Tudo o que você sabe sobre o mundo está errado? Não necessariamente, mas você estaria disposto a se testar? Gapminder é uma plataforma sueca fundada com o objetivo de desconstruir certezas sobre questões mundiais. A Gapminder identifica equívocos sistemáticos sobre tendências e proporções globais importantes, e usa dados confiáveis para desenvolver materiais de ensino fáceis de entender.
Quem nunca ouvir a clássica frase “no meu tempo era melhor”? Medidas importantes para avaliar a evolução de um país, por exemplo, filhos por mulher, saneamento básico, expectativa de vida, extrema pobreza, mudaram ao longo do tempo por país ou região.
Pode parecer contraditório, mas termos mais acesso à informação global também pode trazer a sensação de que o mundo piorou. O que a Gapminder investe é em mostrar que nem sempre as nossas percepções sobre o mundo estão corretas, e muitas vezes não passam disso: percepções, em vez de informações baseadas em dados.
Por exemplo, você sabe qual o percentual de pessoas que não têm acesso a um banheiro no mundo? Na Consumidor Moderno (depois de conhecer a Gapminder), apostamos que você chutaria algo como um terço da população. Mas, na verdade, esse índice atualmente está em menos de 10%.
O fato de cerca de 10% da população mundial não ter banheiro em casa ainda não é bom, mas é muito menor do que a maioria das pessoas pensa. Em 2000, era o dobro. Usar arbustos, campos ou outras áreas abertas para ir ao banheiro cria muitos riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.
O que a Gapminder tenta fazer ao apresentar esse tipo de pergunta, é promover conhecimento baseado em fatos sobre as atuais condições da sociedade em variados aspectos, como condições de vida satisfação, poluição, crise climática. “Se superestimarmos um problema como esse, acabamos pensando que ele é grande demais para ser resolvido. Se reconhecermos o progresso que foi feito, isso pode nos motivar a aumentar ainda mais a quantidade de banheiros no mundo”, explica a plataforma.
“Se superestimarmos um problema como esse, acabamos pensando que ele é grande demais para ser resolvido”
E por que as pessoas têm uma visão tão pessimista sobre nós mesmos? No mesmo caso do acesso à banheiros, a Gapminder destaca que as imagens veiculadas na mídia de comunidades mais pobres em lugares remotos geralmente retratam pessoas que vivem nas piores condições, sem mencionar as proporções. “Nossas impressões sobre imagens que retratam o sofrimento na pobreza são muito fortes e fazem com que a maioria de nós superestime sistematicamente a proporção de pessoas que carecem de instalações básicas”.
Para Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, o Gapminder é uma ferramenta estratégica para qualquer pessoa, e também para negócios. “Ela desmistifica nossos vieses em relação a fatos e ideias que sistematicamente são apresentados e difundidos de forma errônea”.
Como o mundo se vê é diferente de como ele é
A maioria das pessoas acerta uma em 4 respostas. A Gapminder avalia que teriam pontuado melhor se tivessem fechado os olhos e escolhido as respostas aleatoriamente, já que todas as perguntas tinham três opções de resposta, o que significa que um macaco (ou alguém com os olhos fechados) escolheria a resposta correta uem um terço das tentativas por pura sorte.
Os principais equívocos encontrados incluem:
- A crença de que combustíveis fósseis não são mais as principais fontes de energia.
- Na cabeça das pessoas há 10 vezes mais refugiados do que na realidade.
- A maioria tem a impressão de que os suicídios estão se tornando mais comuns no mundo.
- Muitos pensam erroneamente que mais de um terço de todo o lixo plástico acaba nos oceanos.
“Com a cabeça cheia de equívocos como esses, não conseguiremos construir um futuro sustentável. O conhecimento deve ser compartilhado pelo maior número possível de pessoas, se quisermos escolher o caminho certo para um planeta sustentável”, defendem os fundadores da Gapminder.
Na figura, sobre este equívoco:
A maioria das pessoas superestima o número de pessoas que não têm acesso à água potável. Provavelmente porque não querem banalizar o sofrimento de todas as pessoas sedentas do mundo. A água é uma das necessidades humanas mais básicas e hoje 70% da população mundial tem acesso a água potável em casa. Outros 20% têm acesso a um poço ou torneira a 15 minutos a pé de casa. Em todo o mundo, as tendências estão aumentando e 90% já têm acesso à água potável.
Mas muitas pessoas ainda são mortas por doenças infecciosas evitáveis e parasitas da água potável contaminada. Em alguns lugares, o nível do lençol freático está diminuindo e novas soluções são necessárias para resolver isso, mas na maioria dos lugares soluções antigas funcionariam bem. Os governos locais precisam administrar os recursos hídricos locais adequadamente, construindo mais bombas e conectando mais tubulações.
90% das pessoas já têm acesso a água potável segura, e estamos chegando perto de chegar a 100% para permitir que todas as pessoas saciem sua sede diariamente, sem adoecer.
Além da explicação para cada item, a Gapminder apresenta perguntas e respostas e sugestões de leitura sobre os temas.
Para entender o que é pobreza segundo a Gapminder
O nível 1 é composto por pessoas que ganham menos de US$ 2 por dia e vivem em extrema pobreza. No nível 2, as pessoas ganham entre US$ 2 e US$ 8 por dia. Quase metade da população mundial vive com esse nível de renda. O nível 3 é composto por pessoas que vivem entre US$ 8 e US$ 32 por dia.
Como funciona a Gapminder?
Milhares de perguntas são feitas sobre os mais variados temas em diferentes países, para avaliar a percepção das pessoas sobre os temas. Essas perguntas são respondidas pelo Gapminder a partir de dados de fontes confiáveis, como censos, organismos internacionais e pesquisas científicas.
A partir daí são identificados os piores equívocos globais – basicamente onde as ideias das pessoas são mais diferentes da realidade.
Dados fáceis de compreender
Desde a sua fundação, Gapminder desenvolveu várias visualizações de dados inovadoras. Os testes começaram em 2010. E a Gapminder descobriu que as pessoas estavam erradas sobre quase tudo em que eram testadas. Assim nasceu o Projeto Ignorance, com a missão de tentar descobrir no que as pessoas estavam erradas e por quê. Os materiais foram desenvolvidos para ajudar as pessoas a melhorar seus conhecimentos para se tornarem mais baseadas em fatos.
A próxima fase da jornada do Gapminder é expandir o projeto Ignorance e lançar um aplicativo onde as pessoas podem fazer testes e aprender fatos globais importantes.
Os serviços gratuitos da Gapminder são financiados de três formas: subsídios direcionados para projetos específicos, doações e receitas de atividades comerciais, como consultoria e palestras.