Nesta quarta-feira (12), na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o MMA Impact contou com a participação do humorista Diogo Defante para falar sobre irreverência, marketing e comunicação no mundo digital.
O MMA Impact, é um festival tem como principal objetivo mostrar o impacto da inovação na comunicação e nos negócios. A contribuição de Diogo foi justamente avaliar os caminhos da comunicação de massa em um cenário pulverizado e dinâmico como é o digital.
Diogo se transformou em um fenômeno do humor na Internet pelo tom despojado e muitas vezes “sem filtro”. Uma característica que para uma geração que não conheceu Hermes E Renato (MTV) e repórter Vesgo (Pânico TV), por exemplo, soe como inédito.
No entanto, Diogo mostra autenticidade e competência em entender como funciona o fluxo atual de comunicação digital para massa. O humorista tem cerca de 3 milhões de fãs nas redes sociais e conta com apoio de grandes marcas.
O sucesso também foi catapultado pela participação na transmissão da Copa do Mundo do Qatar pela CazéTV, onde Diogo, em tom desafiador e bem humorado, trazia novidades de bastidores durante as transmissões ao vivo dos jogos pelo YouTube da CazéTV (outro case de sucesso).
“O Cazé fez o convite e topei na hora. Foi uma experiência incrível. Uma vitrine que me trouxe um milhão de seguidores só com essa participação”, conta Diogo.
Moderação, marketing e relação com as marcas
Ser irreverente e ter marcas apoiando não é tarefa fácil para quem produz conteúdo humorístico na internet. Apesar das marcas entenderem o potencial desses comunicadores, há sanções, e muitas vezes isso pode criar “ruído” com o público do humorista.
Nesse caminho, Diogo explica que essa moderação e a relação com as marcas hoje já é muito bem resolvida. Diogo diz que a experiência também traz a bagagem necessária para esse tipo de negociação.
“Como artista você tem que ter o feeling para que a comédia não seja agressiva e as pessoas recuem. Já as marcas no início tinham uma dificuldade para entender, achavam que eu era doidão. Mas depois acontece e atualmente é tranquilo”, explica Diogo.
Para ele, as marcas percebem que se for “fake” não haverá engajamento na internet. “Nem para mim nem para a marca”, avalia Diogo.
São camadas que os humoristas hoje devem avaliar e ter a gestão inteligente dessa moderação quando assumem um compromisso com uma marca.
Diogo comenta: “Minha comédia é muita escrachada. Mas nunca vou para um caminho preconceituoso. Tudo tem que ter um balanço. Muitas vezes eu prefiro que o alvo seja eu, o palhaço, como é na comédia clássica”.
O “publi” também mudou
Ainda sobre marcas e conteúdo para internet, Diogo também ressaltou como o conhecido “publi”, aquela publicidade nas palavras do apresentar, mudou com a chegada do digital.
O humorista diz que entender aqueles fãs que estão desde o início com você é fundamental e isso não pode ser negligenciado pelas marcas. “Quando as marcas vieram me procurar eu tive que explicar isso. Olha, eu preciso falar com meu público, não posso me moldar porque meu público me conhece. Então, é sobre um balanço nessa hora também. Tem que ficar bons para os dois lados. Ou o impacto desejado não acontece”, conta Diogo.
Sobre essa linguagem Diogo, diz que as marcas já entenderam que isso deve ser respeitado para obterem sucesso na internet. “Na TV sempre foi tudo muito moldado. Era uma comunicação de um para todos. A internet é uma comunicação de comunidade para comunidade”, define Diogo.
Ainda sobre essa particularidade do digital, o humorista explica que no caso da publicidade a edição dos vídeos também é muito importante. “Meu fã não pula anúncio no meu canal porque eu me preocupo durante a edição deixar meu tom, meu jeito, ao anunciar uma marca. Estou sendo eu mesmo durante um ‘publi’. Quando a marca entende todos saem ganhando”, resume Diogo.
Ao final da apresentação, fica claro que o poder de comunicação e a autenticidade imposto pela geração nativa digital mudou a forma de fazer marketing para internet. Humanizar e deixar o conteúdo mais natural possível para o público é fundamental.
“Eu entendo que muitas marcas não têm ligação com o estilo do meu conteúdo, e tá tudo certo. Mas eu preciso ser fiel com quem está ali comigo desde o início”, comenta Diogo. “É sobre não confundir seu público, quem te apoia e para quem você está ali na internet, de verdade”, conclui o humorista.
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