O Rappi – empresa de serviços de entrega por aplicativo – está impulsionando sua solução para estabelecimentos parceiros de sua plataforma: a área de Ads. Por meio da unidade de negócios, é possível que marcas realizem investimentos estratégicos para ampliar o desempenho de suas vendas e, consequentemente, os resultados. As estratégias de Ads são baseadas em ferramentas online e offline elaboradas com o apoio da área de inteligência do Rappi.
O ecossistema do Rappi é formado por consumidores que, na plataforma, têm acesso a uma grande variedade de empreendimentos como restaurantes, farmácias e mercados, e entregadores, responsáveis por levar produtos e serviços até os clientes. As soluções do Ads têm como principal público as marcas e estabelecimentos, oferecendo não só a promoção e a aceleração da intenção de compra de produtos e serviços, como também possibilidades de reforçar o reconhecimento de marca e das vendas, comunicar atributos e incentivos, além de segmentar para públicos-alvo. Dessa forma, o Ads consegue gerar maior consideração e novos usuários para os comércios parceiros.
Somente no Brasil, a área Rappi Ads já atendeu mais de 450 grandes marcas, fechando 2.200 negociações desde janeiro do ano anterior. Em agosto de 2023, mais de 1.500 campanhas foram executadas na plataforma, gerando 240 milhões de impressões em espaços estratégicos do aplicativo do Rappi. As campanhas resultaram em mais de US$ 2,6 milhões em vendas atribuídas, oriundas das compras feitas por usuários do Rappi impactados pelos incentivos durante a navegação do aplicativo.
Retail media: uma nova tendência
A solução Ads do Rappi embarca na tendência da chamada retail media, na qual marcas utilizam espaços publicitários em plataformas online com o objetivo de atingir de forma mais precisa seus públicos-alvo. Não só isso, mas a ferramenta também busca auxiliar clientes na transformação digital do mercado varejista. Segundo a pesquisa “E-commerce & Retail Media Forecast”, da GroupM, o investimento publicitário no segmento deverá crescer três vezes nos próximos quatro anos.
Já a pesquisa da Opinion Box em parceria com o Americanas Advertising, “Retail Media: o comportamento de compra online e a percepção do consumidor sobre a publicidade”, aponta que 70% dos consumidores que fazem compras online o costumam fazer por meio do mobile. Além disso, mais de 49% dos clientes fazem pesquisas por produtos e ofertas com até duas semanas de antecedência, indicando a relevância do planejamento de campanhas. Enquanto 62% dos respondentes buscam ofertas nos sites das marcas varejistas, 58% buscam nos aplicativos das mesmas.
Já 70% dos consumidores já foram impactados por algum anúncio ou publicidade no momento da pesquisa ou compra de produtos e serviços, e 84% apontam que realizaram uma aquisição porque foram totalmente ou parcialmente influenciados por um anúncio. Mais da metade comprou um produto que não estava buscando por esse motivo.
Inteligência aliada à publicidade
A solução do Rappi Ads possibilita a personalização para atender aos diferentes objetivos de cada cliente da ferramenta. É possível, por exemplo, fazer diferentes recortes de público-alvo, considerando variáveis como gênero, localidade, nível socioeconômico, hábitos e comportamentos de compra, o que aumenta a eficácia de conversão. Há ainda diferentes formatos de anúncios a serem veiculados no superapp do Rappi aos usuários, como banners, campanhas, pop-ups, notificações push e vídeos.
“O uso da inteligência de dados abre possibilidades para fazer recortes de público mais assertivos, assim como a definição dos formatos adequados para a campanha do cliente”, explica Karoline Kreili, head do Rappi Ads no Brasil. “O objetivo de nossas soluções é impactar o público-alvo que o cliente de Ads deseja, garantindo o melhor resultado e uma experiência de excelência ao usuário do SuperApp Rappi”.