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Saiba como usar IA no e-commerce para melhorar vendas e CX

Saiba como usar IA no e-commerce para melhorar vendas e CX

Melhorar a experiência de compra é fundamental para atrair a atenção dos consumidores no ambiente online

A compra online já se tornou um hábito, e em muitos casos, uma preferência dos consumidores. Com um universo quase infinito de opções para os consumidores escolherem no e-combmerce, é preciso se diferenciar em todos os pontos da jornada para garantir o carrinho cheio e a compra realizada com sucesso. Uma das ferramentas mais eficientes para otimizar esse processo é a inteligência artificial. Mas você sabe onde usá-la para tornar a experiência de compra irresistível?

A busca pelo produto ideal precisa ser assertiva e rápida para que o consumidor não abandone a loja em apenas um clique. Para evitar isso, a experiência de compra deve ser facilitada e prática.

O uso da inteligência artificial já pode ser reconhecido em diversas áreas e segmentos diferentes, incluindo o e-commerce. “O mercado online utiliza a tecnologia como estratégia para aumentar as vendas”. É o que defende Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu.

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“Os lojistas devem se atentar e utilizar os recursos de inteligência artificial em todos os períodos do ano, especialmente nas datas que merecem uma atenção especial, não apenas em relação aos estoques abastecidos, mas para garantir uma infraestrutura adequada, que permita atrair consumidores e oferecer uma experiência de compra diferenciada, que faça o negócio se destacar da concorrência”, recomenda Schiavini.

IA traz melhor experiência de compra

Segundo um levantamento feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. A pesquisa ainda analisou que 78% deles afirmam comprar uma ou mais vezes por mês. Para manter a atração dos consumidores o ano inteiro, o executivo recomenda o uso de ferramentas de IA.

“Algoritmos inteligentes podem otimizar as estratégias de relacionamento com o cliente e a experiência de compra, aumentando a conversão e a fidelização”, ressalta o especialista.

Um levantamento da Microsoft, aponta que até 2025, aproximadamente 95% de todas as interações com clientes serão feitas através de canais suportados pela tecnologia de IA. Pensando nisso, Schiavini sugere alguns exemplos de aplicação de inteligência artificial no varejo online que vão melhorar a experiência de compra dos clientes:

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Vitrines de recomendação autônomas

Esse é o mesmo recurso usado nos streamings como Netflix e Spotify, mas no e-commerce ele recebe o nome de vitrines inteligentes. Ao acessar uma loja virtual, o consumidor é atraído por uma “vitrine” que destaca ofertas e produtos alinhados aos seus interesses e aos interesses do lojista, incluindo lançamentos e promoções como “compre junto”.

Essa personalização é automatizada pela inteligência artificial e ajuda na conversão de mais vendas.

→ Busca inteligente

Um sistema de busca eficiente também contribui para o sucesso das vendas. Os que usam inteligência artificial são chamados de busca inteligente e facilitam a navegação do consumidor, tornando a experiência de compra mais simples e agradável.

No caso da SmartHint, por exemplo, além da busca, o sistema faz recomendação proativa de produtos e traz recursos como:

• Busca por voz

A pesquisa fica ainda mais simples. Basta que o cliente clique no microfone e fale o que está procurando.

• Busca por imagem

O consumidor mostra ou tira uma foto do produto desejado e a inteligência artificial faz o reconhecimento de imagem, mostrando resultados iguais ou semelhantes.

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→ Recuperação de carrinho é CX puro

Assim como nos exemplos anteriores, aqui a automação e a personalização se destacam. Ao identificar um carrinho abandonado, a inteligência artificial usa dados do cliente, informações do seu perfil de consumo e os passos dados durante a navegação na loja, para gerar automaticamente um e-mail marketing instigando-o a retomar a compra. É possível também usar pop ups no próprio site da loja, que aparecem antes da janela ser fechada, entre outras estratégias.

→ Precificação de produtos

A utilização da inteligência artificial no e-commerce também pode ser aplicada na precificação de produtos, facilitando e potencializando essa etapa de trabalho. A tecnologia permite a coleta e análise de dados de vendas internos e externos, faz comparações dos preços com os da concorrência e define o preço ideal das mercadorias de forma automática.

Conheça o Mundo do CX

A SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line.

Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como “vendedores virtuais” e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar, em média, em 30% as vendas online das marcas.



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