Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro pode ser mapeado para induzir mudanças?

O futuro pode ser mapeado para induzir mudanças?

Não há nada mais invisível do que o futuro. Como podemos pensar de uma forma diferente sobre o que vai acontecer? Confira

O New Retail Summit trouxe também muitas provocações e insights sobre o futuro, ou melhor, sobre como podemos nos preparar para enfrentar o desconhecido no amanhã. Tim Lucas, da Hyper Island, voltou a conduzir os trabalhos partindo de um insight de Clifford Stoll, no início da era digital, há cerca de 20 anos, no qual dizia que a internet e o ciber-espaço não seriam jamais o nirvana.

A ideia foi ressaltar a mentalidade da época, que partia do conhecimento tácito das práticas do período. O coach da Hyper Island ressaltou que a internet foi criada pelos usuários e não por empresas incumbentes.

E são os usuários as pessoas que trazem contribuições que ajudam empresas a se desenvolver e a proporem inovações. Isso porque a internet na verdade motivou a criação e formação de redes e comunidades que se disseminam e influenciam mudanças e atitudes.

Confira a última edição da Consumidor Moderno

O fenômeno Fortnite

Um bom exemplo é o Fortnite, um jogo capaz de ir além de conectar pessoas, mas também de influenciar a cultura popular. Mais de 10 milhões de jogadores participaram do concerto do Mashmello, personagem do Fortnite, que aconteceu no ambiente do game, a grande rede social da Geração Z e da novíssima Geração Alpha.

Novamente aqui, Tim Lucas mostra como devemos estar abertos ao inesperado, aos extremos, aos momentos que se formam em novas plataformas, particularmente as digitais, onde a socialização acontece de forma intensa, de forma mais engajada que em redes sociais, digamos, convencionais.

Até coaches de Fortnite já existem… para ajudar crianças a se desenvolverem por meio do game. Isso sem contar o poder inclusivo dos eSports, que talvez possam proporcionar bolsas de estudo para os grandes jogadores. Há muito mais atletas de eSports do que de esportes de quadra.

LEIA MAIS
New Retail Summit destaca os reflexos das transformações no varejo
Serendipidade: o mindset que norteia a inovação

O jogo é a representação perfeita de um mundo enxuto, ágil, que motiva as pessoas a aprenderem, desaprenderem e a reaprenderem rapidamente. Essa é a habilidade mais relevante para quem tem a necessidade de olhar para o futuro.

Um metaverso que sinaliza o que o futuro poderá ser. Ler os sinais, ter disposição de olhar para estes momentos, fenômenos e seus desdobramentos pode gerar insights poderosos para modificar negócios.

Na sequência, o coach solicitou que os participantes organizassem discussões e gerassem ideias para projetar ou vislumbrar vetores de transformação e de cenários futuros.

De forma simples e ágil, múltiplos conceitos se combinaram em figuras nas paredes com a função de representar um “mapa” do futuro nos próximos 10 anos, repleto de sinais e insights que podem ser usados em exercícios estratégicos.

futuro

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]