Pesquisar
Close this search box.
/
/
O respeito ao consumidor como pilar de bons resultados

O respeito ao consumidor como pilar de bons resultados

Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega à sua 20ª edição; Prêmio Respeito 2022 celebra e reconhece as empresas que investem em estratégias e metodologias como sinais de respeito ao consumidor final

A cada dia o respeito ao consumidor está sendo mais exigido das empresas brasileiras. Hoje, um consumidor mais atento e exigente nas suas interações com as marcas, busca nas empresas a valorização dessa relação com maior transparência.

Para celebrar e validar todo esse esforço, o Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor chega, em 2022, à sua 20ª edição. A premiação realizada pela revista Consumidor Moderno, tem como objetivo reconhecer as empresas que investem em estratégia, talento, recursos e metodologias como sinais de respeito ao consumidor final.

Na edição deste ano, a CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realizou o estudo em parceria com a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado. Trata-se de uma análise exclusiva sobre o panorama do atendimento no mercado brasileiro. O estudo reconhece e celebra as empresas e lideranças que se adaptaram às novas demandas do consumidor e, principalmente, tiveram o respeito ao cliente como principal missão.

Conheça os critérios de avaliação do Prêmio Respeito

Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor tem como base os seguintes critérios de avaliação:

Qualidade – Produtos de boa qualidade e variedade de produtos.
Preço Justo – Preços atrativos, preços justos, promoções e ofertas vantajosas.
Resolutividade – Resolução de suas necessidades, solicitações e/ou reclamações.
Experiência Phygital – Experiência na loja física e digital: Boa estrutura/ambiente, usabilidade e facilidade.
Atendimento – Atendimento ágil e solícito para quaisquer demandas.
Inovação – Oferecimento de uma experiência e de produtos inovadores ao consumidor.
Multicanalidade – Oferecimento de opções e ofertas de canais de atendimento (multicanalidade).

Entendendo a metodologia do Prêmio Respeito

Sobre sua metodologia, basicamente o Prêmio Respeito parte de uma pesquisa quantitativa, aplicada em território nacional, em painel on-line e utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.

O perfil dos entrevistados é de homens e mulheres, acima de 18 anos, das classes sociais A, B e C. Cada entrevistado deverá avaliar no máximo seis categorias, e cada empresa deverá ter ao menos 60 avaliações, seguindo um fluxo determinado pelo estudo.

Conheça o Mundo do CX

Atributos avaliados e segmentos

Para fazer parte da premiação as empresas devem ter entre diversos tributos, produtos de boa qualidade e variedade, praticar preços justos, resolutividade, além de atendimento ágil em diversos canais, transparência e engajamento social entre outros.

Dos segmentos avaliados o Prêmio Respeito aborda: Consumer Packaged Goods (CPG); Moda; Financiero; Duráveis; Varejo; Telecom; Benefícios; Entretenimento; Locomoção; Educação; Construção; Delivery e Farma. Lembrando que todos possuem seus subsegmentos, totalizando 45 segmentos com 226 empresas avaliadas (veja a metodologia completa aqui),

Ascensão da Geração Z

Veale ressaltar que a ascensão da Geração Z é um dos destaques do Estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Os nativos digitais passaram a influenciar toda cadeia de consumo.

Sua percepção mais aguçada para inovações e os valores mencionados pelas marcas (e muitas vezes não praticados), tem levado as empresas e repensarem suas estratégias.

Com um smartphone nas mãos, essa geração tem exigido fluidez, personalização, transparência e liberdade das marcas. Um comportamento que sintetiza o quanto a humanização no relacionamento com clientes dever ser prioridade hoje nas empresas.

Um momento de celebração e reflexão

Após um período conturbado (vide pandemia), o Prêmio Respeito deste ano traz um gosto de superação, de resiliência e, claro, de boas conquistas. Um momento de reflexão sobre os resultados alcançados e para onde caminha o relacionamento entre marcas e clientes.

Assim, o Prêmio Respeito 2022, que será realizado no dia 30 de novembro, no Hotel Renaissance (Sala Amazônia), em São Paulo, enaltece o grande momento dessa nova dinâmica nas relações de consumo, tendo como pilar uma palavra simples, mas de suma importância na experiência do cliente: respeito.

Acompanhe toda a cobertura do Prêmio Respeito pelo perfil da Consumidor Moderno no Instagram. E conheça todos os detalhes do estudo e as empresas premiadas na edição 275 da revista Consumidor Moderno.


+ Notícias

O poder dos dados para potencializar a experiência do cliente

Cinco soft skills desejadas para 2023 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]