Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Para executiva da Amazon, experiências com IA devem ser tão confiáveis quanto poderosas

Para executiva da Amazon, experiências com IA devem ser tão confiáveis quanto poderosas

Talita Taliberti, Country Manager de Alexa no Brasil, fala sobre o futuro das experiências com IAs generativas e uso da voz e a responsabilidade em proteger a privacidade e a segurança dos clientes

Nos últimos meses, a Amazon aportou diversas inovações entre novos produtos e funcionalidades para a Alexa no mercado brasileiro. Talita Taliberti, Country Manager de Alexa no Brasil, conta que entre as novidades estão os novos “gatilhos” com detectores de som e para o aplicativo Alexa novas “Rotinas”, pré-configuradas, que facilitam o dia a dia dos clientes possibilitando acionar e programar seus dispositivos de Casa Inteligente

Desde o ano passado, a Alexa também passou a oferecer aos clientes brasileiros a possibilidade de escolherem uma nova voz para o dispositivo com timbres masculinos e configurar o Amazon Kids, onde os responsáveis podem criar perfis para as crianças terem uma experiência Alexa adequada ao público com menos de 12 anos. 

Em termos de produtos, no último dia 20 de setembro, a Amazon apresentou o novo Fire TV Stick 4K com Alexa, até 30% mais potente do que a geração anterior e com suporte para Wi-Fi 6. Além disso, em maio deste ano foi lançado o novo Echo Pop e a nova geração de dispositivos Echo Dot, oferecendo aos clientes ainda mais opções de como eles podem usar a Alexa.

“A Amazon sempre busca colocar os clientes no centro de sua experiência, tudo o que desenvolvemos é pensado para oferecer interações significativas e relevantes conectadas à realidade atual. Além disso, seguimos evoluindo a experiência com Alexa e nossos dispositivos, de acordo com as necessidades e funcionalidades para o bem-estar das pessoas”, pontua Talita Taliberti.

Atualmente, a Amazon tem 18 dispositivos com Alexa disponíveis no Brasil. Além disso, Alexa também está disponível no aplicativo gratuito para smartphones Android e iOS, nas Claro TV+ Box, no novo smartwatch i2GO Track GO, além das SmartTVs de marcas como Samsung e LG, e outros dispositivos com Alexa integrada.

Alexa Brasileira

Talita Taliberti detalha como tem sido a adaptação da IA Alexa para o público brasileiro. Em termos de personalidade, ela afirma que a Alexa está totalmente inserida no contexto cultural brasileiro. “Não se trata de uma tradução da experiência de fora. Alexa entende todos os sotaques, o ‘inglês brasileiro’ e sabe o que está acontecendo nos esportes, na TV e nada redes sociais”, frisa Talita.

A executiva conta que a “nossa” Alexa canta samba, tem seus artistas brasileiros favoritos, imita celebridades, adora festa junina e Carnaval e se atualiza continuamente para estar sempre conectada às novas tendências entre os brasileiros. “Experimente pedir para a Alexa abrir ‘Hora da História’ e você verá que ela conta historinhas originais para crianças e recriações dos clássicos do folclore brasileiro”, revela a executiva.

A importância da evolução da IA generativa

Com todo o impacto trazido pela inteligência artificial nos últimos anos, o ChatGPT (que completará um ano em novembro) foi um “divisor de águas” no entendimento do potencial da IA para a experiência do cliente. Sobre isso, Talita vê com naturalidade e entusiasmo todo esse avanço e interesse do público pela inteligência artificial.

“O nível de engajamento que vimos em torno da IA generativa nos últimos meses confirmam nossa antiga crença de que as pessoas querem que a tecnologia ajude a tornar suas vidas mais fáceis. E estamos muito entusiasmados por estarmos exatamente no meio de um ponto de inflexão, onde os mais recentes avanços tecnológicos em IA, amplificarão a velocidade e as possibilidades de como Alexa irá facilitar a vida das pessoas em suas casas ainda mais”, comenta Talita.

