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Adoção de IA pelo varejo vai aumentar 150% em três anos, aponta pesquisa

Adoção de IA pelo varejo vai aumentar 150% em três anos, aponta pesquisa

Relatório Global de IA em Finanças, da KPMG, revela o nível de maturidade do setor de consumo na adoção das novas tecnologias

Uma pesquisa realizada pela KPMG apontou que atualmente 33% das empresas do setor de consumo e varejo adotam, de forma parcial ou ampla, a Inteligência Artificial (IA). Mas esse indicador pode chegar a 85% nos próximos três anos, um aumento de mais de 150%.

Quando questionadas sobre a implementação da IA generativa, a adoção desse recurso pelas empresas é mais tímida: 14% já a utilizam hoje em dia e 60% pretendem adotar a tecnologia nos próximos períodos. Os dados fazem parte do “Relatório Global de IA em Finanças” (do inglês, KPMG Global AI in Finance Report).

 Avanços consideráveis

Com relação ao nível de maturidade do setor de consumo e varejo na adoção da inteligência artificial, o relatório aponta que 55% das empresas já estão implementando o recurso, 27% estão liderando o uso e apenas 18% estão na fase inicial. Além disso, as empresas da área investem atualmente 9% do orçamento em IA. Nos próximos três anos, esse aporte deve chegar a 13,8%.

Para Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, o setor de consumo e varejo está avançando consideravelmente na adoção da IA nas finanças. “Houve um aumento devido a benefícios como o processamento de dados, relatórios eficazes, análises preditivas e em tempo real. No geral, a maioria das empresas relatam que retornos gerados estão atingindo ou superando as expectativas e pode acarretar impactos em vários setores no futuro.”

 Segurança e privacidade de dados preocupa

Quando questionados sobre barreiras para adoção de IA nas empresas, os executivos de consumo e varejo disseram que a principal delas é a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (58%), seguida pela falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%). Apesar dos obstáculos, o levantamento mostrou que foi registrado 29% no Retorno Sobre Investimentos (ROI) em IA no setor de consumo.  

Segundo Rodrigo Gonzalez, sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, as empresas estão recorrendo à IA em vários aspectos das suas áreas financeiras. “Os resultados da pesquisa indicam que a contabilidade e o planejamento financeiro foram as áreas que mais tiveram avanços na implementação e no uso de IA, principalmente, devido aos potenciais benefícios que ela traz para muitas de suas atividades, que podem ir desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até dados em tempo real e análise preditiva.”

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