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Mercado de luxo: outlets ganham relevância e atraem grandes varejistas

Mercado de luxo: outlets ganham relevância e atraem grandes varejistas

Segmento que cresceu muito nos últimos anos ganha novas roupagens que se refletem em expansão

O mercado de luxo está enfrentando um período de crescimento notável, apontando para um aumento de 5 a 12% até o final deste ano. Isso ocorre após um ano de recordes em 2022, no qual o setor de luxo atingiu um valor de mercado estimado em € 345 bilhões, de acordo com estudo da Bain & Company. Surpreendentemente, esses números positivos surgem em meio a uma série de desafios econômicos, prejuízos geopolíticos e incertezas macroeconômicas.

“A indústria do luxo está passando por uma nova fase depois do crescimento pós-pandemia, com novos indicadores de resiliência, estabelecendo quem ganha e quem perde”, disse Claudia D’Arpizio, sócia e líder da área de Global Luxury Goods and Fashion da Bain & Company.

“As marcas que desejam ter sucesso precisam estar focadas de forma holística nos consumidores; equilibrar sua exposição em cada região; oferecer propostas de alto valor com a entrada de novos clientes e promover experiências em escala, além de impulsionar peças icônicas, atemporais e atrativas”, complementa a executiva.

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A vez dos outlets

Os outlets de venda de marcas de luxo são destinos cada vez mais populares para consumidores que desejam adquirir produtos de alta qualidade a preços mais acessíveis. Nos outlets de multimarcas, especialmente aqueles que abrigam grifes estrangeiras, são destinos que merecem atenção. Nos últimos anos, esses estabelecimentos estabeleceram uma confiança sólida por dois motivos principais: oferecer descontos generosos e disponibilizar produtos que desafiam a moda sazonal e geralmente são ofertas de coleções passadas.

Mas, atenção, apesar de serem famosos pelos descontos, não se engane: as lojas de grife nos outlets não oferecem pechinchas extraordinárias “A lógica da exclusividade das marcas prevalece mesmo nos outlets. Assim como os brechós de luxo, esses outlets guardam looks atemporais. Ao contrário das tendências passageiras das estações, essas peças são duradouras, garantindo um toque de elegância atemporal ao seu guarda-roupa “, explica Camile Stefano, consultora de moda e imagem.

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Expansão do Catarina Fashion Outlet

Recentemente, o Catarina Fashion Outlet, um dos destinos de compras e entretenimento, que atrai não apenas moradores locais, mas também visitantes de outras cidades e países e que está localizado a 45 minutos de São Paulo, anunciou a expansão de sua área com um investimento de R$ 200 milhões.

Com lojas da Osklen, Gucci, Carolina Herrera e Calvin Klein, a expansão dará oportunidade para mais 150 lojas, praticamente dobrando o tamanho do centro de compras. Catarina é o segundo centro de compras em relevância dentro do portfólio da JHSF Malls, um empreendimento que tem se destacado no cenário de shopping centers e centros comerciais no Brasil.

O grupo varejista Aste que atua com grande foco nos segmentos de acessórios, vestuário e calçados e é também a distribuidora exclusiva das marcas Allbags, Caterpillar, Coach NY, Diesel, JanSport, Kipling, UGG, Reebok, Original Penguin e Hoka, anuncia a abertura de quatro novas lojas no Outlet, marcando um passo significativo no plano estratégico de expansão da empresa, que conta com 111 lojas abertas em todo o país, com previsão de abertura de mais oito.

Felipe Ernani, VP do Grupo Aste, comentou sobre a estratégia de expansão da empresa: “Estamos animados com a abertura dessas novas lojas. Nós já temos outlets de Diesel e UGG no Catarina Fashion Outlet e adicionar mais quatro ao nosso portfólio, na nova área de expansão, proporcionará aos clientes uma experiência de compras única, com uma ampla variedade de produtos a preços altamente competitivos”.

A marca francesa Le Creuset, que está há 98 anos no mercado, em mais de 70 países com uma ampla linha de produtos e utensílios para servir, cozinhar e decorar também irá inaugurar sua primeira loja no outlet e a 12ª no país. “A partir do crescimento da marca tomamos a decisão de voltar o olhar para as nossas lojas próprias no Brasil, que começou com a nossa primeira abertura em Brasília em 2013, até a mais recente em Florianópolis, totalizando 11 lojas. Estamos desenvolvendo uma estratégia de expansão onde visamos alcançar 30 lojas abertas no país até 2026”, afirma Alexandre Pinto, CEO Latam.



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