As buscas por itens de supermercado online aumentaram 21% e as vendas 26% no Mercado Livre em 2022. O relatório “A vida real no Mercado Livre” traz dados internos de buscas e vendas da plataforma no ano passado, e mostra o crescimento da demanda pelo varejo digital.
Os produtos mais vendidos na categoria foram: azeite de oliva extravirgem, leite condensado integral, café torrado em grãos, kit 100 cápsulas de café, xarope (drinks, chás, cafés e sodas) vários sabores, creme de avelã, óleo de soja, café torrado e moído, pasta de amendoim integral e óleo de coco 100% extravirgem.
“Com o boom do e-commerce, muitos consumidores começaram a buscar no varejo digital por produtos que não buscavam antes e, com isso, expandimos categorias. Nesse contexto, a de supermercado se torna importante, pois possibilita oferecer sortimento para aumentar a recorrência. Dessa forma, o consumidor consegue ir do tomate à geladeira na mesma plataforma”, ressalta Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads.
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Eletrodomésticos lideram faturamento
As categorias que apresentaram maior crescimento em faturamento no Mercado Livre durante o ano de 2022 foram eletrodomésticos (+37%), acessórios para veículos (+33%), ferramentas (+30%), calçados, roupas e bolsas (+28%) e casa, móveis e decoração (+25%). Os dados também indicam que 76% dos brasileiros que desejam comprar um produto buscam sobre ele somente online, demonstrando grande força dos marketplaces.
O relatório indica que cada mês trouxe produtos diferentes entre as principais buscas, muitas delas relacionadas com datas comemorativas e mudança de estação:
Em janeiro, por exemplo, as buscas foram relacionadas ao verão, com destaque para mochila escolar feminina, guarda-roupa, agenda 2022, mochila infantil rodinha, ventilador e ar-condicionado. Também houve mais buscas relacionadas ao Descontaço, campanha de promoções com até 70% de desconto na plataforma
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Já em março, as buscas se intensificaram em torno do Dia do Consumidor (15), envolvendo itens como bicicleta motorizada, shorts femininos, sofá retrátil, cadeira de escritório, celular, fritadeira airfryer.
Em setembro, os itens mais buscados foram álbum do Mundial 2022, celular, malas de viagem, fogão 4 bocas, tênis e notebook. As buscas também foram relacionadas ao Descontaço.
Em novembro, destacaram-se as buscas para a Black Friday e os itens mais procurados foram árvore de Natal, camisa do Brasil, vestido e macacão, celular, notebook e TV Smart.
Pouca fidelidade a marcas
Uma pesquisa do Abras (Associação Brasileira de Supermercados) indica que 36% dos lojistas de mercearia e supermercados atuam por e-commerce no Brasil e isso se dá muito devido a inflação, que faz com que a população procure por novos meios de adquirir os mesmo itens com condições melhores, e por isso focam em promoções e comodidade, e fazer as compras de supermercado online tem se tornado uma das formas mais recorrentes de economizar.
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De acordo com dados internos do Mercado Livre, 9 em cada 10 buscas são genéricas, ou seja, não relacionadas com marcas. “O momento da busca é chave para capturar a atenção do usuário. No marketplace, já temos consumidores com mentalidade de compra e temos grande oportunidades para marcas e anunciantes posicionarem seus produtos combinando eficiência e assertividade, dentro de campanhas personalizadas e direcionadas ao público”, reforça Fabiana.
Ads para se destacar no mar de anúncios
Neste cenário, a plataforma tem investido no Mercado Ads para aumentar a visibilidade dos anunciantes. É possível criar estratégias que vão desde o descobrimento até a conversão e a plataforma gera um impacto de +167% em online ad awareness de marca, em comparação a outros meios digitais, segundo levantamento de Brand Lift da Kantar.
Além disso, em março desse ano, foi anunciado o lançamento da nova solução de mídia programática, Display Ads Programmatic. Marcas e agências poderão comprar publicidade de maneira programática, impulsionada com segmentação first-party data baseada em intenção real de compra.
A mídia programática é um produto que já existe no mercado publicitário, no entanto, a versão de Mercado Ads complementa o investimento dos anunciantes e das agências de forma inteligente. “Daremos mais oportunidade para que o anunciante tenha um controle maior ainda de suas campanhas, com mais flexibilidade de gestão para poder atingir os seus resultados”, finaliza Fabiana.
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