Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo físico está de volta, e cada vez mais digital

O varejo físico está de volta, e cada vez mais digital

As notícias da morte do varejo físico foram exageradas. As novas lojas embarcam tecnologia digital e geram valor para os clientes. Elas estão de volta

Consumidores estão procurando por novas alternativas e estimulando os varejistas a atendê-los. Além da migração para o e-commerce, os clientes estão saindo dos subúrbios, levando ao fechamento recorde de lojas nessas regiões e procuram mais valor em todas as compras.

Ainda assim, há sinais de renovação no horizonte: depois do melhor Natal em anos, varejistas comentam que estão compreendendo melhor as mudanças no comportamento do consumidor e adaptando suas estratégias. Esse foi um dos pontos de debate que ocorreu no Shoptalk 2018, evento que debate o novo varejo e que ocorre em Las Vegas (EUA).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

As perspectivas do varejo e as mudanças que eles estão fazendo tendo em vista as mudanças das preferências dos consumidores foram debatidas por nomes de peso, como Gilbert Harrison, fundador e Chairman emérito do Harrison Group; Carrie Ask, presidente de Global Retail da Levi’s; Billy May, CEO da Sur La Table e Ken Worzel, presidente da Nordstrom.com.

Gilbert é uma lenda do mercado financeiro, personalidade extremamente bem humorada e carismática. Em sua opinião, a Nordstrom, representada no painel, é a melhor loja de departamentos dos Estados Unidos. Ele questionou Carrie Ask, da Levi’s, sobre o futuro da loja física. Para ela, a loja precisa entregar mais: mais experiência, mais ideias, mais qualidade.

Ken Worzel concorda, mas acredita que as lojas devem ser locais de descoberta, de exploração, de sentir e que eliminem as fronteiras com o digital. “Quando pensamos em expansão, temos sempre de pensar na viabilidade. Nova York, por exemplo, não precisa de uma nova loja. É um mercado supercompetitivo e bem atendido”. Já Billy May diz que é preciso criar motivos consistentes que façam os consumidores entrarem nas lojas, e para isso as lojas da Sur La Table precisam oferecer expertise, conhecimento de causa, para justificar o tempo dos clientes.

Leia também 
Mensagem para você: tem robôs querendo vender de tudo

O que é experiência?

Para a Levi’s, experiência não é colocar um cofre shop dentro da loja, é algo que vai além disso é que possa fazer sentido para cada cliente pessoalmente. Carrie diz que a Levi’s agora oferece pequenos serviços de alfaiataria, não só para reparos e ajustes, mas para assegurar detalhes personalizados nas roupas.

Ken diz que a Nordstrom foca mais em serviços e no engajamento do cliente. “Fazemos um bom trabalho servindo ao cliente. E aprendemos muito com isso, e sabemos que sair para comprar está em mudança e ainda assim precisamos preservar essa proximidade que temos com as comunidades no entorno das lojas”, explicou o CEO da Nordstrom.

Marketing não é apenas alcançar e reter, mas alcançar e comunicar, e isso se baseia em transmitir histórias consistentes, defende Billy May. Essa visão de marketing, para a Nordstrom, passa por uma nova forma de descoberta pelo cliente. Uma descoberta mais fashion. Na Levi’s, o trabalho passa por combinar diversas mídias e a avaliação de como o consumidor responde em cada canal.

Leia também 
As lições da Amazon Go para o varejo global

“Se eu fizesse o painel há um ano, perguntaria quanto dinheiro cada rede aqui ganharia no e-commerce. Hoje, essa pergunta inclui como se comportam as vendas em uma perspectiva omnicanal. Qual é a medida do sucesso nesse ambiente no qual tudo é digital”, questiona Harrison. Carrie diz que a empresa analisa três dados principais, em quatro modelos de negócios divididos em 12 países e mercados diferentes para obter uma visão mais consistente de como se desenvolve a performance.

Para Billy May, o fundamental, o indicador básico de sucesso, é a confiança que o consumidor deposita na marca, e o quanto essa confiança está representada na consistência dos canais, evitando distorções entre eles e na experiência oferecida.

Mais de 650 mil pessoas participam dos cursos de culinária promovidos pela Sur La Table e, dessa forma, conseguem sentir e se envolver com uma experiência autêntica com a marca. Isso coloca o varejo na perspectiva de não fazer das lojas um repositório de mercadorias. Ken diz que a loja precisa permitir um descobrimento constante do que ela oferece. A descoberta fashion deve servir a jornada do cliente, fazer sentido para ele.

Para a Levi’s, os provadores agora estão no foco. É por isso que há muita inovação voltada para os provadores: esse local que normalmente foi desenhado para ser um espaço com um espelho. Mas o momento de experimentar um jeans deve ser mais simples e inteligente para os consumidores.

Leia também 
O mapa da inovação do varejo europeu: o que podemos aprender?

A nova geração

Diante de tantos rótulos e diferenças geracionais, como o varejo deve reagir? A autenticidade em volta da experiência é que é prioritária, na opinião de Billy May, para ser importante para cada consumidor, particularmente os mais jovens. No fim do dia, consumidores procuram o que é mais relevante para eles, e isso faz com que a rede tenha de correr riscos de certo modo. As empresas de varejo precisam ser veículos de autoexpressão, que tragam mais serviços e mais ideias para os consumidores.

Em resumo, não há apocalipse no varejo. As boas marcas prevalecerão, não haverá apenas um canal de varejo, e um bom exemplo é a Levi’s dada como morta há alguns anos. Ela está viva e bem. Isso porque ela nunca perdeu a capacidade de colocar o cliente no centro. Essa é uma lição valiosa que pode ser praticada por todos os varejistas que pretendem ser relevantes na era digital. Uma era que está transformando o varejo, e fazendo das lojas físicas espaços de descoberta e de experiência como nunca foram.

A loja física está morta. Longa vida à loja física, relacional, sensorial e digital.

Leia também 
A sua empresa quer inovar? Que tal olhar para dentro de casa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]