O Brasil é o País mais exigente do mundo quando o assunto é Customer Experience. Isso porque nós gostamos de ser bem atendidos, mas mais que isso: queremos tratamento diferenciado e respeito em todas as etapas da nossa jornada de compra. Não por acaso, o Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor 2023 chega, em 2023, à 21ª edição.
Os resultados do reconhecimento é obtido a partir de um estudo formado por uma pesquisa quantitativa, aplicada pela Opinion Box em painel on-line, considerando a amostra de respondentes no Brasil, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas. A CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realiza análises dessa pesquisa e identifica as empresas que mais respeitam o consumidor.
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Metodologia do Prêmio Respeito
A pesquisa quantitativa é feita online com 2249 homens e mulheres de mais de 18 anos, das classes A, B1/B2, C1/C2, de julho a setembro (margem de erro geral: 2% pp). São avaliados 46 segmentos e 236 empresas.
Cada consumidor entrevistado responde perguntas sobre seis segmentos e faz pelo menos 60 avaliações. O processo de pesquisa segue as seguintes etapas:
- Indica empresas com as quais teve contato e transacionou nos últimos seis anos
- Aponta os atributos mais importantes
- Seleciona as marcas mais respeitosas
- Avalia as marcas
- Explica o motivo da nota daquela marca
Critérios de avaliação do Prêmio Respeito
- Qualidade e variedade: tem produtos bons e variados;
- Preço: pratica preços que considero justos;
- Proatividade: resolve necessidades, solicitações e/ou reclamações;
- Atendimento ao cliente: atende de forma solícita, ágil e omnicanal;
- Praticidade: oferece facilidade e simplicidade nos processos relacionados ao consumidor;
- Transparência: é honesta na comunicação com a sociedade;
- Diversidade: é inclusiva e acessível;
- Sustentabilidade: apoia causas e instituições sociais e não polui o ambiente;
- Inovação: sempre atualizada e oferece experiência phygital;
- Confiabilidade: Cumpre o que promete;
- Empatia: entende as necessidades como consumidor.
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Importância do Prêmio Respeito
O Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor desempenha um papel fundamental na valorização e promoção de práticas comerciais éticas e responsáveis. Ao reconhecer as empresas que demonstram um compromisso genuíno com a satisfação do cliente e a transparência em suas operações, o Prêmio Respeito incentiva a concorrência saudável e aprimora o padrão de atendimento ao cliente.
Além disso, ele oferece aos consumidores uma valiosa ferramenta para tomar decisões de compra informadas, incentivando a confiança nas marcas premiadas. Em um mercado cada vez mais competitivo, a importância desse prêmio reside não apenas em reconhecer as empresas exemplares, mas também em impulsionar um ambiente empresarial que prioriza o respeito ao consumidor, o que, por sua vez, beneficia a todos os envolvidos no processo de compra e venda.