Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saiba o momento certo de profissionalizar sua loja online

Saiba o momento certo de profissionalizar sua loja online

Especialista em soluções digitais para e-commerces fala sobre os passos para profissionalizar o empreendimento online

Com o aumento expressivo do e-commerce em 2020, houve uma expansão imensa de novas lojas online. Mas, apenas abrir um site sem explorar as tecnologias do mercado pode trazer resultados insatisfatórios. Por isso, é importante saber o real peso da presença online para a empresa e entender o momento de profissionalizar o negócio.

Um exemplo são lojas que funcionam pelas redes sociais, como o Instagram. É comum ver pequenas lojas ministradas por apenas uma pessoa e de forma manual: desde o atendimento ao cliente até o envio dos produtos. Ainda que essa fórmula apresente resultado, o potencial pode não estar sendo completamente explorado.

Uma maneira de ampliar o negócio é apostar na automatização da plataforma de e-commerce. Dessa forma, fica mais fácil profissionalizar a loja e migrar para um serviço especializado. E para que isso ocorra, é necessário saber o momento certo de partir para algo assim.

Primeiros sinais da necessidade de profissionalizar

“A vantagem de profissionalizar a loja online é principalmente para a estruturação do negócio. Se levarmos em conta que o lojista já tem um e-commerce, ele já está procurando a profissionalização”, é o que diz Franklin Bravos, cofundador e CEO da Signa, startup de soluções digitais para e-commerces.

Os primeiros sinais da necessidade de evoluir o negócio começam pela organização da loja. Quando o empreendedor começa a ter dificuldades para atender a demanda, esse é um ponto de atenção. Afinal, se a mesma pessoa é responsável por todos os setores, haverá um momento no qual a quantidade de pedidos será maior do que a capacidade do empreendedor em atendê-la. Nesse estágio, começa a migração para uma plataforma mais profissional, normalmente automatizada.

“O ponto de definição de profissionalização é quando o ambiente em que você está agora não te atende mais. Essa é a dor principal”, comenta Bravos.

A partir de uma plataforma mais adequada, que automatize parte do serviço, a demanda pode crescer sem dificuldades. Com isso, o negócio também sobe de nível.

Gestão eficiente durante a profissionalização

Durante o processo de profissionalizar o e-commerce, é preciso estar atento à gestão. E isso vai além de apenas organizar as atividades. Por vezes, é necessário que uma outra empresa atue nos processos e os automatize.

“Assim que começam a aparecer quatro, cinco ou mais pedidos por dia — e um vai pagar no boleto, outro no cartão, outro precisa de um link de pagamento —, isso começa a exigir uma gestão. E aí é o momento de entrar no e-commerce de verdade”, aponta Bravos.

O processo inteiro está ligado às necessidades do negócio. Se o objetivo for interligar plataformas, a gestão pode ser feita de forma automática. Agora, se o propósito for manter o negócio pequeno, a gestão manual também pode ser facilitada por ferramentas do mercado. Bravos comenta que a profissionalização pode acontecer independente do tamanho da empresa.

Para além do e-commerce

Outro sinal, que normalmente vem depois da percepção de aumento da demanda, é a integração com outras plataformas. Se a proposta for expandir o negócio, torná-lo cada vez maior, é importante investir em possibilidades de multicanais.

“O futuro da profissionalização, na verdade, é a intersecção do mundo digital, do e-commerce, marketplace, mundo físico e aplicativos de entrega. Hoje, tem vários aplicativos de entrega e eles vão começar a ter integração com e-commerce. Você compra de uma loja com e-commerce e se tem um aplicativo de entrega que atende sua região, esse aplicativo faz a entrega para você”, destaca Bravos.

Essa integração pode ser feita tanto em forma de parceria quanto de forma automatizada. E muitas vezes há plataformas que já fazem com que todo esse sistema caminhe sozinho. “O objetivo disso tudo é facilitar para o consumidor. Ele compra e recebe da forma mais rápida, na casa dele. Recebe com segurança, tranquilidade, fortalecendo o lojista regional, respeitando os canais de distribuição, fortalecendo a logística, os entregadores”, completa.


+ Notícias

A importância dos dados do e-commerce para visualizar oportunidades

Muita inovação e mais: como o e-commerce deve se portar em 2021

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]