O Mercado Pago anunciou os pilares centrais de sua estratégia de negócios para o ano, reforçando a integração com o ecossistema do grupo Mercado Livre e o lançamento de novos produtos, como a Point Tap – maquininha no celular – para fortalecer sua posição entre os bancos digitais.
No site do Mercado Livre passam mais de 60 milhões de pessoas por mês, e na plataforma do Mercado Pago são mais de 20 milhões de usuários mensais. “É uma potência muito grande de comunicação, de distribuição, para gerar valor para nossos clientes”, destaca Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.
Ele detalhou a estratégia de negócios que está por trás desse novo momento. “Queremos que nossos usuários enxerguem e aproveitem os benefícios e serviços que oferecemos em conjunto com o maior e mais reconhecido e-commerce da América Latina. Soluções de crédito, investimentos e seguros são exemplos da nossa oferta de banco digital que irão apoiar financiamento de famílias e negócios, contribuir para a proteção do patrimônio e ajudar a fazer dinheiro dos usuários render mais”, enumera.
“Para executar essa estratégia estamos aumentando nosso investimento em marketing, o mercado brasileiro é o principal foco de crescimento, onde acreditamos que o Mercado Pago tem mais potencial de crescer”, explica Pethra Vargas Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago.
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Para apresentar a estratégia de maior integração entre Mercado Pago e Mercado Livre, o grupo lançou este ano a campanha de integração. Desde então, o awareness do banco digital cresceu 40%, revela Petra, com um recorde, em março, de emissão de cartões de crédito dos últimos 14 meses.
O negócio de crédito continua a desempenhar um importante papel, como ferramenta para fornecer capital de giro a vendedores e compradores, a partir de empréstimo pessoal e cartão de crédito.
“Quando olhamos para nosso ecossistema, entendemos que podemos dar mais passos em direção à democratização do crédito em um momento em que o negócio está maduro para avançar”, avalia Oliveira..
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A frota do Mercado Livre recebeu recentemente sua quarta aeronave de carga, que coroa a integração com Mercado Pago, no hangar da Gol em Congonhas, dentro da estratégia da nova plataforma de marca “Tá Junto”.
“Quando pensamos porquê tudo isso, olhamos para todo o potencial que as duas marcas podem se beneficiar de produtos e serviços, em que 1+1 é mais do que 2”, exemplifica Petra.
Point Tap transforma celular em maquininha instantânea
Chega também ao portfólio do Mercado Pago para empreendedores e também pessoa física a Point Tap, solução disponível para Android que permite aos vendedores transformarem seu celular em maquininha para aceitar pagamento por aproximação, com facilidade e segurança.
“Ampliar o leque de meios de pagamentos é um fator importante para aumento de receita. E o grande diferencial da nossa solução neste mercado é que o empreendedor recebe o dinheiro na hora, o que é muito importante para quem está começando a empreender”, destaca Oliveira.
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A Point Tap facilita ainda o recebimento e gestão das vendas de micro a pequenos e médios empreendedores. A solução permite transações com senha acima de R$200, apoiando o caixa do vendedor.
A segurança é outro diferencial, já que cada transação contém uma criptografia dinâmica que não pode ser reutilizada, oferecendo a mesma segurança de uma operação com chip EMV – padrão para pagamentos eletrônicos seguros de débito e crédito em todo o mundo.
Cada vez mais banco com mais produtos
O Mercado Pago completa 20 anos em 2023, e desde 2018 tem autorização para operar como instituição de pagamentos. Hoje, já figura entre os principais bancos digitais do Brasil. O objetivo agora é se consolidar no top 3.
“Este é nosso desafio, e seguimos investindo para continuar a crescer. Já lançamos mais de 50 produtos nestes cinco anos para garantir que tenhamos ofertas e propostas de valor relevantes para nosso usuário”, afirma Petra.
Seguros são o próximo front que Mercado Pago quer conquistar
Com uma oferta em canais no Mercado Pago e no Mercado Livre, o objetivo da companhia é oferecer ainda mais benefícios via ecossistema, estando presente em diversos momentos da vida do usuário.
Um dos exemplos é o investimento na oferta de seguros. Atualmente, o Mercado Pago oferece em seu portfólio seguros para a vida, para acidentes pessoais, para transações e cartão e conta protegidos – que inclui proteção para Pix feito sob coação, seguro contra roubo, furto ou quebra de celular, além de garantia estendida para produtos comprados no Mercado Livre.
“Hoje somos o banco digital que mais distribui seguros de forma 100% online no Brasil. Inauguramos uma loja de seguros dentro do Mercado Livre, para que os usuários tenham acesso aos nossos produtos, além de firmar parcerias para a distribuição de seguros e assistências que protegem os clientes e melhoram a experiência no marketplace”, anunciou Tulio Oliveira.
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