A rede de fast food McDonald’s anunciou nesta manhã um plano de reestruturação da companhia em todo o mundo. Segundo o presidente da empresa, Steve Easterbrook, prioridade imediata é restaurar o crescimento da marca, que vem sofrendo trimestres seguidos de quedas nas vendas.
“A prioridade imediata para o nosso negócio é restaurar o crescimento sob uma nova estrutura organizacional para prover um maior foco no consumidor, melhorar nossos fundamentos de operação e dirigir um compromisso de operar bons restaurantes”, disse o executivo em comunicado.
Para voltar a crescer, a rede aposta no fortalecimento da efetividade e eficiência na operação. Esse conceito será levado também para novos mercados. “Vamos reestruturar nosso negócio dentro de novos segmentos que combinem mercados com necessidades, desafios e oportunidades para crescimento”.
A reestruturação começa em julho deste ano e atingirá quatro mercados: Estados Unidos, que concentra 40% do lucro operacional da empresa; mercados internacionais, que são países como Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido; mercados de alto crescimento, como China, Itália, Polônia, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça e outros que, juntos, representam 10% do lucro da companhia; mercados fundamentais, que têm potencial de operar a rede McDonald’s com o modelo de franquia, como é o caso da América Latina.
“Nossa nova estrutura será suportada pelos times com menos burocracia e nossos mercados serão organizados em torno desses drivers de crescimento”, disse Easterbrook, em comunicado.
A disciplina financeira está na pauta da companhia, que quer economizar aproximadamente US$ 300 milhões até o fim de 2014. O refranqueamento de cerca de 3.500 restaurantes até o fim de 2018, a fim de aumentar o percentual de restaurantes franqueados de 81% para 90%. Ao menos 1.500 operações serão refranqueadas até 2016.
É esperar para ver se os resultados vão aparecer e, assim, o Ronald volta a sorrir.
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