Tanto como cliente quanto como colaborador de uma empresa, você com certeza sente os impactos da tecnologia no seu dia a dia. Pense no cotidiano de dez anos atrás: havia menos velocidade, mas também havia menos pressa. Hoje, fluidez e agilidade são sinônimos de conforto e qualidade. Ninguém aceita esperar – e isso vale tanto para uma fila quanto para um processo truncado no ambiente de trabalho.
É nesse contexto que surgem tecnologias capazes de facilitar o cotidiano. A Apple cumpriu esse papel na vida privada, criando gadgets que funcionam como extensões do corpo humano e transformando a comunicação entre pessoas, empresas e até mesmo governos. No âmbito das organizações, ainda há muito que evoluir. É perceptível que muitas empresas ainda precisam agregar soluções aos próprios processos, ganhando agilidade e eficiência. Com isso, todos ganhariam: funcionários, clientes, acionistas, entre outros.
Atualmente, a realidade é que a solução de problemas esbarra em processos que não são fluidos e na falta de tecnologias ideais para os negócios. Foi pensando nesse cenário que a Neobpo desenvolveu a Plataforma de Automatização de Processos. Ela engloba várias tecnologias, ou seja, é como se houvesse várias ferramentas encapsuladas, o que permite atender às mais diversas necessidades dos clientes empresariais.
Facilitando processos
Segundo Rodrigo Alves, Consultor Sênior de Pré-Vendas e Soluções da Neobpo, dois fatores motivaram o desenvolvimento dessa plataforma: a mudança de comportamento do consumidor, que agora busca encantamento na jornada de atendimento, e o desejo de estar à frente da transformação dessa experiência, agregando eficiência aos processos das empresas.
“Com o entendimento dos processos das organizações podemos simplifica-los, automatizá-los e gerar ganhos”, afirma. “Dentro da Neobpo, sempre questionamos, antes de propor soluções, como podemos ajudar os clientes a solucionar desafios”. E não faltam oportunidades: é fato que cada companhia tem uma dificuldade a ser eliminada. “Temos um time de peso que une equipes internas e parceiros estratégicos”, conta. “Bem afinados, eles têm um olhar centrado na resolução dos problemas dos clientes”.
Olhar cuidadoso
Na prática, a Plataforma de Automatização de Processos permite tornar processos manuais muito mais eficientes, possibilitando um melhor aproveitamento da inteligência humana. Para a empresa, a conquista é a digitalização do negócio. “Os clientes que usam essa solução hoje têm conseguido ser mais eficientes e resolutivos”, diz.
Por meio da automatização, a Neobpo consegue gerar bons números que resultam em economia para os clientes. Alves explica que é possível eliminar de 15% a 20% dos custos de um processo ao automatizá-lo. Atividades como o preenchimento de um formulário, a captura dos dados de um documento e a confirmação da veracidade das informações são alguns dos exemplos daquilo que pode ser automatizado. “A plataforma se conecta a bases externas que trazem especificações e possibilitam a segurança da autenticidade”, diz.
Troca entre áreas
Nesse meio tempo, processos que dependem de aprovações de diferentes áreas podem ser realizados dentro da plataforma, em um workflow construído que identifica quais departamentos precisam ser envolvidos em determinada atividade. “Tarefas que antes precisavam envolver várias pessoas podem ser encapsuladas de forma inteligente, diminuindo erros, ganhando eficiência, ajudando a obter resultados”, argumenta. “Com uma ferramenta que pode ser utilizada em todas as áreas, é mais provável ter um ganho significativo”. Porém, o uso da plataforma e a disseminação dela na empresa depende muito do desafio de cada cliente: a solução é modular, ou seja, é adaptável e pode atender a necessidades diferentes.
Resultados sobre resultados
Naturalmente, com tantas informações em circulação, a plataforma tem a capacidade de capturar dados. A partir disso, Alves conta que é possível realizar uma análise detalhada, ao alimentar o motor de analytics, e extrair informações estatísticas sobre o comportamento do cliente. “Ao aplicar a solução de analytics, encontramos modelos matemáticos que conseguem ajudar a elaborar estratégias para o negócio”, afirma. “Com isso, podem-se gerar modelos de propensão que ajudam a mudar estratégias e processos”.
Nesse sentido, ele explica que a plataforma permite impactar o cliente final, mas também representa uma mudança para os colaboradores, que tendem a perceber mais valor no trabalho desempenhado. Assim, todos ganham.