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Inovação e feedback: o caminho do sucesso da Duas Rodas no mercado de sorvetes

Inovação e feedback: o caminho do sucesso da Duas Rodas no mercado de sorvetes

Saiba como a empresa brasileira de aromas e ingredientes impulsiona um setor projetado para faturar mais de R$18 bilhões até 2025

O setor de sorvetes e gelatos no Brasil está em pleno crescimento, com um faturamento anual acima de R$13 bilhões, de acordo com dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) e da Euromonitor. As projeções indicam que até 2025, o segmento poderá movimentar mais de R$18 bilhões por ano.

Nesse cenário promissor, a Duas Rodas, fabricante de aromas e ingredientes para sorvetes, teve um crescimento de 23,6% entre 2021 e 2022 e projeta aumento de 21,9% no faturamento para 2023, através das marcas Selecta e Specialitá.

Tendências do mercado em 2023

Em um mercado cada vez mais competitivo, a Duas Rodas identificou duas tendências-chave para 2023: a extraindulgência e a valorização dos sabores nacionais. A empresa está apostando em ingredientes que recriam sobremesas clássicas, como pavlova (sobremesa feita com merengue, chantilly e frutas), pudim de tapioca e até biscoitos natalinos.

Segundo Paulo Mokarzel, Diretor de Marketing da Duas Rodas, quando a companhia pensa nos sabores, primeiro vem o planejamento. Acontecem vários workshops entre comercial e a área de pesquisa e desenvolvimento para definir as opções de lançamentos. São 15 a 20 sabores novos lançados todos os anos. “A maioria dos nossos lançamentos é bem-sucedida, cerca de 23% do nosso faturamento vem deles”, conta.

Leia mais: Desejo e recompensa superam saúde e dieta para consumidores

Para acompanhar os resultados, a Duas Rodas tem uma pesquisa de satisfação mensal com os clientes. Mokarzel explica como: “a gente está o tempo todo buscando entender o que o consumidor deseja. É o nosso caminho para trazer novos sabores, novos produtos e melhorar os que já temos”, afirma.

Além disso, a fabricante está atenta à crescente demanda por opções veganas e plant-based com produtos como o Açaí Trufado, Choco Cherry Vegano e o Abacaxi ao Vinho Vegano.

Saúde e bem-estar nos sorvetes

Embora a busca por saúde e bem-estar seja uma tendência contínua na indústria de alimentos, o setor de sorvetes possui suas próprias particularidades. Os consumidores muitas vezes buscam o sorvete como uma indulgência, um momento de prazer em meio a uma rotina regrada. Ou seja, a preocupação dos consumidores com a redução de calorias e alguns ingredientes específicos já foi maior no passado. No entanto, a empresa não desconsidera o segmento de mercado voltado para produtos saudáveis.

A Duas Rodas está acompanhando, por exemplo, o crescente interesse pelo flexitarianismo, que impulsiona a demanda por opções veganas. Atenta a esse nicho de mercado a fabricante oferece uma variedade de ingredientes para sorvetes veganos, utilizando bases vegetais e ingredientes naturais.

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Inteligência para entender consumidores

A Duas Rodas possui uma estrutura de inteligência que permeia todos os departamentos da empresa, com profissionais especializados em trazer informações relevantes sobre o mercado e as necessidades dos consumidores. A empresa também compra algumas pesquisas importantes sobre o setor e encomenda estudos mais específicos.

Além de olhar constantemente para o mercado e escutar os clientes, a empresa também utiliza a Planta Inovações Colaborativas. Ela é uma startup mantida pela Duas Rodas, para desenvolver pesquisas com o consumidor final e entender seus desejos e preferências.

Também investiga qual a associação dos sabores e das texturas com os sentimentos do momento. Por exemplo, na pandemia, época de momento de ansiedade e stress, os sabores mais desejados eram os que remetem a calma.

Leia mais: Brasileiros buscam e compram mais online itens de mercado

Inovação impulsionada pelo feedback

E se o feedback dos consumidores desempenha um papel crucial como motor de inovação para a Duas Rodas, os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, serve para encontrar soluções que antecipem tendências futuras e forneçam aos fabricantes de sorvetes as ferramentas necessárias para a criação de novos produtos.

Mokarzel destaca o pacote de serviços personalizados aos clientes. A partir das informações coletadas junto aos consumidores finais, a Duas Rodas leva as tendências identificadas aos clientes que irão produzir os sorvetes. “Nós fornecemos um conjunto abrangente de informações junto com a nossa proposta. Fazemos até degustações com amostras criadas de acordo com as tendências de sabores do momento”, explica.

Ao sugerir diferentes sabores e receitas como parte da proposta, a Duas Rodas entrega uma solução pronta para seu cliente. Mokarzel enfatiza a forte parceria de cocriação, em que a empresa influencia no portfólio e auxilia nas tomadas de decisões. Essa abordagem colaborativa fortalece a relação entre a Duas Rodas e seus clientes, impulsionando a inovação no mercado de sorvetes.

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Desafios no mercado de sorvetes

A Duas Rodas enfrenta desafios especialmente devido à sua presença global. Com atuação em mais de 40 países, e cada um possui suas próprias regulamentações em relação à rotulagem, informações nutricionais e ingredientes permitidos. Para garantir o cumprimento dessas regulamentações, a Duas Rodas fortaleceu sua área regulatória, desenvolveu ferramentas e utiliza softwares especializados.

Além disso, a empresa está se adaptando às mudanças na legislação brasileira de rotulagem, buscando aumentar a transparência e a disponibilidade de informações para os consumidores. “Nós estamos sempre atentos a essas mudanças de legislação. A gente entende que o mercado está mais rigoroso, o consumidor está buscando mais informações, e a gente precisa estar atualizado.”, enfatiza Mokarzel.



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