Pesquisar
Close this search box.
/
/
O respeito ao consumidor como pilar de bons resultados

O respeito ao consumidor como pilar de bons resultados

Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega à sua 20ª edição; Prêmio Respeito 2022 celebra e reconhece as empresas que investem em estratégias e metodologias como sinais de respeito ao consumidor final

A cada dia o respeito ao consumidor está sendo mais exigido das empresas brasileiras. Hoje, um consumidor mais atento e exigente nas suas interações com as marcas, busca nas empresas a valorização dessa relação com maior transparência.

Para celebrar e validar todo esse esforço, o Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega, em 2022, à sua 20ª edição. A premiação realizada pela revista Consumidor Moderno, tem como objetivo reconhecer as empresas que investem em estratégia, talento, recursos e metodologias como sinais de respeito ao consumidor final.

Na edição deste ano, a CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realizou o estudo em parceria com a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado. Trata-se de uma análise exclusiva sobre o panorama do atendimento no mercado brasileiro. O estudo reconhece e celebra as empresas e lideranças que se adaptaram às novas demandas do consumidor e, principalmente, tiveram o respeito ao cliente como principal missão.

Conheça os critérios de avaliação do Prêmio Respeito

Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor tem como base os seguintes critérios de avaliação:

Qualidade – Produtos de boa qualidade e variedade de produtos.
Preço Justo – Preços atrativos, preços justos, promoções e ofertas vantajosas.
Resolutividade – Resolução de suas necessidades, solicitações e/ou reclamações.
Experiência Phygital – Experiência na loja física e digital: Boa estrutura/ambiente, usabilidade e facilidade.
Atendimento – Atendimento ágil e solícito para quaisquer demandas.
Inovação – Oferecimento de uma experiência e de produtos inovadores ao consumidor.
Multicanalidade – Oferecimento de opções e ofertas de canais de atendimento (multicanalidade).

Entendendo a metodologia do Prêmio Respeito

Sobre sua metodologia, basicamente o Prêmio Respeito parte de uma pesquisa quantitativa, aplicada em território nacional, em painel on-line e utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.

O perfil dos entrevistados é de homens e mulheres, acima de 18 anos, das classes sociais A, B e C. Cada entrevistado deverá avaliar no máximo seis categorias, e cada empresa deverá ter ao menos 60 avaliações, seguindo um fluxo determinado pelo estudo.

Conheça o Mundo do CX

Atributos avaliados e segmentos

Para fazer parte da premiação as empresas devem ter entre diversos tributos, produtos de boa qualidade e variedade, praticar preços justos, resolutividade, além de atendimento ágil em diversos canais, transparência e engajamento social entre outros.

Dos segmentos avaliados o Prêmio Respeito aborda: Consumer Packaged Goods (CPG); Moda; Financiero; Duráveis; Varejo; Telecom; Benefícios; Entretenimento; Locomoção; Educação; Construção; Delivery e Farma. Lembrando que todos possuem seus subsegmentos, totalizando 45 segmentos com 226 empresas avaliadas (veja a metodologia completa aqui),

Ascensão da Geração Z

Veale ressaltar que a ascensão da Geração Z é um dos destaques do Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Os nativos digitais passaram a influenciar toda cadeia de consumo.

Sua percepção mais aguçada para inovações e os valores mencionados pelas marcas (e muitas vezes não praticados), tem levado as empresas e repensarem suas estratégias.

Com um smartphone nas mãos, essa geração tem exigido fluidez, personalização, transparência e liberdade das marcas. Um comportamento que sintetiza o quanto a humanização no relacionamento com clientes dever ser prioridade hoje nas empresas.

Um momento de celebração e reflexão

Após um período conturbado (vide pandemia), o Prêmio Respeito deste ano traz um gosto de superação, de resiliência e, claro, de boas conquistas. Um momento de reflexão sobre os resultados alcançados e para onde caminha o relacionamento entre marcas e clientes.

Assim, o Prêmio Respeito 2022, que será realizado no dia 30 de novembro, no Hotel Renaissance (Sala Amazônia), em São Paulo, enaltece o grande momento dessa nova dinâmica nas relações de consumo, tendo como pilar uma palavra simples, mas de suma importância na experiência do cliente: respeito.

Acompanhe toda a cobertura do Prêmio Respeito pelo perfil da Consumidor Moderno no Instagram. E conheça todos os detalhes do estudo e as empresas premiadas na edição 275 da revista Consumidor Moderno.


+ Notícias

O poder dos dados para potencializar a experiência do cliente

Cinco soft skills desejadas para 2023 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]