O número de consumidores que tem a intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados passou de 92% em 2015 para 56% neste ano, segundo mostrou pesquisa da Boa Vista SCPC, divulgada hoje (09).
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 31 de maio, com consumidores de todas as regiões do Brasil. E mostra que a queda nessa intenção é maior nas classes DE (de 91% para 52%), mas o recuo abrange também as classes AB (menos 29 pontos percentuais) e C (queda de 32 pontos percentuais).
Segundo a empresa, 45% dos respondentes afirmaram que o alto endividamento e a falta de condições financeiras são os principais motivos para não comemorar a data. Para outros 12%, a principal razão é estar desempregado.
Entre os que vão comprar, a tendência é que o presente vire uma lembrancinha: apenas 39% planejam gastar mais que no ano passado, enquanto 33% gastarão menos e 28% destinarão a mesma quantia para presentear no Dia dos Namorados.
Com isso, o valor dos presentes também teve redução este ano, passando para R$ 260 em média, em comparação a R$ 313 em 2015. No geral, 67% gastarão no máximo R$ 200.
Diante desse valor, cresceu a proporção de consumidores que pretende comprar itens de perfumaria e cosméticos (de 8% para 14%). Apesar disso, itens de vestuário e até smartphones aparecem entre os presentes favoritos, com 27% e 18% da intenção, respectivamente.
O item que segue em primeiro lugar entre os favoritos, porém, estão relacionados a experiência e não a produtos. O levantamento revelou que a maioria (37%) gostaria de ganhar uma viagem para comemorar a data e que 27% prefeririam ser convidados para um jantar romântico.
O pagamento à vista é o preferido por 64%, segundo a Boa Vista SCPC, e nesse grupo 44% usarão dinheiro em espécie e 34% optarão pelo cartão de débito. Entre os 36% que parcelarão a compra do presente no Dia dos Namorados, 66% pagarão com cartão de débito e 19% com carnê.