Com o objetivo de promover a inovação aberta para selecionar um negócio de impacto com foco na economia circular, O Boticário lançou o edital “Resíduo Extinto”. Em parceria com a Artemisia, o projeto irá selecionar uma iniciativa voltada à redução, circularidade, logística reversa e/ou reciclagem de resíduos sólidos para receber até R$100 mil para desenvolver o projeto-piloto. A iniciativa faz parte do Projeto Extinto, movimento criado pela marca de beleza para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos e a preservação ambiental.
“Procuramos empresas com soluções inovadoras, que estejam alinhadas com o propósito do Extinto, que é alertar a população sobre a mudança coletiva de hábitos e a importância do consumo consciente. Nosso objetivo é gerar impacto socioambiental positivo por meio de novas tecnologias, produtos ou serviços sustentáveis e, assim, contribuir efetivamente para a mudança do cenário de gestão de resíduos sólidos, fomentando negócios com atuação perene para fortalecer essa frente”, comenta Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa até o dia 18 de abril. Startups de impacto, que estejam em operação, e tenham modelos financeiramente sustentáveis, poderão participar do processo seletivo para o Resíduo Extinto, do Boticário e Artemisia. Os negócios submetidos devem estar em fase de execução, tração ou em busca de escala.
O anúncio da empresa escolhida será dado em 13 de junho, com início da parceria prevista para o mês seguinte. Após a seleção, Artemisia e Boticário irão desenhar, junto com a selecionada, um plano de trabalho com escopo e cronograma que guiará o andamento do piloto do Resíduo Extinto. Durante todo o processo, a companhia escolhida receberá suporte individual de um time de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, impacto socioambiental e outros temas pertinentes, que contribuirão para o fortalecimento da estratégia de negócio.
Artemisia entra como parceira estratégica na realização e execução do edital, intermediando a relação entre Boticário e o negócio de impacto selecionado. A organização é pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, fundada com a missão de potencializar empreendedores que criam soluções para problemas sociais ou ambientais.
“No país, há muitos empreendedores liderando negócios com enorme potencial para contribuir com soluções inovadoras para problemas críticos da nossa sociedade, entretanto, há uma clara demanda por apoio para fortalecer e impulsionar o crescimento dessas empresas. Acreditamos que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para endereçar o suporte a esses negócios de impacto e, consequentemente, alavancar mais rapidamente as transformações positivas na ponta. Por isso, a Artemisia possui uma frente dedicada a aproximar estes empreendedores – e suas soluções –, de grandes empresas focadas em contribuir com a resolução de questões sociais ou ambientais, e que ofereçam ambiente de testes, recursos e as próprias expertises para fortalecer a inovação e a geração de impacto”, pontua Priscila Martins, diretora de Relacionamento Institucional da Artemisia.
Ainda de acordo com a executiva, a organização se une a parceiros que têm a intenção genuína e ações concretas, na busca para resolução de grandes desafios da nossa atualidade, como é o caso do Grupo Boticário. Já Luis Meyer complementa que o programa Resíduo Extinto é mais uma oportunidade de fomentar a inovação aberta no Brasil, por meio da atuação responsável do Grupo Boticário. Ele ressalta ainda que a companhia é considerada a 3ª empresa de beleza mais sustentável do mundo, segundo o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global na categoria de Produtos Pessoais, em resultado divulgado em 22 de dezembro de 2023.
“A sustentabilidade é um pilar muito importante para nós, por isso, estamos sempre atentos a oportunidades e novas ideias e soluções que nos ajudem a expandir nossa atuação e fomentar negócios que contribuam efetivamente para a conservação ambiental. Esse é o nosso grande objetivo. Como empresa que atua há mais de 40 anos focada na construção de um mercado de beleza mais sustentável, utilizaremos toda a nossa expertise para impulsionar novas ideias de como melhorar o cenário alarmante de gestão de resíduos sólidos que vemos não só no Brasil, mas em todo o mundo”, comenta o executivo.
A relação entre Resíduo e Projeto Extinto, do Boticário
Atualmente, o relatório Global Waste Management Outlook 2024, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em março deste ano, revela que mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos são produzidas globalmente anualmente. Segundo a ONU, se medidas eficazes não forem implementadas, a quantidade de resíduos gerados em todo o mundo pode chegar a 3,78 bilhões de toneladas até 2050, representando um aumento de 56% em relação a 2020.
Diante desse panorama, o Boticário emite um alerta à sociedade: caso não haja mudanças nos padrões de consumo e na gestão de resíduos sólidos, os aromas naturais dos paraísos terrestres, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, estão ameaçados de desaparecer em um futuro próximo. O lançamento do programa de inovação aberta marca uma nova fase do projeto que não apenas busca sensibilizar e conscientizar a população sobre essa questão, mas também visa impulsionar iniciativas concretas que contribuam para a transformação que o Boticário defende e promove.
“Sabemos que a situação alarmante atual exige mudanças efetivas e, por isso, queremos dar o próximo passo para que o projeto Extinto, que representa um chamado urgente, seja também um impulsionador de novas ideias e soluções. Atuamos de forma consistente em torno da sustentabilidade desde o início das operações do Boticário, há mais de 4 décadas, pois esta é uma frente prioritária e que está no centro da nossa estratégia de negócio”, destaca Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Desde 2006, a marca tem estado atenta e atuante no contexto do descarte de resíduos sólidos através do Boti Recicla, um programa pioneiro de logística reversa no Brasil com uma vasta rede de pontos de coleta. Com presença em 1650 municípios brasileiros, a marca de beleza pode mitigar os preocupantes índices de descarte do país, como o baixo índice de reciclagem (apenas 4%) do lixo diário. Contudo, isso requer um apelo à sociedade para se envolver na causa, trabalhando junto a outros agentes de mudança para reduzir os impactos ambientais negativos.
Além disso, algumas marcas de perfumaria oferecem opções de refil para diminuir a geração de resíduos. Essa alternativa permite que os consumidores reutilizem as embalagens padrão com o uso do refil, resultando em uma redução de até 89% na quantidade de resíduos em comparação com a embalagem original. Esse esforço contribui significativamente para a redução da demanda por recursos naturais.
Foto: O Boticário