Pesquisar
Close this search box.
/
/
New Retail Summit destaca os reflexos das transformações no varejo

New Retail Summit destaca os reflexos das transformações no varejo

Evento que inaugura a iniciativa Retail Meeting Days envolve 80 executivos e lideres do varejo nacional em workshop e dinâmica conduzidos pela Hyper Island

“Todos estamos no negócio de transformação, sejam homens se transformando, sociedades que se transformam, empresas que se transformam e isso em uma realidade direcionada por algoritmos”. Com essa introdução, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, deu início ao New Retail Summit, evento que inaugura o ciclo de Retail Meeting Days, do Grupo Padrão, para embarcar conhecimento de alto nível e, assim, ajudar os varejistas brasileiros a enfrentarem um período de transformações profundas.

O New Retail Summit foi concebido para debater e provocar reflexões agudas sobre novos modelos de varejo, combinando tecnologias, formatos, canais para reinventar o negócio em cada etapa da jornada do cliente. Aliás, a própria jornada do cliente ganhará novos contornos.

Para isso, a área de de conhecimento do Grupo Padrão construiu uma parceria com a Hyper Island, a mais instigantes instituição global voltada para produção de pensamento inovador para oferecer um workshop que envolvesse ativamente os participantes do evento.

Benito Beretta, diretor da Hyper Island, abriu os trabalhos contando um pouco da história da instituição, que teve sua primeira sede em um antigo presídio na Suécia, justamente para valorizar o compromisso de dar liberdade para as pessoas. Os fundadores da Hyper desde o início trouxeram profissionais de áreas diversas para oferecer diversidade ao pensamento corporativo.

Aprendendo a reaprender

“A Hyper ISland se preocupa inicialmente com o humano. Hoje à noite, depois da vinícola, teremos uma sessão especial de xamanismo e bruxaria”, brincou o coach da empresa sueca.

Ele procurou mostrar o quanto devemos nos deslocar da zona de conforto para criarmos inovação e provocarmos mudanças na vida e nas empresas.

Beretta cita Alvin Toffler e diz que os analfabetos do século XXI são aqueles que não consigam aprender, desaprender e reaprender. Isso significa que as pessoas precisam estar dispostas a reaprender continuamente, incorporando novas habilidades e ideias.

Todo esse contexto teve o objetivo de preparar os participantes para uma série de atividades baseadas em metodologias ágeis, cheias de tarefas manuais, registro de símbolos e discussões de grupo, para criar sempre mentalidades e conceitos diferentes. A ênfase é sempre nos assuntos práticos, para inspirar confiança, troca, compartilhamento.

retail

O uso constante de simbologias, histórias, metáforas, ícones e rituais faz parte da metodologia da Hyper Island, que incentiva a participação coletiva de forma leve e quase frugal.

Um bom exemplo é a metáfora do peixe fedido, ritual sueco que consiste em manter uma latinha de peixe guardada durante anos, para simbolizar aquilo que guardamos conosco e deixamos apodrecendo e toma conta de nossas ações e decisões.

“Quais os medos e anseios em relação aos da transformação digital no varejo”? Foi a pergunta que Natalia Zimerfeld, também coach da Hyper Island, fez para os participantes. Dessa forma, incentivou todos a pensarem sobre a transformação em si e o que ela representa nos níveis pessoal e profissional, liberando os “peixes fedidos” do íntimo.

Vulnerabilidade

Medo de fracasso, incapacidade de se adaptar, perda de relevância, vulnerabilidade na gestão de dados, podem levar empresas a se tornarem obsoletas nesse momento de transformação incessante. Estes foram os “peixes fedidos” descobertos no processo conduzido pela escola sueca durante a parte inicial do workshop. O fato é que o varejo está vulnerável a uma série de vetores de mudança e parece um tanto desnorteado diante desse contexto.

Conseguiremos manter a relevância da natureza humana diante da ascensão de um mundo digital?

Retail

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]