/
/
A visão da OpenAI para a IA na América Latina: “Está muito bem-posicionada” 

A visão da OpenAI para a IA na América Latina: “Está muito bem-posicionada” 

Segundo Head of Global Affairs da OpenAI, região é considerada estratégica para o futuro da Inteligência Artificial.

A OpenAI foi responsável por apresentar a Inteligência Artificial para o mundo. Em 2022, com o lançamento do ChatGPT, a tecnologia que já existia há algumas décadas ganhou uma interface amigável, e permitiu que qualquer pessoa interagisse de forma conversacional com a IA. Hoje, a empresa é avaliada em US$ 157 bilhões.

E essa gigante enxerga a América Latina como uma região-chave para o futuro da IA. No Web Summit Rio 2025, Nicolas Robinson Andrade, Head of Global Affairs, Latin America & Caribbean da OpenAI, aponta que os planos para a região – e para o Brasil – são muitos.  

A América Latina está muito bem-posicionada para participar do futuro da Inteligência Artificial. Trata-se de uma região que, historicamente, adota novas tecnologias com rapidez. Temos potencial para estar entre as lideranças de IA”, afirma Nicolas.  

Para isso, o trabalho do executivo consiste em garantir que o melhor da IA chegue a todas as pessoas na América Latina. Essa preocupação com o acesso à tecnologia leva a OpenAI a realizar algumas ações específicas na região.  

No Brasil, por exemplo, o projeto Favela GPT já levou acesso à versão avançada da ferramenta para 13 favelas do Rio de Janeiro. O principal objetivo é garantir que pessoas de diversos contextos possam usar a tecnologia para compreender o poder que ela tem e, com isso, passar a usá-la no dia a dia para resolver problemas locais. 

“Para cumprir a nossa missão de levar a IA para todos, nós precisamos garantir o acesso. Por isso, além de projetos específicos, mantemos uma versão gratuita da plataforma disponível. E, para nos aproximar do comportamento dos usuários, lançamos o 1-0800-ChatGPT, que permite acessar as funcionalidades do ChatGPT via WhatsApp”, conta Nicolas.  

Parceria para acelerar 

Outra ação da OpenAI para acelerar o uso da Inteligência Artificial no Brasil é a parceria com empresas e instituições, que usam a tecnologia para acelerar processos, aumentar a eficiência e inovar. Com isso, os envolvidos nos projetos desenvolvem habilidades para trabalhar com a ferramenta.  

Um exemplo é a parceria com o Instituto de Computação da UFAM para monitoramento ambiental da Amazônia. Os acadêmicos da universidade passaram a usar o ChatGPT para conectar e analisar dados de sensores distribuídos em vários locais da Amazônia, facilitando a mensuração da qualidade da água e reconhecimento de animais silvestres.

A OpenAI também fez parte do projeto da Jusbrasil que criou uma ferramenta baseada em IA para facilitar o acesso a questões jurídicas, apoiando o entendimento de uma linguagem considerada complexa por muitos consumidores.  

As ações se estendem para setores como a educação e a agricultura, de forma que a IA passe a fazer parte da rotina das pessoas, moldando um comportamento menos resistente e mais aberto às transformações. 

Os bastidores 

Para Nicolas Andrade, quando o assunto são os grandes modelos de linguagem (LLMs), o mais importante é entender como eles são criados e treinados. Ele explica que o primeiro passo envolve o treinamento com supercomputadores, quando o modelo aprende o que pode ser dito e o que precisa ser evitado.  

No segundo estágio, são imputados conhecimentos específicos, que treinam o modelo para compreender o que é mais interessante para o usuário. O terceiro passo consiste em aumentar a diversidade das repostas.  

“A grande questão é que a grande maioria dos dados são treinados em inglês, e ainda existem grandes desafios com alguns idiomas. É preciso treinar os modelos para que eles entendam as variações da sociedade e as diferenças culturais, e por isso a importância do maior uso da ferramenta”, afirma Andrade.

Nesse sentido, ele traz o exemplo do governo da Islândia. “Eles perceberam que, com a complexidade do idioma do país, o único caminho para ter um modelo de linguagem que correspondesse verdadeiramente às expectativas era treinar os dados na língua deles. Esse projeto é um modelo de inspiração”, destaca.  

Para Nicolas, a regulação da IA é vital, mas a evolução dessa tecnologia está relacionada a três aspectos fundamentais: IA democrática, ou seja, acessível e que entende as diferenças culturais e sociais; infraestrutura; e distribuição.

“Os Estados Unidos estão se beneficiando com investimentos para aceleração da tecnologia. Mas a América Latina tem um grande potencial e também pode ter benefícios. O grande ponto é: como uma tecnologia feita por poucos países pode gerar valor para todas as pessoas ao redor do mundo?”, provoca Nicolas. 

A boa notícia é que o custo da tecnologia deve reduzir ainda mais. “Você vai ao supermercado e dificilmente encontra um produto que o preço caiu 10 vezes. Com a IA isso deve continuar acontecendo, e isso levará à adoção cada vez maior de Agentes de IA.”

IACX 2025

A Inteligência Artificial está transformando a maneira como empresas e marcas se conectam com seus consumidores. No IACX, seminário realizado pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão, lideranças compartilharão estratégias e desafios para colocar essa tecnologia revolucionária em prática.

O evento será realizado no dia 6 de maio e terá transmissão online. Inscreva-se já e não fique de fora do futuro do CX!

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]