A retenção e fidelização de clientes são essenciais para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. Nesse sentido, a automação de marketing tem o importante papel de trazer mais eficiência a essas campanhas, sem deixar de lado a personalização das mensagens. Como aponta Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing e autor de livros como “Princípios de Marketing” (1980), “Marketing 4.0” (2016) e “Marketing 5.0” (2021), conquistar um novo cliente pode custar até sete vez mais do que manter um antigo.
É fácil entender o motivo. Enquanto um consumidor novo precisa ser educado na marca e conduzido pelo funil de vendas do zero, um cliente que já conhece a marca representa uma possibilidade para o negócio aumentar seu faturamento sem realizar grandes investimentos na atração. Por isso, a automação de marketing é essencial.
A E-goi Digital Solutions, especializada em automação de marketing omnicanal e soluções sob medida, está demonstrando isso na prática. A empresa aponta que o programa de loyalty – outro nome para a ferramenta –, utilizado principalmente em marcas de e-commerce e varejo, aumentou em até 15% o ticket médio das vendas.
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O potencial da automação
Segundo levantamento da consultoria McKinsey, empresas que utilizam a automação de marketing têm um aumento de até 10% na receita anual, e uma redução de até 30% nos custos de marketing. Não só isso, mas se trata de um mercado em ascensão que, segundo dados da Research and Markets, deverá alcançar US$ 9,5 bilhões até 2027.
“Quando personalizadas de acordo com os interesses e necessidades do cliente, as estratégias de fidelização são capazes de criar experiências de marca mais envolventes, o que leva a uma maior satisfação e lealdade do consumidor”, explica Andreia Botelho, account manager da E-goi Digital Solutions. “O cliente se torna um verdadeiro embaixador da marca e, por estar satisfeito, recomenda os produtos ou serviços a outras pessoas. Desta forma, a relação será mais a longo prazo, a um custo menor e com um ticket médio maior”.
Mais tecnologia, mais inteligência
A digitalização tem um papel importante nesse processo. Se antes os programas de fidelização envolviam cupons, cartões físicos e outros artifícios, hoje empresas conseguem ter mais agilidade, controle e inteligência nos disparos de peças de marketing. Com a tecnologia, os negócios podem monitorar o desempenho dos programas de fidelização de clientes e loyalty com base em dados e em tempo real. Há ainda a possibilidade de ajustes instantâneos para maximizar o retorno sobre o investimento realizado na automação.
Não só isso, mas a ferramenta também contribui para que empresas conheçam melhor seus clientes e seus comportamentos de consumo. Também auxilia na identificação de possíveis abandonos da marca, tomando medidas preventivas para manter sua lealdade.
Como aponta Andreia Botelho, as tecnologias emergentes contribuem ainda mais para a eficácia e funcionalidades da automação do marketing. “A tecnologia, por meio da Inteligência Artificial (IA) e do smart-wifi – uma plataforma inteligente de gerenciamento de redes móveis wireless –, por exemplo, permite enviar uma oferta relacionada a um produto já adquirido pelo cliente online assim que ele se aproximar da loja física. Em um cenário hiperconectado, com elevada concorrência, é preciso ir além do tradicional. Unificar os dados, segmentar a base, automatizar campanhas e criar um sistema de loyalty é um caminho de sucesso para as empresas explorarem”.