O maior varejista do País, o Grupo Pão de Açúcar anunciou aumento de 10,9% na receita líquida no terceiro trimestre deste ano – um total de R$ 15,6 bilhões. O valor elevou em 9,3% o lucro líquido do grupo, que ficou em R$ 390 milhões.
O varejo alimentar do grupo, Multivarejo e Assaí, registrou lucro líquido de R$ 185 milhões – um crescimento de 4,9% em relação ao terceiro trimestre de 2013.
Já o lucro da Via varejo, cujos resultados foram apresentados ontem (30), o lucro líquido foi de R$ 224 milhões, alta de 21,9%.
Segundo o relatório do GPA, os diversos modelos de negócios influenciaram positivamente nos resultados. “A estrutura multiformato, as sinergias entre os negócios e as iniciativas em multicanalidade tem permitido ao GPA apresentar crescimentos de venda mesmo diante de um cenário mais desafiador”.
No período, o grupo inaugurou 50 lojas no trimestre: 31 Minimercado Extra, 2 Minuto Pão de Açúcar, 2 Assaí, 11 Casas
Bahia e 4 Pontofrio. Nos últimos 12 meses são 146 aberturas.
No desempenho por categorias, os alimentos tiveram um crescimento de 2,3% no conceito “mesmas lojas”, ao passo não alimentos cresceram 3,6%. Apesar da alta, o grupo avalia que o período foi “afetado negativamente pelo desempenho de julho”, em razão da Copa do Mundo.
Outras varejistas que anunciaram seus resultados do terceiro trimestre, como Hering e a própria Via Varejo, também destacam o efeito Copa como negativo nos resultados.
Quanto aos investimentos, eles totalizaram R$ 532 milhões. Somente Multivarejo e Assaí foram responsáveis por 66% do investimento total e 27% foram investidos na Via Varejo.
Segundo a empresa, o foco dos próximos meses é no crescimento orgânico, com mais aberturas de lojas.
Leia mais
Lucro líquido do Magazine Luiza cresce 66%
Via Varejo vê receita cair no trimestre
Arezzo&Co cresce 12,2% no trimestre
Natura cresce 4,8% no trimestre
Vendas da Hering caem no terceiro trimestre