Pesquisar
Close this search box.
/
/
As lições do Pinterest e da Fresh Direct para o varejo online

As lições do Pinterest e da Fresh Direct para o varejo online

O que o Pinterest e a Fresh Direct têm em comum? O Shoptalk 2018 deu algumas pistas, mas os consumidores é que respondem

Ben Silbermann, Co-fundador e CEO do Pinterest, falou no Shoptalk 2018 sobre como a característica da rede social que comanda pode estimular vendas que respondam às necessidades dos clientes de forma simples e gratificante. Ele fez uma apresentação sobre como as descobertas visuais transformam a experiência de compra e contou sobre o progresso do modelo de e-commerce do Pinterest, baseado na busca por imagens inspiradoras que possam ser adquiridas por um clique no celular.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O CEO do Pinterest lembra que sua grande referência de experiência de compra na infância era ir ao shopping. Ver o layout do shoppings, as vitrines, pesquisar CDS, roupas e ver como tudo era desenhado para motivar a compra.

Mas hoje tudo mudou. A compra on-line permite que o consumidor possa fazer descobertas visuais em velocidade nunca imaginada em um passeio no shopping. Um aplicativo como o Pinterest traz milhões e milhões de ideias para cupcakes, roupas, pratos, louças, enfim, tudo o que uma pessoa possa sonhar.

Leia também
O varejo físico está de volta, e cada vez mais digital

Descobertas

Os usuários do Pinterest conseguem descobrir coisas, produtos, ideias que sempre estiveram em sua imaginação. Eles acessam a plataforma de mente aberta, não por acaso, 9 de cada 10 usuários usam o Pinterest para comprar. Eles têm diante dos olhos uma fonte inesgotável de ideias e estímulos visuais diariamente.

É muito simples encontrar ideias visuais do que tentar descobri-las na ferramenta de busca. O que é impressionante na descoberta visual é que ela reflete uma inspiração indefinível do cliente. Há mais de um bilhão de imagens no Pinterest, organizadas e classificadas de forma a serem encontradas por quem procura um objeto específico.

O problema que aflige todos os profissionais de marketing ou de vendas é como podem fazer seus produtos serem descobertos e escolhidos pelos clientes? A descoberta visual do Pinterest é uma resposta efetiva para essa questão. Os consumidores podem fazer buscas visuais, por imagens, usando recursos intuitivos e inteligentes que permitem aos clientes localizar cada vez mais rapidamente o que procuram.

As imagens representam o futuro da personalização, partindo da inspiração, para a descoberta e daí para a venda efetiva do produto idealizado pelo cliente.

Leia também
As estratégias de Macy’s e Target para lidar com a transformação digital

A personalização chega à mesa

Na sequência, e ainda na trilha aberta pela personalização tremenda que o consumidor busca, Jason Ackerman, co-fundador e CEO da Fresh Direct, foi entrevistado por Virgínia Simms, da McKinsey, para responder a uma pergunta central: para onde caminha o comércio online de alimentos?

Jason Ackerman, co-fundador e CEO da Fresh Direct, foi entrevistado por Virgínia Simms, da McKinsey

A evolução da venda on-line de alimentos e refeições é um dos eldorados do varejo e, no Brasil, o principal desafio do e-commerce. Segundo a área de inteligência do Shoptalk, é um setor em ebulição, com muitos novos negócios sendo criados. Compreender como ajustar logística e oferta para entrega rápida, tanto do alimento pronto quanto da refeição que pode ser preparada rapidamente, vai de encontro a um estilo de vida mais fluido e despojado, sem a obrigação da compra recorrente.

Jason diz que a empresa conseguiu organizar uma rede de fornecedores baseada em parceiros locais que abastecem sua cozinha e centro de produção diariamente, para garantir o frescor e qualidade dos alimentos. “Uma das coisas que fazemos, é todo dia fazer testes de produtos no site, colocando sempre um diferente em destaque, o que permite monitorar qual ideia tem mais aderência em determinada época do ano”, diz o CEO.

Leia também 
As lições da Amazon Go para o varejo global

Virgínia, da Mc Kinsey, diz que fica impressionada com a variedade de opções oferecida pela plataforma, e que deve ser complexo gerenciar os dados referentes à tantas escolhas que devem ser geradas diariamente. Jason diz que um dos segredos da Fresh Direct é seguir as expectativas que os clientes têm a partir da qualidade que encontram nas lojas físicas. Nesse sentido, a apresentação do produto, do alimento, é essencial.

O site também se redefine para o cliente conforme a hora do dia, ajustando-se para atender demandas e expectativas diferentes. Assim, a Fresh Direct oferece alimentos diferentes no sábado à noite no domingo à noite, justamente porque a forma de consumo é diferente.

“Acreditamos fundamentalmente que há oportunidades on-line que permitam desenvolver negócios de alimentos frescos, no horizonte futuro, as pessoas vão quebrar a barreira sobre como devem fazer uma refeição. Elas querem soluções, ideias, rapidez e comer melhor, de forma mais saudável”, concluiu Jason.

Essa busca por personalização e identidade no que se compra e no que se come une negócios tão distintos quanto Pinterest e Fresh Direct. E deve também entrar na agenda de nossos varejistas.

Leia também
Mensagem para você: tem robôs querendo vender de tudo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]