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McDonald?s tem resultados ruins na América Latina

McDonald?s tem resultados ruins na América Latina

Empresa apresentou queda de 11,5% nas vendas e de lucro líquido 98% menor, por conta do desaquecimento do mercado

A Arcos Dorados, maior franqueada do McDonald?s no mundo e maior operadora de restaurantes da América Latina, revelou números ruins no terceiro trimestre deste ano. A empresa disse que suas vendas recuaram 11,5% na comparação com o mesmo período de 2013, para US$ 904 milhões, afetadas pelo ambiente macroeconômico ruim da região. 

Os números também foram impactados pela desvalorização cambial, especialmente na Argentina, e pela situação bizarra envolvendo a empresa na Venezuela (o preço do Big Mac foi congelado pelo governo e o produto foi retirado do cardápio).

Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses e excluindo variações cambiais, porém, houve crescimento de 7,4% nas receitas. A Arcos Dorados espera fechar o ano com um crescimento no piso de suas expectativas, entre 9% e 11%. Esses números já haviam sido revisados para baixo depois das vendas fracas durante a Copa do Mundo.

Os lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (Ebitda) recuaram 26,9% sobre o mesmo período de 2013, para US$ 66,1 milhões, e os lucros líquidos caíram 98%, ficando em apenas US$ 240 mil, em uma conjunção de menores resultados operacionais e câmbio negativo.

A expectativa da empresa é de continuidade dos tempos difíceis. ?Os resultados ficaram abaixo de nossas projeções, devido ao ambiente econômico enfraquecido na região. Verificamos, porém, evidências de estabilização e, para o fim do ano, estamos otimistas quanto ao desempenho de nossas ações promocionais?, afirmou Woods Staton, CEO da Arcos Dorados, no relatório de resultados da companhia.

No mercado brasileiro, as vendas cresceram 3,7% em termos totais, com a abertura de 71 restaurantes, mas recuaram 2,4% quando consideradas apenas as lojas abertas há mais de 12 meses. Segundo a empresa, o resultado foi impactado negativamente pela Copa do Mundo na primeira quinzena de julho e pelo ambiente econômico no país.

A empresa opera 833 pontos de venda no mercado brasileiro. O Ebitda recuou 1,3% e a margem da operação caiu 61 pontos-base, para 12,1%, como resultado das atividades promocionais desenvolvidas para atrair os consumidores, como o lançamento de novas sobremesas e o retorno do Chicken McBites.

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