Pesquisar
Close this search box.
/
/
Restaurantes Burger King terão autoatendimento com totens sustentáveis

Restaurantes Burger King terão autoatendimento com totens sustentáveis

Os equipamentos são feitos com 200 garrafas PET e estão alinhados a transformação em foodtech da marca.

A união da sustentabilidade com a tecnologia resultou no totem de autoatendimento reciclado que está sendo implantado nos restaurantes do Burger King no Brasil. Essa proposta é comum em negócios de moda e educação, mas é a primeira vez instalada em uma rede de fast food nacional com presença global.

Inicialmente, a ZAMP, empresa gestora da marca, prevê o lançamento de 350 máquinas, responsáveis pela reciclagem de mais de 70 mil garrafas pet utilizadas na fabricação dos equipamentos. Ou seja, cada totem usa 200 garrafas de plástico em sua confecção.

Essa é uma ação que valida a prática ambiental do plano ESG – sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização – do BK, que tem a meta de reduzir em 30% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

“Com a instalação dos primeiros totens sustentáveis, todos os novos restaurantes e restaurantes que receberão a expansão do totem digital daqui para frente irão oferecer o novo modelo do equipamento. A expectativa é que os totens tradicionais de lojas Burger King e POPEYES que já estão abertas possam receber um retrofit para se tornarem sustentáveis nos próximos anos”, completa Fabio Alves, vice-presidente de desenvolvimento da ZAMP, máster franqueada Burger King e POPEYES no Brasil.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A revolução no Burger King

A criação do totem sustentável de autoatendimento surgiu a partir da parceria com a Videosoft que produz o Ecokiosk. Os totens ecofriendly contam com certificações de sustentabilidade como o Selo Verde, do ICMBio, e o certificado MOSS de redução de CO². “A Videosoft é responsável pelos totens dos restaurantes Burger King e POPEYES desde o início da implantação, em 2017. Com o avanço dos objetivos de sustentabilidade da ZAMP, decidimos inovar e ser os pioneiros a ter esse modelo em uma rede de fast food nacional com presença global”, relata Fabio Alves.

Além do uso de materiais recicláveis, o equipamento contribui com a redução do aquecimento global. “Em todo o processo de fabricação do Ecokiosk, conseguimos reduzir a emissão de CO₂ e diminuir a energia aplicada em um percentual de 35 a 50%, sem falar na destinação correta dos resíduos no fim do ciclo, priorizando a utilização de materiais reaproveitáveis”, explica o CEO da Videosoft, Israel Martins Saito.

De acordo com o vice-presidente de desenvolvimento da ZAMP, os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados por laboratório credenciado pelo INMETRO, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade, e deformação com as diferenças de temperatura. “Além disso, a fabricação de um totem sustentável tem 95% de redução de aço em relação ao totem tradicional. O equipamento, em sua quase totalidade, é fabricado a partir de garrafas pet recicladas, exceto os componentes eletrônicos”, esclarece Fabio Alves.

Para que os consumidores possam conhecer a iniciativa, em cada totem, será disponibilizado um QR Code, com informações sobre a iniciativa.

Conheça o Mundo do CX

Envolvimento com ESG

Segundo relatório da PwC, “2022 – The growth opportunity of the century”, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG. Já no Brasil, conforme o estudo “A evolução do ESG no Brasil”, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global e Stilingue, empresa de inteligência artificial, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020, sendo que mais da metade da captação veio de fundos criados no último ano.

Esses dados mostram a importância o meio ambiental, social e governança em todas as ações das empresas que visam crescer principalmente por meio dos fundos de investimentos.

O plano ESG do Burger King é dividido em “Nossa Comida” (Ambiental), “Nossa Gente” (Social) e governança. A sustentabilidade é uma das frentes do negócio. “Existem vários compromissos de ESG em andamento atualmente e informamos sempre que alcançamos um novo objetivo ou lançamos um novo compromisso. Recentemente, por exemplo, expandimos a quantidade de lojas com geração distribuída de fontes renováveis, com energia de matriz solar distribuída para mais de 100 restaurantes”, destaca Fabio Alves.

O totem ecofriendly possui certificações de sustentabilidade importantes, como o Selo Verde, do ICMBio; a certificação do Pacto Global da ONU e o certificado MOSS de redução de CO². “A implementação dos totens está alinhada ao compromisso de ESG assumido em 2021 pela ZAMP, máster franqueada de Burger King e POPEYES no Brasil, de garantir que 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizem tecnologias ecologicamente eficientes”, aponta o vice-presidente em desenvolvimento da ZAMP.

Olhando para o futuro

O projeto do Ecokiosk do Burger King é uma forma de aliar o conceito de sustentabilidade e tecnologia. As vendas digitais aumentaram, principalmente durante a pandemia, e a empresa passou a registrar pedidos até via TikTok em 2022. No entanto, o objetivo é criar um hub logístico próprio para se manter independente dos aplicativos de entrega existentes.

“Nosso objetivo em tecnologia é ser referência como uma foodtech, solidificando a reputação conquistada e aumentando, ainda mais, a percepção sobre a companhia, do ponto de vista de liderança e pioneirismo em restaurantes de fast food. Por isso, a tecnologia está no DNA da companhia, que investe em soluções para otimizar o dia a dia, inclusive no que se refere a sustentabilidade”, comenta Fabio Alves.

 


+ Notícias

E-commerce ou marketplace: qual é a melhor alternativa estratégica para o cliente e para a empresa?

Empresas do futuro: quais são as tendências para a educação corporativa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]