A Meta está oferecendo bônus de contratação que chegam a impressionantes US$ 100 milhões para tentar atrair engenheiros e pesquisadores da OpenAI. A afirmação é de Sam Altman, CEO da dona do ChatGPT, durante uma entrevista ao podcast Unconfidential, apresentado por seu irmão, Jack Altman.
Mas, mesmo com as propostas milionárias, segundo Altman, a estratégia da concorrente ainda não surtiu efeito significativo. “Até agora, nenhum dos nossos melhores profissionais decidiu aceitar”, declarou.
Ele acrescentou que, para a OpenAI, a permanência de colaboradores vai além de questões financeiras: “Acho que as pessoas realmente acreditam no que estamos fazendo”, complementou.
Alfinetada à cultura da Meta
Altman também fez questão de criticar a abordagem da rival. “A tática de oferecer muito dinheiro adiantado – e acreditar que esse seja o principal motivo para alguém topar – não cria uma cultura saudável”, destacou.
O executivo avalia que manter talentos engajados vai além de bônus e salários astronômicos. “Fico feliz que nossos funcionários tenham essa perspectiva”, disse.
Meta aposta alto na corrida da IA
As propostas agressivas da concorrente fariam parte de um plano mais amplo anunciado recentemente que busca injetar cerca de US$ 14 bilhões na área de “superinteligência artificial”.
As iniciativas incluem participação significativa da Meta na Scale AI – empresa americana de Inteligência Artificial especializada em fornecer dados rotulados de alta qualidade para empresas que desenvolvem modelos de IA generativa –, bem como a contratação de Alexandr Wang, CEO da startup.
Disputa muito além da Meta
Segundo Altman, o movimento da Meta confirma que a OpenAI hoje é vista como uma das principais rivais no setor. “Tenho ouvido dizer que a Meta nos vê como seu maior rival”, relatou.
Mas, vale lembrar que a disputa por talentos em IA se intensificou em todo o mercado de tecnologia – empresas como Google e Amazon também estão aumentando os incentivos para recrutar profissionais altamente especializados de concorrentes.
A Meta não comentou o assunto ou as afirmações de Altman.
*Foto: Photo Agency / Shutterstock.com.