Pesquisar
Close this search box.
/
/
O marketing autêntico de Diogo Defante

O marketing autêntico de Diogo Defante

Fenômeno da internet o humorista Diogo Defante se transformou num case sobre marketing e comunicação autêntica; ele falou sobre isso durante o MMA Impact 2023

Nesta quarta-feira (12), na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o MMA Impact contou com a participação do humorista Diogo Defante para falar sobre irreverência, marketing e comunicação no mundo digital.

O MMA Impact, é um festival tem como principal objetivo mostrar o impacto da inovação na comunicação e nos negócios. A contribuição de Diogo foi justamente avaliar os caminhos da comunicação de massa em um cenário pulverizado e dinâmico como é o digital.

Diogo se transformou em um fenômeno do humor na Internet pelo tom despojado e muitas vezes “sem filtro”. Uma característica que para uma geração que não conheceu Hermes E Renato (MTV) e repórter Vesgo (Pânico TV), por exemplo, soe como inédito.

No entanto, Diogo mostra autenticidade e competência em entender como funciona o fluxo atual de comunicação digital para massa. O humorista tem cerca de 3 milhões de fãs nas redes sociais e conta com apoio de grandes marcas.

O sucesso também foi catapultado pela participação na transmissão da Copa do Mundo do Qatar pela CazéTV, onde Diogo, em tom desafiador e bem humorado, trazia novidades de bastidores durante as transmissões ao vivo dos jogos pelo YouTube da CazéTV (outro case de sucesso).

“O Cazé fez o convite e topei na hora. Foi uma experiência incrível. Uma vitrine que me trouxe um milhão de seguidores só com essa participação”, conta Diogo.

Conheça o Mundo do CX

Moderação, marketing e relação com as marcas

Ser irreverente e ter marcas apoiando não é tarefa fácil para quem produz conteúdo humorístico na internet. Apesar das marcas entenderem o potencial desses comunicadores, há sanções, e muitas vezes isso pode criar “ruído” com o público do humorista.

Nesse caminho, Diogo explica que essa moderação e a relação com as marcas hoje já é muito bem resolvida. Diogo diz que a experiência também traz a bagagem necessária para esse tipo de negociação.

“Como artista você tem que ter o feeling para que a comédia não seja agressiva e as pessoas recuem. Já as marcas no início tinham uma dificuldade para entender, achavam que eu era doidão. Mas depois acontece e atualmente é tranquilo”, explica Diogo.

Para ele, as marcas percebem que se for “fake” não haverá engajamento na internet. “Nem para mim nem para a marca”, avalia Diogo.

São camadas que os humoristas hoje devem avaliar e ter a gestão inteligente dessa moderação quando assumem um compromisso com uma marca.

Diogo comenta: “Minha comédia é muita escrachada. Mas nunca vou para um caminho preconceituoso. Tudo tem que ter um balanço. Muitas vezes eu prefiro que o alvo seja eu, o palhaço, como é na comédia clássica”.

O “publi” também mudou

Ainda sobre marcas e conteúdo para internet, Diogo também ressaltou como o conhecido “publi”, aquela publicidade nas palavras do apresentar, mudou com a chegada do digital.

O humorista diz que entender aqueles fãs que estão desde o início com você é fundamental e isso não pode ser negligenciado pelas marcas. “Quando as marcas vieram me procurar eu tive que explicar isso. Olha, eu preciso falar com meu público, não posso me moldar porque meu público me conhece. Então, é sobre um balanço nessa hora também. Tem que ficar bons para os dois lados. Ou o impacto desejado não acontece”, conta Diogo.

Sobre essa linguagem Diogo, diz que as marcas já entenderam que isso deve ser respeitado para obterem sucesso na internet. “Na TV sempre foi tudo muito moldado. Era uma comunicação de um para todos. A internet é uma comunicação de comunidade para comunidade”, define Diogo.

Ainda sobre essa particularidade do digital, o humorista explica que no caso da publicidade a edição dos vídeos também é muito importante. “Meu fã não pula anúncio no meu canal porque eu me preocupo durante a edição deixar meu tom, meu jeito, ao anunciar uma marca. Estou sendo eu mesmo durante um ‘publi’. Quando a marca entende todos saem ganhando”, resume Diogo.

Ao final da apresentação, fica claro que o poder de comunicação e a autenticidade imposto pela geração nativa digital mudou a forma de fazer marketing para internet.  Humanizar e deixar o conteúdo mais natural possível para o público é fundamental.

“Eu entendo que muitas marcas não têm ligação com o estilo do meu conteúdo, e tá tudo certo. Mas eu preciso ser fiel com quem está ali comigo desde o início”, comenta Diogo. “É sobre não confundir seu público, quem te apoia e para quem você está ali na internet, de verdade”, conclui o humorista.



+Notícias

Qual o papel do líder do futuro? 

PodPah e o fenômeno da comunicação autêntica 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]