/
/
Qual o papel do líder do futuro?

Qual o papel do líder do futuro?

Como os líderes podem equilibrar novos comportamentos, demandas, tecnologia e negócios de impacto no futuro? Ex-CEO da Lacoste e Pandora fala sobre este desafio

Qual o caminho para o líder equilibrar novos comportamentos, demandas, tecnologia e ocupar uma posição de impacto nos negócios do futuro?

As repostas estiveram dentro de um dos painéis do MMA Impact,  festival sobre inovação, marketing e negócios, realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O evento reúne em diversas sessões mais de 100 palestrantes para analisarem o futuro da comunicação de marcas, liderança, estratégias de conteúdo e o cenário digital em que as empresas estão inseridas agora.

Na manhã desta terça, durante o painel “Liderança e Gestão para C-Level: qual o papel do líder do futuro”, a jornalista Adriana Ferreira conversou com Rachel Maia, CEO da RM Consulting e ex-CEO da Lacoste e Pandora.

O conteúdo versou sobre o papel do líder do futuro, mas tendo como pilares as características que hoje constroem os skills necessários para quem deseja estar à frente de uma empresa.

O líder do futuro se constrói no agora

Para Rachel Maia, equilibrar as novas demandas de tecnologia e negócios e ter um olhar humano para a gestão de pessoas é o básico. Indo um pouco além, Rachel destaca como é importante estar atento às “últimas transformações e o impacto de suas escolhas e ações”.

“O líder do futuro se constrói no agora”, diz Rachel. “Uma das características do líder do futuro está em uma liderança humanizada, descentralizada, ter escuta ativa e gerar um ambiente psicológico equilibrado”, comentou a jornalista Adriana Ferreira.

Para Rachel Maia, essa não é “uma missão fácil”. “Ser um líder do futuro é ter todos esses skills e ainda colocar pautas atuais como diversidade, inclusão, equidade de gênero e sustentabilidade sendo assuntos prioritários e influenciadores dentro das organizações”.

Conheça o Mundo do CX

 Convicção

Será que ao longo dos anos, lideranças foram sendo construídas mais pelos desafios externos do que pelas suas qualidades? Na verdade, é o conjunto desses fatores, segundo as convidadas do painel. A capacidade de liderar está justamente na interpretação de todas essas variáveis e a definição de um propósito como empresa.

Para Rachel, isso tem ligação direta com a “convicção em liderar”. “A convicção também é muito importante. Além do preparo, você tem que estar disposto e ter coragem”, pontua.

Liderar e pensar no futuro é estar com um olhar atento e mais amplo sobre negócios e pessoas. “O líder do futuro tem que abrir o olhar para talentos ‘do outro lado da ponte’”, frisa Rachel.

Para ela, as empresas precisam deixar certas convicções de lado se quiserem ser relevantes em seus segmentos e terem líderes inspiradores mais adiante. “Insistimos em pegar talentos dos mesmos lugares. Isso está errado. Para o futuro, se você não cruzar ‘pontes’, você não trará a diversidade tão aclamada agora”, explica Rachel Maia.

Mentoria, aprendizado e cuidados

Toda trajetória de um líder também é repleta de aprendizados. Para Rachel, com mais de 31 anos de experiência, “saber ouvir é uma característica fundamental em um líder”. Rachel cita Luiza Trajano (Magalu) e Pedro Passos (Natura), como alguns de seus mentores em sua trajetória.

Liderar também é sobre cuidar da saúde mental, pontuam as convidadas do painel. Nesse ponto a conversa se apoiou em exemplos de escuta ativa, ouvir seu time, ter empatia e estar muito atento aquilo que pode ser nocivo para a saúde mental de um líder e sua equipe.

“Às vezes um líder não consegue ouvir. Levantar a cabeça e olhar o seu entorno, seu ecossistema imediato, é tão importante quanto conhecimento acadêmico e profissional. Mas será que os líderes de hoje estão fazendo isso de forma suficiente?”, questiona Rachel.

Para a especialista, “se colocar num Olimpo” e fazer com que as pessoas apenas coloquem suas ideias em práticas é muito perigoso hoje. “A liderança deve vivenciar a estratégia”, frisa Rachel.

O líder deve estar preparado para mudanças

Arrojo e mudanças também foram pontos destacados por Rachel na figura de um líder. Dentro dessas características, ela entende que “viver a diversidade na sua profundidade não pode intimidar um líder”.” Experimentar várias formas é a maneira de estar mais presente e à frente de uma companhia”, diz.

Rachel explica também que “conhecimento leva ao poder”, ou seja, para ela, leitura é também um dos melhores caminhos para se construir novos skills de liderança. “Além, é claro, da vivência diária e contato com pessoas”, completa Rachel.

Por fim Rachel Maia destaca que a cada período é preciso se reinventar. E toda pessoa que almeja a liderança dentro de sua profissão, precisa estar aberto ao novo e buscar essa evolução diariamente. “Hoje o que tem me inspirado muito a me reinventar, são pessoas e Sustentabilidade”, diz Rachel.

Para a ex-CEO, esse papo de que Sustentabilidade não tem retorno para os negócios “é uma bobagem”. “Estou fazendo mias um MBA justamente para provar que Sustentabilidade é um bom negócio. Estou a olhar para o futuro”, conclui Rachel Maia.



+ Notícias

Tecnologia humanizada: O caminho mais curto para colocar o cliente no centro 

Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]