanto internacionais. Com uma média de 500 mil visitas diárias e 90% do tráfego originado do aplicativo, a empresa está agora focada em implementar soluções de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar ainda mais a experiência de compra e aumentar o envolvimento dos consumidores. Em uma fase inicial, essa iniciativa está sendo conduzida em colaboração com a Adobe, utilizando a plataforma Adobe Target.
“Estamos no Brasil desde 2008 e fomos criados para resolver a sobra de estoques das coleções, de uma forma digital, rápida, que não canibalizasse vendas nos canais principais das marcas”, comenta Luciana Iodice, CMO da Privalia. “Com o tempo, estabelecemos um ciclo virtuoso – quanto mais marcas estivessem entrando, mais consumidores também entravam. Hoje, conectamos 600 das marcas nacionais e internacionais mais desejadas em categorias como moda, beleza, kids, casa e viagens a uma base de 19 milhões de consumidores registrados”.
“Com um motor de geração de tráfego orgânico e mais de 500 mil acessos por dia, lançamos, então, a frente de negócios de Brandsplace, que complementa a compra por oportunidade do outlet, mas mantém o nosso diferencial de colocar a marca no centro, por meio de uma experiência única de navegação por Loja. Em paralelo, o Privalia Ads (retail media) amplia a oportunidade de exposição das melhores marcas de categorias complementares”, acrescenta.
Com 19 milhões de consumidores cadastros, a empresa tem o desafio de personalizar a experiência de compra para cada usuário. Vale lembrar ainda que esse desafio não é só medido pelo grande volume de pessoas, mas também pela pluralidade de hábitos, categorias, regiões e perfis. Luciana Iodice reforça que, há alguns que não são identificáveis por nenhuma categorização sociodemográfica, pois cada usuário é único. Por isso, a Privalia tem investido em tecnologia para ajudar nesta jornada de personalização.
“A personalização cria a possibilidade de, no limite, termos ainda mais campanhas, já que a priorização se dará de acordo com a importância para cada consumidor. Também há um impacto muito positivo na experiência de shopping, que passa a ser completamente adaptada ao perfil de cada um”, explica.
A parceria entre Privalia e Adobe
Há mais de sete anos, a empresa implementou um algoritmo proprietário desenvolvido exclusivamente para o seu modelo de negócio, que entrega maior relevância por grupo de usuários. O objetivo era continuar o trabalho que a Privalia tem feito para resultados mais precisos.
Entre as estratégias da Privalia em relação à personalização da experiência do consumidor, a relevância da sua plataforma é ditada pelas marcas, e essa é a grande proposta de valor da companhia ao mercado. Segundo Luciana Iodice, quando a empresa fala em estender a personalização para todos os pontos de contato, o objetivo é atuar desde quando o consumidor entra no site ou app, até quando os aciona via SAC. Em outras situações, quando é enviada a ele uma comunicação via push, e-mail, WhatsApp, ou mesmo fisicamente, como é o caso da Casa Privalia – evento presencial realizado anualmente. A vitrine e as campanhas são a ponta disso.
A inteligência de dados escolhida estava sendo aplicada para clusterização de perfis. Agora o projeto, em conjunto com a Adobe, visa proporcionar uma customização um a um. Ou seja, a vitrine e demais pontos de contato serão completamente personalizados para cada uma das pessoas cadastradas na plataforma. A partir da aplicação da IA, a Privalia passa a automatizar e refinar estas correlações de intenção de compra, gerando maior conversão e resultado para as marcas.
“Já somos uma empresa totalmente data-driven, e por termos uma navegação logada, já coletamos dados ricos por usuário. A adoção do Adobe Target faz com que usemos esses insights mais diretamente plugados em real-time, e nos ajuda a criar um ponto de conexão direta, trazendo eficiência, agilidade e qualidade aos dados e análise sobre comportamento e preferências dos consumidores”, explica.
“Além de trazer uma experiência de shopping completamente adaptada ao perfil de cada consumidor, a utilização de IA, por meio da Adobe Target, garante aplicação ainda mais precisa de todo o conhecimento que a Privalia tem sobre o comportamento de quem navega na plataforma, as campanhas que clica, o que compra e suas preferências”, acrescenta Federico Grosso, general manager da Adobe para América Latina.
Com um modelo de negócio com ofertas e campanhas que mudam quase que completamente todas as semanas, a empresa tem como objetivo ser capaz de orientar os consumidores para o que é mais relevante é fundamental. Por isso, desde que iniciou a aplicação dos modelos de IA sob este aspecto, houve um aumento na conversão. Agora, a meta da Privalia é continuar a trabalhar durante 2024 para, junto com a Inteligência Artificial, oferecer as melhores ofertas individualmente customizadas para cada consumidor
Os números da Privalia
A Privalia tem uma base sólida de 19,6 milhões de usuários cadastrados e a meta de alcançar a marca de 23 milhões de usuários até 2026. A empresa estabeleceu parcerias com 600 marcas renomadas, consolidando sua posição como um hub de compras diversificado. Em 2022, o segmento de moda atraiu 2,8 milhões de visitantes únicos, enquanto o aplicativo e site da Privalia registraram mais de 500 mil visitantes diários.
Ao longo de 15 anos de atividade, a Privalia já vendeu 123 milhões de produtos. As divisões Brandsplace e Travel são esperadas para representar 25% do volume total de transações da empresa até 2026. Financeiramente, mantém uma saúde robusta, sendo lucrativa, geradora de caixa e sem endividamento. A companhia é parte do grupo Veepee, que registrou um faturamento de €$ 3,6 bilhões.
Além disso, com uma equipe de 350 colaboradores, a Privalia também se destaca por seu compromisso com práticas sustentáveis. A empresa reduziu 100 toneladas de plástico anualmente através da adoção de embalagens biodegradáveis. Vale frisar ainda que mais de 260 mil entregas foram realizadas utilizando veículos elétricos, contribuindo para a redução de 190 toneladas de emissões de CO2.
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