Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mais lições de liderança: luxo, esporte, valor e valores

Mais lições de liderança: luxo, esporte, valor e valores

NRF 2024 traz algumas leituras curiosas sobre o novo perfil de liderança

Earwin “Magic” Johnson, lenda do basquete, 5 vezes campeão da NBA, 2 vezes medalhista olímpico, primeiro e único “rookie” (calouro) a ser o melhor jogador das finais da NBA na história, faz um apelo para que os jovens tenham mentores. Seu painel na NRF 2024 foi uma daquelas jogadas que mudam partidas e campeonatos. O evento anual, que reúne o ecossistema de varejo americano e atrai milhares de brasileiros todo mês de janeiro para Nova York, estava dentro do formato consagrado. Mas “Magic” Johnson quebrou o protocolo, saiu da poltrona e trouxe seu entrevistador, John Furner, presidente da poderosa Walmart para sentar na escada do palco.

“Magic” fez a mágica e se colocou no mesmo nível da plateia. Um gesto simbólico, que diz muito sobre o que um líder da atualidade deve ser: comunicador, acessível, inclusivo, focado em números e dados. Mas “Magic” tem trunfos adicionais: foi um jogador de basquete absurdamente criativo, que jogou em um time lendário e ganhou campeonatos lendários com o Los Angeles Lakers. As mágicas realizadas nas quadras, alimentaram um espírito de admirável resiliência, dedicação e vontade real de aprender e reaprender.

Das quadras, Earwin “Magic” Johnson trouxe a vontade irresoluta de ganhar e de melhorar. Sua nêmesis, seu grande adversário era Larry Bord, extraordinário ala do Boston Celtics, rival histórico dos Lakers, o estimulou a sempre aprender novas formas de melhorar seu jogo. E esse princípio norteia sua carreira como empreendedor, à frente da Magic Johnson Enterprises. Seus negócios passam por franquias da NFL (Los Angeles Dodgers), WNBA (Los Angeles Sparks), seguros (EquiTrust Life Insurance Company) e food service (SodexoMAGIC).

Craque nas quadras, “Magic” Johnson mostrou ser um líder com imenso carisma. Ao descer do palco, o agora executivo procurou se mostrar autêntico e acessível. Ele falou sobre seus feitos no esporte e o quanto sua carreira o ensinou a ser mais competitivo e mais respeitado como empreendedor. Ainda assim, Johnson não deixou de ressaltar que é um homem de números. Ele até mesmo revelou que sua filha adolescente pediu para que ele a financiasse em um negócio digital, o que só aconteceu após ele pedir um Business Plan. Somente após mostrar números e estimativas, sua filha conseguiu o aporte do pai para iniciar seu negócio.

Um exemplo repetido

O exemplo de “Magic” Johnson, à parte seu carisma, pode ser encontrado em outros CEOs presentes à esta edição da NRF. Phillipe Schaus, CEO da Móët ã, Bob Eddy, CEO da BJ’s Wholesale Club, Antônio Vincent, Presidente da Mars Wrigley North America, fizeram declarações semelhantes.

E o que vem a ser valor? Ele ultrapassa o custo, o preço e representa um ganho para o cliente, na forma de serviços, preferência, recorrência, lealdade até. E todos os CEOs mostraram sua capacidade de entender como gerar essa noção de valor, seja na forma de serviços, seja na combinação com outros players para criar ecossistemas.

Poucas indústrias são mais eficientes na atribuição de valor quanto o luxo. É impressionante perceber como o luxo ganhou mais espaços, explorando mídias sociais, influenciadores, diversificando ofertas e aumentando a aspiração e o diálogo com consumidores dos mais diferentes perfis. O luxo consegue ser frugal e até “detonado”, assumindo aparências “sujas” para ir de encontro às aspirações das gerações mais jovens.

Ainda assim, nem mesmo nas quadras ou nas lojas mais requintadas, é possível ter certeza de que as condições de sucesso permaneçam intocadas no futuro breve. Isso porque lideranças, muitas vezes, são beneficiadas por circunstâncias e não necessariamente pelas habilidades disponíveis.

Desconstrução x Reconstrução

O CEO de qualquer empresa enfrenta muitos obstáculos, cada vez mais complexos e multifacetados em nossa era conturbada. Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence e talentosa trend setter (caçadora de tendências), destaca mudanças sensíveis nos padrões de consumo:

  • No Japão, mais fraldas geriátricas são vendidas do que fraldas para bebês, sinalizando a dramática mudança demográfica em praticamente todos os países (longevidade e envelhecimento populacional);
  • Na Califórnia (e em muitas outras localidades, São Paulo, por exemplo), o custo de vida supera a renda média da população; Crescimento acelerado do consumo de segunda mão, consequência da queda de renda e de uma consciência ambiental desfocada – o segundo maior app de e-commerce do ecossistema da Alibaba, na China, é o Idle Fish, especializado em artigos de segunda mão);
  • A adoção de IA por varejistas vai atingir 80% de penetração em 2 anos.

Estes fatores, somados a muitos outros, comportamento do consumidor, padrões de consumo da Geração Z que são adotados pelas demais gerações, mudança climática, conflitos armados, estão criando uma onda de desconstrução de verdades e modelos.

Esse é o copo meio vazio

O copo meio cheio sinaliza a chegada de uma era de reconstrução. E essa transição vai demandar habilidades muito específicas das lideranças. A constante é a geração de valor para o cliente. As variáveis passam pelo grau de desconstrução que irá afetar cada segmento. No varejo, por exemplo, essa desconstrução promete ser intensa. A loja orientada à exposição de produtos para venda simples, serão colocadas de lado, lentamente, pelo consumidor a procura de dopamina e refúgio.

Quais são as habilidades que as lideranças devem ter para tomar decisões de melhor qualidade, diante de variáveis tão incontroláveis e com dados tão contraditórios entre si? O que vem a ser curto prazo é longo prazo diante desse ciclo de desconstrução permanente que impacta negócios e sociedades?

Valores são a nova âncora

Equilibrar circunstâncias, habilidades, valores e bom senso, com disposição infatigável para comunicação formam o núcleo central do CEO, do líder com mais chances de ser bem-sucedido.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]