Pesquisar
Close this search box.
/
/
Insights do CEO do Mercado Livre sobre cultura corporativa e liderança

Insights do CEO do Mercado Livre sobre cultura corporativa e liderança

Stelleo Tolda aconselha: "É importante ter uma certa generosidade, saber seus limites e se perdoar pelos erros"

Os dados sobre o consumo do brasileiro no meio digital demonstram que, para as empresas que atuam no e-commerce, o País traz boas perspectivas. Prova disso é o investimento feito pela Amazon no Prime Day, em Julho de 2023, e todos os esforços empenhados pelo varejo digital nessa mesma semana. Nesse cenário, grandes players, como o Mercado Livre, ganham destaque.

Rapidez, assertividade, personalização, variedade, credibilidade e incentivo ao empreendedorismo são alguns dos fatores associados à atuação do Mercado Livre por aqui. Quem já fez compras no marketplace pode comprovar. Mas como a empresa garante essa combinação de elementos positivos, mesmo em um País da dimensão do Brasil e com tantas empresas inseridas em seu ecossistema?

Stelleo Tolda, CEO e co-fundador do Mercado Livre, defende que a cultura corporativa e os princípios de liderança desempenham papéis fundamentais e influenciam muito o sucesso de uma empresa. Na empresa, ele destaca, a liderança sempre foi um exemplo a ser seguido.

Com objetivos ambiciosos e metas desafiadoras, o e-commerce sempre buscou a excelência e o crescimento sustentável. Nesse sentido, Tolda ressalta, durante o Fórum E-commerce Brasil, a importância de cada membro da equipe compreender o que precisa ser feito e também compreender como fazer. Essa combinação de objetivos claros e execução eficiente contribuiu para a construção de uma cultura corporativa sólida, que impacta positivamente a experiência do consumidor e estabelece uma identidade forte para a marca.

Leia mais:
Mercado Livre é uma das 100 empresas mais influentes do mundo, segundo a Time

O Mercado Livre também enfrentou desafios

O CEO conta, entretanto, que a trajetória da empresa não foi isenta de desafios. Houve dificuldades iniciais, quando a empresa teve que educar o mercado e construir a confiança entre compradores e vendedores. “Tivemos que quebrar as barreiras de confiança e trazer novos meios de pagamento. Foi um grande desafio de escala”, diz. Ele destaca também o lançamento do Mercado Pago, uma iniciativa pioneira que funcionou como garantia nas transações para aumentar a confiança dos usuários.

Além disso, Tolda lembra que vários anos foram necessários para alcançar a rentabilidade da empresa, envolvendo uma constante busca por inovação tecnológica, considerando a necessidade de modernizar a tecnologia da plataforma para acompanhar as demandas do mercado, e investimentos em centros de distribuição para agilizar a entrega dos produtos.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Empreendedorismo no Brasil

O Mercado Livre tem um papel importante no desenvolvimento de negócios, uma vez que, como marketplace, viabiliza a atuação de empresas que não querem ou não podem desenvolver o próprio e-commerce. Nesse sentido, Tolda defende a democratização do acesso ao crédito no setor varejista, pois impulsiona significativamente os negócios e abre portas para diversas inovações – seja pela plataforma do Mercado Livre, seja fora dela.

Sobre o futuro, Tolda está otimista: visualiza inúmeras oportunidades para os empreendedores brasileiros e ressalta que manter o otimismo e a crença no potencial são atributos fundamentais para o sucesso no mundo dos negócios. “Todo empreendedor tem que ser um pouco otimista, acreditar e olhar para frente”, acredita.

Uma das lições mais inspiradoras compartilhadas por Tolda é a importância da generosidade. Ele destaca que, embora a busca pela excelência e o alto nível de exigência sejam essenciais para o sucesso nos negócios, também é fundamental ser generoso consigo mesmo. “É importante ter uma certa generosidade, saber seus limites e se perdoar pelos erros. Isso torna a jornada mais leve e é um processo interno”, detalha.



+ NOTÍCIAS
O desafio de transformar a omnicanalidade em unified commerce
O comportamento do cliente muda de acordo com a jornada?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]