Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros buscam e compram mais online itens de mercado

Brasileiros buscam e compram mais online itens de mercado

Mercado Livre aponta aumento do consumo de itens da categoria, assim como a busca por eletrodomésticos

As buscas por itens de supermercado online aumentaram 21% e as vendas 26% no Mercado Livre em 2022. O relatório “A vida real no Mercado Livre” traz dados internos de buscas e vendas da plataforma no ano passado, e mostra o crescimento da demanda pelo varejo digital.

Os produtos mais vendidos na categoria foram: azeite de oliva extravirgem, leite condensado integral, café torrado em grãos, kit 100 cápsulas de café, xarope (drinks, chás, cafés e sodas) vários sabores, creme de avelã, óleo de soja, café torrado e moído, pasta de amendoim integral e óleo de coco 100% extravirgem.

“Com o boom do e-commerce, muitos consumidores começaram a buscar no varejo digital por produtos que não buscavam antes e, com isso, expandimos categorias. Nesse contexto, a de supermercado se torna importante, pois possibilita oferecer sortimento para aumentar a recorrência. Dessa forma, o consumidor consegue ir do tomate à geladeira na mesma plataforma”, ressalta Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads.

Leia mais:
Mercado Livre e a missão de democratizar o comércio eletrônico

Eletrodomésticos lideram faturamento

As categorias que apresentaram maior crescimento em faturamento no Mercado Livre durante o ano de 2022 foram eletrodomésticos (+37%), acessórios para veículos (+33%), ferramentas (+30%), calçados, roupas e bolsas (+28%) e casa, móveis e decoração (+25%). Os dados também indicam que 76% dos brasileiros que desejam comprar um produto buscam sobre ele somente online, demonstrando grande força dos marketplaces.

O relatório indica que cada mês trouxe produtos diferentes entre as principais buscas, muitas delas relacionadas com datas comemorativas e mudança de estação:

Em janeiro, por exemplo, as buscas foram relacionadas ao verão, com destaque para mochila escolar feminina, guarda-roupa, agenda 2022, mochila infantil rodinha, ventilador e ar-condicionado. Também houve mais buscas relacionadas ao Descontaço, campanha de promoções com até 70% de desconto na plataforma

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Já em março, as buscas se intensificaram em torno do Dia do Consumidor (15), envolvendo itens como bicicleta motorizada, shorts femininos, sofá retrátil, cadeira de escritório, celular, fritadeira airfryer.

Em setembro, os itens mais buscados foram álbum do Mundial 2022, celular, malas de viagem, fogão 4 bocas, tênis e notebook. As buscas também foram relacionadas ao Descontaço.

Em novembro, destacaram-se as buscas para a Black Friday e os itens mais procurados foram árvore de Natal, camisa do Brasil, vestido e macacão, celular, notebook e TV Smart.

Pouca fidelidade a marcas

Uma pesquisa do Abras (Associação Brasileira de Supermercados) indica que 36% dos lojistas de mercearia e supermercados atuam por e-commerce no Brasil e isso se dá muito devido a inflação, que faz com que a população procure por novos meios de adquirir os mesmo itens com condições melhores, e por isso focam em promoções e comodidade, e fazer as compras de supermercado online tem se tornado uma das formas mais recorrentes de economizar.

Leia mais:
Mercado Pago lança maquininha no celular e se aproxima mais de Mercado Livre

De acordo com dados internos do Mercado Livre, 9 em cada 10 buscas são genéricas, ou seja, não relacionadas com marcas. “O momento da busca é chave para capturar a atenção do usuário. No marketplace, já temos consumidores com mentalidade de compra e temos grande oportunidades para marcas e anunciantes posicionarem seus produtos combinando eficiência e assertividade, dentro de campanhas personalizadas e direcionadas ao público”, reforça Fabiana.

Ads para se destacar no mar de anúncios

Neste cenário, a plataforma tem investido no Mercado Ads para aumentar a visibilidade dos anunciantes. É possível criar estratégias que vão desde o descobrimento até a conversão e a plataforma gera um impacto de +167% em online ad awareness de marca, em comparação a outros meios digitais, segundo levantamento de Brand Lift da Kantar.

Conheça o Mundo do CX

Além disso, em março desse ano, foi anunciado o lançamento da nova solução de mídia programática, Display Ads Programmatic. Marcas e agências poderão comprar publicidade de maneira programática, impulsionada com segmentação first-party data baseada em intenção real de compra.

A mídia programática é um produto que já existe no mercado publicitário, no entanto, a versão de Mercado Ads complementa o investimento dos anunciantes e das agências de forma inteligente. “Daremos mais oportunidade para que o anunciante tenha um controle maior ainda de suas campanhas, com mais flexibilidade de gestão para poder atingir os seus resultados”, finaliza Fabiana.



+ NOTÍCIAS
Desejo e recompensa superam saúde e dieta para consumidores
Influenciadores; quem são, como vivem?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]