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Varejo online ganha espaço e fatura mais no Dia do Consumidor

Varejo online ganha espaço e fatura mais no Dia do Consumidor

Empresas que se planejaram para homenagear o consumidor com boas ofertas lucraram com a data

O Dia do Consumidor mostrou que os clientes estão dispostos a ir às compras, desde que haja boas ofertas e condições. A Infracommerce, maior ecossistema digital independente para e-commerce da América Latina, registrou no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, um aumento de 21% no faturamento das empresas B2C que fazem parte da sua base de clientes. A data costuma ser um dos dias mais movimentados do varejo online.

De acordo com a companhia, somente no dia 15 foram mais de 13 mil pedidos realizados, 12% a mais se comparado ao mesmo dia de 2022. Na data, as empresas faturaram R$ 44 milhões em vendas online, com um ticket médio de R$ 886. “O balanço mostra que o e-commerce está se fortalecendo. As pessoas estão cada vez mais habituadas a comprar online”, comenta Marcel Jacob, vice-presidente de B2C da Infracommerce.

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Esportes & Lazer e Saúde & Bem Estar lideram compras

O segmento de Esportes e Lazer foi o que apresentou o maior número de pedidos na Semana do Consumidor, revelou um levantamento da base de clientes da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina.

O segmento mais buscado teve mais de 166 mil novos pedidos em comparação com a semana anterior, um crescimento de 155,54%. O segundo lugar mais buscado pelos consumidores na plataforma da SmartHint foi o de Pet Shop, com 142,53% de crescimento, com quase 4 mil pedidos a mais.

Já no levantamento da Infracommerce, o setor de Saúde & Bem Estar foi o que mais tirou proveito da data. No dia 15, foi registrado em crescimento de 61%, considerada toda a semana, o aumento foi de 149%.

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Em seguida, o setor de Eletro & Eletrônicos cresceu 43% em cima da data e 99% no recorte semanal, também quando comparado ao mesmo período de 2022. Para completar o pódio, a terceira posição ficou com o Moda, Acessórios e Calçados, representado por aumento de 41% nas vendas do dia e 42% nas vendas da semana.

Os dados são baseados nos clientes que possuem a ferramenta da empresa, startup do grupo Magalu, e revelam um crescimento de 23% no faturamento total de uma semana para outra. O número de visitantes na plataforma também cresceu 32,47%, enquanto a taxa de conversão teve um aumento 4,39%.

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Não só um dia, mas uma Semana do Consumidor

Embora a celebração aconteça no dia 15, as empresas aproveitam toda a semana para aquecer as vendas com ofertas e promoções. Entre os dias 13 e 17 de março, mais de 165 mil pedidos foram realizados na Infracommerce, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados, a Semana do Consumidor foi responsável por R$ 131 milhões em faturamento, cerca de 25% a mais do que em 2022. Neste ano, foram mais de 400 mil itens vendidos por um ticket médio de R$ 790.

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Esse cenário de oportunidades deve ser visto de forma bem estratégica pelos varejistas, pois, segundo dados da Ebit Nielsen, o período representa 34% de todo o faturamento anual dos e-commerces e lojas virtuais. Para Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, os números mostram o quanto as datas comemorativas movimentam o comércio e são uma ótima oportunidade de melhorar as vendas.

“Datas sazonais trazem sempre boas chances de alavancar as vendas, mas os varejistas devem preparar seu comércio bem antes para não serem pegos de surpresa pela falta de experiência e planejamento. Ser estratégico e pensar em proporcionar ao cliente uma boa experiência de compras é fundamental para escolher as principais ferramentas que serão utilizadas, atraindo e fidelizando os consumidores como consequência”, afirma o executivo.



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