Nos últimos dias, companhias presenciaram mudanças estratégicas em suas lideranças. Algumas empresas anunciaram novas contratações e movimentações internas de cargos. As ações refletem um esforço contínuo para se adaptarem às demandas do mercado e aprimorarem suas operações.
Nesse cenário de mudanças, o PicPay anunciou a contratação de Marcelo Bella como executivo de banking para Pessoa Jurídica (PJ). Bella chega para reforçar a proposta de valor da companhia direcionada a pequenos e médios negócios. Com a contratação, ele reportará diretamente ao cofundador e vice-presidente do PicPay, Anderson Chamon, responsável por expandir o ecossistema de dois lados da companhia, que conecta consumidores e vendedores. Essa estrutura será complementar à unidade de negócios de Serviços Financeiros para PJ, que responde por adquirência e benefícios corporativos.
“A expertise de Bella será fundamental para fortalecer uma das principais avenidas de crescimento do PicPay”, comenta Chamon. “Queremos nos consolidar como um player tão relevante para pessoas jurídicas quanto já somos para pessoas físicas”.
Em abril, o PicPay havia lançado sua própria maquininha, visando ampliar sua presença no mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Desde o ano passado, a empresa já opera sua própria plataforma de adquirência, que permite capturar, processar e liquidar transações com cartão realizadas através do aplicativo. Atualmente, com o volume de transações processadas, o PicPay detém aproximadamente 1% do market share total.
Antes de assumir sua posição atual, Bella foi CEO do Letsbank, onde liderou a transição do banco para o ambiente digital. O executivo possui duas décadas de experiência em produtos e serviços financeiros, tendo passado oito anos no Santander e sete anos na Rede. Marcelo Bella é graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui um MBA em Finanças pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Fortalecendo o financeiro
Já no Grupo Silvio Santos, foi anunciada a contratação de Marcelo Barp, novo CFO da holding. O executivo é engenheiro, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em Finanças e Estratégia pela Universidade de Michigan, traz vasta experiência em liderança de empresas e unidades de negócios no setor de Finanças e Serviços Financeiros ao Grupo Silvio Santos.
Marcelo estará focado em fortalecer e expandir os negócios do grupo, que atualmente emprega mais de 3 mil colaboradores e atua principalmente nos setores de cosméticos, capitalização, mídia e comunicação, incorporação imobiliária e hotelaria. As principais empresas do grupo incluem Jequiti, Liderança Capitalização, SBT, Sisan e Hotel Jequitimar.
Nova liderança da ZAMP
A ZAMP, operadora das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou Paulo Camargo como seu novo CEO, com início no cargo em 1º de julho. Com mais de três décadas de experiência em bens de consumo, varejo, franquias e serviços, Paulo Camargo chega à companhia com as habilidades necessárias para liderar a próxima fase de crescimento da empresa.
O executivo é formado em Tecnologia da Informação e possui pós-graduação na mesma área pela Universidade Mackenzie, além de um MBA pela Universidad Europea de Madrid. Ele também possui certificação e formação executiva pelo IESE da Espanha, Harvard Business School e Wharton. Além disso, tem histórico como CEO em empresas líderes de mercado, sendo reconhecido por seus sucessos em resultados financeiros, expansão, eficiência operacional, crescimento e liderança inovadora em construção e posicionamento de marcas.
Recentemente, ele também ocupou o cargo de CEO da Espaçolaser. Antes disso, liderou a Divisão Brasil da Arcos Dorados, e foi responsável por implementar um modelo operacional eficiente e moderno. Ele também possui experiência internacional, tendo atuado como CEO da Iron Mountain na Espanha e em posições de liderança na YUM Brands.
Na ZAMP, que busca consolidar-se como uma House of Brands, Camargo terá a missão de fortalecer a estrutura organizacional e operacional. Ele pretende implementar melhores práticas e insights para impulsionar a inovação contínua e aprimorar processos, mantendo a identidade única de cada marca, como a do BK.
“Meu desafio é estabelecer uma base sólida para um crescimento sustentável, com infraestrutura de ponta para operar diversas frentes, utilizando recursos tecnológicos e excelência na gestão de pessoas”, pontua. “Pretendo aprender muito com os mais de 16 mil colaboradores da ZAMP. Estar próximo deles é crucial nesta nova fase que estamos construindo”.
Foto: Shutterstock.com