Pesquisar
Close this search box.
/
/
Insights do CEO do Mercado Livre sobre cultura corporativa e liderança

Insights do CEO do Mercado Livre sobre cultura corporativa e liderança

Stelleo Tolda aconselha: "É importante ter uma certa generosidade, saber seus limites e se perdoar pelos erros"

Os dados sobre o consumo do brasileiro no meio digital demonstram que, para as empresas que atuam no e-commerce, o País traz boas perspectivas. Prova disso é o investimento feito pela Amazon no Prime Day, em Julho de 2023, e todos os esforços empenhados pelo varejo digital nessa mesma semana. Nesse cenário, grandes players, como o Mercado Livre, ganham destaque.

Rapidez, assertividade, personalização, variedade, credibilidade e incentivo ao empreendedorismo são alguns dos fatores associados à atuação do Mercado Livre por aqui. Quem já fez compras no marketplace pode comprovar. Mas como a empresa garante essa combinação de elementos positivos, mesmo em um País da dimensão do Brasil e com tantas empresas inseridas em seu ecossistema?

Stelleo Tolda, CEO e co-fundador do Mercado Livre, defende que a cultura corporativa e os princípios de liderança desempenham papéis fundamentais e influenciam muito o sucesso de uma empresa. Na empresa, ele destaca, a liderança sempre foi um exemplo a ser seguido.

Com objetivos ambiciosos e metas desafiadoras, o e-commerce sempre buscou a excelência e o crescimento sustentável. Nesse sentido, Tolda ressalta, durante o Fórum E-commerce Brasil, a importância de cada membro da equipe compreender o que precisa ser feito e também compreender como fazer. Essa combinação de objetivos claros e execução eficiente contribuiu para a construção de uma cultura corporativa sólida, que impacta positivamente a experiência do consumidor e estabelece uma identidade forte para a marca.

Leia mais:
Mercado Livre é uma das 100 empresas mais influentes do mundo, segundo a Time

O Mercado Livre também enfrentou desafios

O CEO conta, entretanto, que a trajetória da empresa não foi isenta de desafios. Houve dificuldades iniciais, quando a empresa teve que educar o mercado e construir a confiança entre compradores e vendedores. “Tivemos que quebrar as barreiras de confiança e trazer novos meios de pagamento. Foi um grande desafio de escala”, diz. Ele destaca também o lançamento do Mercado Pago, uma iniciativa pioneira que funcionou como garantia nas transações para aumentar a confiança dos usuários.

Além disso, Tolda lembra que vários anos foram necessários para alcançar a rentabilidade da empresa, envolvendo uma constante busca por inovação tecnológica, considerando a necessidade de modernizar a tecnologia da plataforma para acompanhar as demandas do mercado, e investimentos em centros de distribuição para agilizar a entrega dos produtos.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Empreendedorismo no Brasil

O Mercado Livre tem um papel importante no desenvolvimento de negócios, uma vez que, como marketplace, viabiliza a atuação de empresas que não querem ou não podem desenvolver o próprio e-commerce. Nesse sentido, Tolda defende a democratização do acesso ao crédito no setor varejista, pois impulsiona significativamente os negócios e abre portas para diversas inovações – seja pela plataforma do Mercado Livre, seja fora dela.

Sobre o futuro, Tolda está otimista: visualiza inúmeras oportunidades para os empreendedores brasileiros e ressalta que manter o otimismo e a crença no potencial são atributos fundamentais para o sucesso no mundo dos negócios. “Todo empreendedor tem que ser um pouco otimista, acreditar e olhar para frente”, acredita.

Uma das lições mais inspiradoras compartilhadas por Tolda é a importância da generosidade. Ele destaca que, embora a busca pela excelência e o alto nível de exigência sejam essenciais para o sucesso nos negócios, também é fundamental ser generoso consigo mesmo. “É importante ter uma certa generosidade, saber seus limites e se perdoar pelos erros. Isso torna a jornada mais leve e é um processo interno”, detalha.



+ NOTÍCIAS
O desafio de transformar a omnicanalidade em unified commerce
O comportamento do cliente muda de acordo com a jornada?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]