O setor de sorvetes e gelatos no Brasil está em pleno crescimento, com um faturamento anual acima de R$13 bilhões, de acordo com dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) e da Euromonitor. As projeções indicam que até 2025, o segmento poderá movimentar mais de R$18 bilhões por ano.
Nesse cenário promissor, a Duas Rodas, fabricante de aromas e ingredientes para sorvetes, teve um crescimento de 23,6% entre 2021 e 2022 e projeta aumento de 21,9% no faturamento para 2023, através das marcas Selecta e Specialitá.
Tendências do mercado em 2023
Em um mercado cada vez mais competitivo, a Duas Rodas identificou duas tendências-chave para 2023: a extraindulgência e a valorização dos sabores nacionais. A empresa está apostando em ingredientes que recriam sobremesas clássicas, como pavlova (sobremesa feita com merengue, chantilly e frutas), pudim de tapioca e até biscoitos natalinos.
Segundo Paulo Mokarzel, Diretor de Marketing da Duas Rodas, quando a companhia pensa nos sabores, primeiro vem o planejamento. Acontecem vários workshops entre comercial e a área de pesquisa e desenvolvimento para definir as opções de lançamentos. São 15 a 20 sabores novos lançados todos os anos. “A maioria dos nossos lançamentos é bem-sucedida, cerca de 23% do nosso faturamento vem deles”, conta.
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Para acompanhar os resultados, a Duas Rodas tem uma pesquisa de satisfação mensal com os clientes. Mokarzel explica como: “a gente está o tempo todo buscando entender o que o consumidor deseja. É o nosso caminho para trazer novos sabores, novos produtos e melhorar os que já temos”, afirma.
Além disso, a fabricante está atenta à crescente demanda por opções veganas e plant-based com produtos como o Açaí Trufado, Choco Cherry Vegano e o Abacaxi ao Vinho Vegano.
Saúde e bem-estar nos sorvetes
Embora a busca por saúde e bem-estar seja uma tendência contínua na indústria de alimentos, o setor de sorvetes possui suas próprias particularidades. Os consumidores muitas vezes buscam o sorvete como uma indulgência, um momento de prazer em meio a uma rotina regrada. Ou seja, a preocupação dos consumidores com a redução de calorias e alguns ingredientes específicos já foi maior no passado. No entanto, a empresa não desconsidera o segmento de mercado voltado para produtos saudáveis.
A Duas Rodas está acompanhando, por exemplo, o crescente interesse pelo flexitarianismo, que impulsiona a demanda por opções veganas. Atenta a esse nicho de mercado a fabricante oferece uma variedade de ingredientes para sorvetes veganos, utilizando bases vegetais e ingredientes naturais.
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Inteligência para entender consumidores
A Duas Rodas possui uma estrutura de inteligência que permeia todos os departamentos da empresa, com profissionais especializados em trazer informações relevantes sobre o mercado e as necessidades dos consumidores. A empresa também compra algumas pesquisas importantes sobre o setor e encomenda estudos mais específicos.
Além de olhar constantemente para o mercado e escutar os clientes, a empresa também utiliza a Planta Inovações Colaborativas. Ela é uma startup mantida pela Duas Rodas, para desenvolver pesquisas com o consumidor final e entender seus desejos e preferências.
Também investiga qual a associação dos sabores e das texturas com os sentimentos do momento. Por exemplo, na pandemia, época de momento de ansiedade e stress, os sabores mais desejados eram os que remetem a calma.
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Inovação impulsionada pelo feedback
E se o feedback dos consumidores desempenha um papel crucial como motor de inovação para a Duas Rodas, os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, serve para encontrar soluções que antecipem tendências futuras e forneçam aos fabricantes de sorvetes as ferramentas necessárias para a criação de novos produtos.
Mokarzel destaca o pacote de serviços personalizados aos clientes. A partir das informações coletadas junto aos consumidores finais, a Duas Rodas leva as tendências identificadas aos clientes que irão produzir os sorvetes. “Nós fornecemos um conjunto abrangente de informações junto com a nossa proposta. Fazemos até degustações com amostras criadas de acordo com as tendências de sabores do momento”, explica.
Ao sugerir diferentes sabores e receitas como parte da proposta, a Duas Rodas entrega uma solução pronta para seu cliente. Mokarzel enfatiza a forte parceria de cocriação, em que a empresa influencia no portfólio e auxilia nas tomadas de decisões. Essa abordagem colaborativa fortalece a relação entre a Duas Rodas e seus clientes, impulsionando a inovação no mercado de sorvetes.
Desafios no mercado de sorvetes
A Duas Rodas enfrenta desafios especialmente devido à sua presença global. Com atuação em mais de 40 países, e cada um possui suas próprias regulamentações em relação à rotulagem, informações nutricionais e ingredientes permitidos. Para garantir o cumprimento dessas regulamentações, a Duas Rodas fortaleceu sua área regulatória, desenvolveu ferramentas e utiliza softwares especializados.
Além disso, a empresa está se adaptando às mudanças na legislação brasileira de rotulagem, buscando aumentar a transparência e a disponibilidade de informações para os consumidores. “Nós estamos sempre atentos a essas mudanças de legislação. A gente entende que o mercado está mais rigoroso, o consumidor está buscando mais informações, e a gente precisa estar atualizado.”, enfatiza Mokarzel.
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