A Black Friday é a data comercial mais aguardada do ano e, no Mercado Livre, a preparação começa muito antes. Por trás de cada oferta e entrega rápida, há um tempo dedicado, tecnologia de ponta e uma logística que não para. Segundo o “Panorama do Consumo | Black Friday 2024”, realizado pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago, 85% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar as promoções do período em 2024. Além disso, 70% dos afirmam planejar suas compras com antecedência, enquanto 30% buscam por boas oportunidades de última hora.
O Centro de Distribuição do Mercado Livre, localizado em Cajamar, interior de São Paulo, é um dos espaços onde os bastidores da Black Friday se revelam. Entre os inúmeros pedidos realizados durante a temporada da Black Friday, o ritmo acelera, as esteiras se movem sem parar e cada colaborador assume um papel crucial para garantir que milhões de pedidos cheguem ao destino certo, no tempo certo.
A Consumidor Moderno realizou uma visita ao Centro de Distribuição para conhecer a logística que rege a data comercial mais esperada entre os consumidores brasileiros, onde a experiência de entrega rápida, descontos competitivos e campanhas promocionais se concretizam. Confira!
Antecipação da experiência
Na véspera da Black Friday, o Mercado Livre lançou a “Onda Amarela” de cupons em cinco capitais – Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Mais de 2 mil faces digitais dessas seis cidades exibiram, simultaneamente, durante uma hora, peças da campanha “Tá na Sua Mão” com cupons com desconto exclusivo de R$ 100 para compras no marketplace.
Além disso, a plataforma esteve presente na programação nacional da TV Globo, com diversas inserções da campanha com anúncios de ofertas exclusivas. Os descontos do Mercado Livre durante a época promocional resultaram, até na quinta-feira (29), em uma economia de R$ 25,8 milhões para os consumidores que pagaram usando o Mercado Pago.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, comenta Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre. “Com a campanha deste ano, buscamos uma interação ainda mais envolvente, aumentando o protagonismo dos consumidores”.
A preparação do Mercado Livre para a Black Friday
Além dos investimentos das campanhas promocionais, existem um espaço muito importante na Black Friday do Mercado Livre: o Centro de Distribuição, um galpão de 150,5 mil m², em Cajamar. Vale pontuar que esse não é o único CD do Meli no Brasil.
Tudo começa na separação dos produtos. Existe um espaço dedicado aos menores, e aos que têm mais de 30 centímetros de dimensão. Além disso, dentro do Centro de Distribuição do Mercado Livre existe um espaço dedicado às mercadorias dos lojistas. São prateleiras divididas por “ruas” – longos corredores com prateleiras carregadas de produtos e itens ofertados no marketplace –, para facilitar a logística.
E, falando em logística, a curiosidade é que os produtos não estão separados por itens. Exemplo: não há um espaço onde estão só os celulares, e outro onde é possível encontrar itens de papelaria. Estão todos misturados nas prateleiras ao longo das ruas do CD, e existe uma explicação para isso: caso haja uma promoção, é evitada a aglomeração de pessoas em um único lugar. Ao ser feita uma compra pelo cliente no site, será indicado o “endereço” correto do produto.
Quando os produtos chegam ao CD, passam por uma área que verifica a qualidade de cada um. Em caso de avarias, são trocados em um espaço chamado “área de inventário”. Alguns podem ser consertados, mas, caso não haja essa possibilidade, são encaminhados à área de descarte.
Máquina e homem
Além dos 4 mil colaboradores que trabalham no CD, o Mercado Livre tem em sua operação 340 robôs autônomos (tecnologia “Shelves to Person”). Integrado ao trabalho dos colaboradores do centro logístico de Cajamar, a tecnologia reduz o tempo de processamento de pedidos na operação em até 20% e é capaz de processar até 20 mil itens por dia. Os robôs, que se assemelham a discos com cerca de 1 metro de diâmetro, pesam 145 quilos, atingem velocidade máxima de 2 m/s e são capazes de suspender e transportar até 600 quilos de mercadorias. O tempo de autonomia é de oito horas, com duas horas de recarga, deslocando-se de forma autônoma para as estações de recarga.
Após os produtos serem coletados e separados, são enviados em caixas, por esteiras, à área de embalagem. Nesse espaço, as mercadorias são embaladas tanto por máquinas – que estão em fase de teste – como de forma manual. Esse último formato é o mais utilizado. Assim, se aproxima do fim da etapa do produto dentro do Centro de Distribuição.
No espaço onde são feitas as embalagens, novas esteiras levam os produtos a um escorregador. Nelas, há uma câmera que identifica o destino colado na etiqueta. Assim, os produtos seguem para as caixas e, por último, são enviados aos caminhões para os mais diversos destinos no Brasil.