Nesse contexto, Talita diz que uma das missões da Alexa é “evoluir na forma como os clientes interagem com a tecnologia ao seu redor” – especialmente em casa. “É o que chamamos de ‘Inteligência Ambiente’, oferecendo tecnologia à disposição do cliente quando precisa, e ficando em segundo plano quando não precisa, permitindo com que se concentre no que mais importa, como por exemplo a conexão com a família. Além disso, tecnologia conectada e realizando ações do mundo real para facilitar suas vidas, como tocar uma música, apagar as luzes, ou trazendo as notícias do dia”, resume Talita. 

IA não pode propiciar experiências ruins para os clientes

No caso da Alexa, a experiência inserida dentro da rotina das pessoas, dentro de suas casas, eleva ainda mais o nível de expectativa do consumidor quando ele se depara com um atendimento de voz automatizado de uma empresa.

Certamente num futuro próximo, quando este consumidor, cada vez mais habituado com a experiência Alexa, se deparar com a possibilidade de um atendimento automatizado via voz sua expectativa será diferente. As IAs generativas e comandos de voz carregam consigo a possibilidade de um contato mais natural e fácil, que será cada vez mais buscado em uma experiência digital com uma marca. Uma relação na qual não se espera que a IA proporcione experiências ruins para os clientes.

Sobre este desafio, em obter o equilíbrio entre inovação e resolutividade, Talita entende que confiança é a base para o sucesso na experiência do cliente com novas tecnologias. “A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos. Obtemos o conteúdo de Alexa de várias fontes, incluindo Amazon, provedores de conteúdo licenciado e sites populares. Ao fornecer uma resposta da Web, deixamos claro aos clientes a origem da resposta. Também temos sistemas desenvolvidos para detectar e bloquear conteúdo ofensivo ou potencialmente prejudicial antes de ser fornecido aos clientes”, exemplifica Talita. 

A executiva ainda reforça: “Experiências alimentadas pela IA generativa devem ser tão confiáveis quanto poderosas. Acreditamos fundamentalmente numa abordagem ponderada e deliberada à forma como construímos e implementamos novas tecnologias de IA, ao mesmo tempo que continuamos a conceber os nossos produtos e serviços para proteger a privacidade e a segurança dos nossos clientes e para lhes proporcionar controle sobre a sua experiência, tal como sempre fizemos”. 

Foto: Paulo Vitale

O futuro das IAs generativas

“A assistente virtual agora será capaz de se ajustar às pausas e hesitações naturais, adaptar o tom e a emoção com base no contexto da conversa, integrar maior personalidade e responder mais rapidamente. Se ativado, os clientes poderão até interagir com Alexa sem precisar usar a palavra de ativação toda vez que falar, e mantendo o contexto ao longo da conversa”, explica Talita.

“Falar com Alexa será mais natural e coloquial do que nunca, e a capacidade de Alexa de raciocinar, inferir a intenção do cliente e compreender solicitações complexas melhorará notavelmente”, afirma Talita. “A IA generativa nos aproximará de um novo paradigma de computação que combina inteligência artificial avançada, como a IA generativa, com conexões do mundo real, voz, toque e uma infinidade de dispositivos inteligentes em residências para criar experiências altamente personalizadas, proativas e intuitivas”, completa a executiva.

Sobre todo esse valor da IA e da experiência Alexa, Talita resume: “Nosso foco é sempre trazer mais facilidade para a vida de nossos clientes e a assistente virtual da Amazon é uma facilitadora e aliada das pessoas em suas rotinas. O uso de Alexa para múltiplas tarefas do dia a dia é uma realidade, isso porque a interação por voz é algo simples de se adotar. A voz é a primeira forma de comunicação que usamos”.

5 pilares do uso de IA generativa na experiência Alexa

Conversacional: Evolução da experiência conversacional, cada vez mais intuitiva e natural, incluindo entendimento de contexto, entonação e linguagem corporal;

Aplicações do mundo real: A assistente virtual precisa continuar sendo capaz de agir no mundo real, e trazer informações atualizadas;

Personalização: Cada casa e pessoa da família é única, e a experiência precisa ser adequada a cada um;

Personalidade: Você não quer um companheiro utilitário em sua casa, você quer um com personalidade. É um dos motivos pelos quais Alexa já faz parte de tantas famílias e continuará melhorando;

Confiança: Valorizar a confiança dos nossos clientes em nós – nunca vender os seus dados pessoais e conceber produtos e serviços para proteger a sua privacidade e segurança, mantendo os clientes no controle de sua experiência.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]