Anunciado recentemente como o mais novo General Manager da Benvi, empresa de aluguel do Grupo QuintoAndar com operação no México, André Penha é cofundador e Chief Technology Officer (CTO) do QuintoAndar. Ele ocupará o novo cargo junto com suas funções atuais de líder de tecnologia do Grupo.
Em entrevista exclusiva ao Consumidor Moderno, o executivo relata quais são as suas expectativas, possíveis planos para 2023 e explica como enxerga a experiência digital.
André Penha: 10 anos de muito aprendizado
Quando o QuintoAndar foi fundado, há 10 anos, seus criadores (André Penha e Gabriel Braga) sabiam que as pessoas queriam uma experiência diferente em sua jornada pela busca de um novo lar.
Na época, tudo era difícil, complexo, cheio de burocracia e tomava tempo e muitas ligações até que o processo progredisse minimamente. Pensando nisso, os jovens começaram a desenvolver uma experiência completamente diferente, com foco em tecnologia e com o objetivo de facilitar ao máximo a vida daqueles que buscavam uma nova casa.
“Essa tem sido nossa missão desde então, empregar a tecnologia, principalmente para diminuir erros e acelerar processos, combinada com atendimento resolutivo e parceiros estratégicos para fazer a jornada toda, da busca à mudança, mais rápida, fácil e fluida. Esse é o alicerce do que estamos construindo no México, com a Benvi”, afirma André Penha.
Segundo o profissional, o mercado mexicano está ainda muito off-line, bem lento e burocrático. As dificuldades são similares às que havia no Brasil em 2013 e, portanto, as expectativas de adaptação da solução estão altas. E como o QuintoAndar já tem a experiência de ter passado por esses desafios uma vez, ele acredita que será muito mais rápido agora na segunda vez.
Mas por que o México? O México é um país super estratégico para os planos de expansão internacional da companhia e, por isso, foi o primeiro destino escolhido. Além disso, existem algumas semelhanças importantes entre o mercado brasileiro e o mercado mexicano, como inventário de imóveis fragmentado e complexidade burocrática.
“O simples fato de ser um país grande, com grandes metrópoles e características similares já justifica nossa expansão ao México. É também nosso primeiro passo fora do Brasil – na nossa opinião, o QuintoAndar, que faz algo inédito no mundo, tem plenas condições de ser uma empresa global”, revela o co-fundador e CTO.
“O México é um mercado importante na região e estratégico para nosso plano de crescimento, por isso estamos ansiosos para oferecer aos mexicanos uma experiência rápida e perfeita na busca e aluguel de um lugar para morar”, diz.
“Estou muito animado por me mudar para o México, e feliz porque encontrei a minha nova casa na Benvi! É um momento interessante para me juntar ao talentoso time de gestão que construímos”, frisa.
A tecnologia como aliada e a importância
da experiência digital
A tecnologia terá um papel-chave na Benvi e é parte fundamental do porque o André Penha aceitou esse desafio à frente da operação mexicana.
“Desde a nossa fundação, estive profundamente envolvido no desenvolvimento da plataforma e experiência que ela oferece aos brasileiros. Sei do potencial do que podemos fazer para os mexicanos”, pontua.
“Acreditamos que a automação de processos por meio de tecnologia diminui erros e torna o processo todo mais rápido, o que por sua vez faz da experiência melhor e mais fluida. Quando potencializamos a tecnologia com o toque humano e principalmente com os parceiros certos, os agentes imobiliários locais podem oferecer uma jornada única e muito diferente do que é visto hoje no mercado imobiliário mexicano”, completa André Penha.
Logo, quando o assunto é experiência on-line, o executivo reforça que o digital acelera processos e deixa o mercado mais transparente.
Afinal, o inquilino e o comprador podem buscar com mais facilidade, negociar rápido e tem apoio de mecanismos financeiros que simplesmente não funcionariam sem a internet. O proprietário tem a alta liquidez, que é fruto de um melhor serviço prestado ao inquilino, e tem também informações rápidas sobre seu imóvel que está para alugar ou vender.
“Mesmo as mais tradicionais imobiliárias investem no digital para melhorar seu atendimento ao cliente. E a gente entende que o QuintoAndar foi o principal vetor desta mudança no mercado brasileiro, como deverá ser Benvi no México”, salienta o do co-fundador e CTO do Grupo, e General Manager da Benvi.
De acordo com o profissional, contudo, a criação de uma jornada não precisa necessariamente ser omnicanal: o essencial é ter os canais necessários para acessar quem precise.
André Penha destaca que o atendimento por WhatsApp de grandes times de atendimento tende a frustrar consumidores (de todas as indústrias) que esperam respostas imediatas e pessoais, como recebem de seus amigos pela ferramenta de chat.
Sua sugestão é, portanto, entender quais são os canais mais adequados para seu produto e seu público-alvo.
O ano só está começando
André Penha conta que, em 2023, os planos para a Benvi são:
- Crescer a oferta de imóveis na Cidade do México e região metropolitana;
- Tornar o produto mais automático e rápido como o que já existe no Brasil;
- Iniciar parcerias com empresas do mercado imobiliário, semelhante à Rede QuintoAndar no Brasil.
A Benvi também se beneficiará da experiência de sucesso do Grupo com sua rede de corretagem. “Um de nossos principais objetivos no México é fazer parceria com os melhores corretores locais, trazendo nossa tecnologia para empresas e indivíduos que já conhecem o mercado mexicano. Isso maximizará a experiência do usuário para proprietários e inquilinos”, esclarece André Penha.
“Com tudo isso, seremos capazes de aumentar a oferta de imóveis para os lojistas do QuintoAndar e oferecer ainda mais agilidade comercial no processo de aluguel”, finaliza.
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