/
/
Meta cria laboratório de superinteligência em IA

Meta cria laboratório de superinteligência em IA

Companhia contrata o prodígio em IA, Alexandr Wang, e investe quase US$ 15 bilhões na empresa fundada por ele, a Scale AI.

A Meta deu um passo ousado na corrida global pela liderança em Inteligência Artificial (IA). A empresa fechou um acordo para investir quase US$ 15 bilhões na Scale AI, startup comandada por Alexandr Wang (foto), que agora assume um papel de destaque dentro da própria Meta.

Aos 27 anos, Alexandr Wang é considerado um dos principais nomes da nova geração de empreendedores de tecnologia. Fundador da Scale AI, Wang construiu sua reputação ao transformar a startup em referência mundial na rotulagem e organização de dados para o treinamento de modelos de Machine Learning – insumo fundamental para o avanço dos sistemas de IA.

Agora, recrutado pessoalmente por Zuckerberg, Wang liderará um novo laboratório de “superinteligência” dentro da Meta, com o objetivo de desenvolver modelos capazes de superar as capacidades cognitivas humanas.

De acordo com a imprensa internacional, a contratação de Wang faz parte de uma ofensiva maior da Meta para atrair talentos de peso do setor, inclusive com ofertas que podem chegar a US$ 100 milhões em remuneração para pesquisadores vindos de concorrentes como OpenAI.

Superinteligência e liderança global

O novo laboratório de IA da Meta nasce em meio a uma reorganização interna após desafios recentes, como o adiamento do modelo “Behemoth” e a saída de talentos para rivais. A ambição é clara: acelerar o desenvolvimento da chamada Inteligência Artificial Geral (AGI), capaz de realizar tarefas cognitivas com eficiência comparável ou superior à humana, e integrá-la aos produtos do ecossistema Meta, como o chatbot Meta AI e os óculos Ray-Ban AI.

O investimento de US$ 14,8 bilhões garante à Meta uma participação de 49% na Scale AI, que já atendia gigantes como OpenAI e Microsoft. A startup deve faturar mais de US$ 2 bilhões em 2025. A Scale AI é vista como peça-chave não apenas pela excelência técnica, mas também pela atuação em setores estratégicos, como defesa e contratos com o governo dos EUA – área de interesse compartilhado com a Meta.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]