Os jovens conhecidos como Geração Z – entre 9 e 24 anos em 2019 – são heavy users de redes sociais e aplicativos de celular.
Grande parte dos membros desta geração já nasceram com computadores e celulares em casa, e são habituados desde a infância com tecnologia, Internet e inovações rápidas. No futuro, utilizarão tecnologias como blockchain, IoT e inteligência artificial com a mesma naturalidade que nós enviamos e recebemos e-mails cotidianamente.
Microinfluenciadores
Graças às redes sociais, agora todo mundo pode ser um criador e influenciador, e a Geração Z sabe muito bem como tirar proveito disso. Conteúdos e redes que não sejam abertos para interação e criação própria dos usuários dificilmente vão engajar pessoas dessa faixa etária.
Essa geração integra um grupo social que busca validação da própria imagem através da rede, com múltiplas fotos, selfies, vídeos e memes. São pessoas que estão quebrando paradigmas das gerações anteriores, e anseiam por ver diversidade nas campanhas de mídia e nos assuntos que consomem.
Estatísticas
O relatório State of Gen Z – 2019, da Zebra IQ, revelou dados atualizados sobre os gostos pessoais deste grupo, com foco em mídias digitais, propaganda e tecnologias.
Segundo o relatório, as palavras-chave da geração, que precisam aparecer nos materiais voltados para esse grupo, são fluidez, raça, gênero, sexualidade, etnias e interesses pessoais.
Veja quais são os aplicativos mais relevantes entre jovens da Geração Z em 2019, segundo a State of Gen Z:
TWITCH
O que é?
Plataforma de streaming de vídeo onde é possível assistir e conversar sobre jogos e campeonatos de eSportes. Se tornou propriedade do grupo Amazon recentemente. A maior parte do seu público são jovens do gênero masculino.
Por que é interessante?
15 milhões de usuários diferentes todos os dias, que gastam 95 minutos por dia na plataforma
2,2 milhões de transmissões mensais
895 milhões de visualizações mensais
O que é?
Plataforma para pessoas ingressarem em comunidades com interesses em comum, onde todo o conteúdo é gerado pelos próprios usuários. É considerado o “fórum 2.0”. Existem tópicos de qualquer coisa que você puder imaginar por lá. É muito forte entre jovens interessados ??em novas tecnologias, como blockchain, criptomoedas e bitcoin.
Por que é interessante?
Usuários altamente engajados, influentes, autênticos e apaixonados
542 milhões de visitantes mensais
330 milhões de usuários ativos mensais
138.000 comunidades e sub-fóruns
TIKTOK
O que é?
Aplicativo que permite que os usuários façam, compartilhem e assistam videoclipes com vários efeitos. Foi criado pela ByteDance, um dos unicórnios de startup mais valiosos do mundo. É frequentemente comparado ao Vine, e vem crescendo muito nos últimos 18 meses.
Por que é interessante?
Está gerando a próxima geração de criadores de conteúdo e de tendências
Qualquer um pode se tornar viral
27 milhões de usuários ativos mensais (69% têm idades entre 13 e 24 anos)
IMGUR
O que é?
Site para compartilhar e buscar as melhores imagens, memes e gifs. É o serviço de compartilhamento favorito da Internet para imagens de comédia.
Por que é interessante?
Base massiva de usuários altamente engajados
74% estão abaixo dos 35 anos de idade
17% dos usuários gastam mais de 10 horas por semana na plataforma
250 milhões de pessoas atingidas por mês
UNFOLD
O que é: aplicativo que está dominando o Instagram, com modelos para criação de belos Stories. Tem sido muito usado por influenciadores e marcas famosas, como Vogue e Revolve, para construir Insta stories mais bonitos e chamativos.
Por que é interessante?
19 milhões de downloads e 6,3 milhões de usuários ativos mensais
50 milhões de stories criados todos os meses (400 milhões no total)
Entre os artistas que usam estão Selena Gomez, Kim Kardashian e Mariah Carey
Marcas com as quais fizeram parceria: Equinox, The White House, Tommy Hilfger
LOMOTIF
O que é?
Plataforma e rede social de edição de vídeo focada na cultura urbana. É um concorrente em potencial do TikTok.
Por que é interessante?
40 milhões de usuários em todo o mundo
Focado nos grupos das gerações Z e Y (maior parte dos usuários entre 15 e 25 anos)
Local para criar, selecionar e coletar memes, vídeos e músicas de uma maneira divertida e autêntica.
De modo resumido, os aplicativos mais consumidos pela Geração Z apresentam recursos que contemplas as seguintes características:
Live streams ?
Memes ?
Instagram Stories ?
Influenciadores e celebridades ?
Edição de vídeo fácil e divertida ?
Comunidades para interação social ?
Jogos em portáteis ou dispositivos móveis ?
Criptomoedas ?
Streaming de músicas e mídia 100% digital ?
Diversidade, moda e costumes urbanos ?
Compartilhamento e conteúdos virais ?
+ APPS
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